segunda-feira, 5 de junho de 2017

artes visuais - plano de unidade

ARTES VISUAIS

PLANO DE UNIDADE
 SOUZA, Vera Lúcia Pereira de
Ano
Conteúdo
Estratégia e Material de Apoio
Materiais Extras
8º Ano

- Compreender o contexto histórico e cultural da arte barroca brasileira;
- Reconhecer as características da arte barroca; 
- Compreender e reconhecer as características da música na arte barroca; 
- Desenvolver obras artísticas baseadas no estilo barroco.





- Leitura e diálogo de textos e imagens e respostas de questionários, também haverá escuta de músicas de Bach e Vivaldi.


Aparelho de som e CD´s; data show e computador com acesso a internet.


METODOLOGIA

              As atividades das aulas foram apresentadas aos alunos por meio de vídeos e atividades interativas.
              Os vídeos que foram utilizados nas aulas se encontram nos seguintes links:

              - Vídeo de Artes - Brasil, Alma Barroca. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=GzIimS9L7D4>. Duração: 13’30”.

              - Aleijadinho, A Expressão da Arte Barroca. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=10uEXs3edEs>. Duração: 7’42”.

              - Barroco mineiro e Aleijadinho Expedições. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=c2gvgwAFF0E>. Duração: 25’43”.

              - Barroco – Rococó. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=iJu96HjS2ek>. Duração: 5’13”.

              - Arte barroca - A música, a literatura, a arquitetura e pintura. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vI6dvv65CP0>. Duração: 5’46”.

              - A Arte Barroca. O vídeo é um documentário sobre a arte barroca ambientada nas igrejas de Minas Gerais. Narrado por Fernanda Montenegro, com vocais de Milton Nascimento como fundo musical e trechos da música "Paixão e Fé", o documentário fala também sobre a trajetória musical do cantor. Disponível em: <http://www.jobim.org/milton/handle/2010.5/22323>. Duração: 26’01”.

              Após assistir aos vídeos, junto com os alunos, foram feitas a releitura das obras do artista barroco Aleijadinho. Nessa atividade utilizamos argila, jornal, régua espátulas de madeira e plástico, lixa e água.
              Em seguida foi repassado aos alunos os textos “A arte Barroca no Brasil”. Disponível no link: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/artes/a-arte-barroca-no-brasil.htm>. “Principais Artistas Barroco”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/barroco/artistas.htm>. Os alunos fizeram, em grupo, leitura dos textos e apresentaram ao grupo o que entenderam dos mesmos.

AVALIAÇÃO

              Este componente curricular entende a avaliação como um processo contínuo e como uma forma de intervir, positivamente, na metodologia de ensino e de aprendizagem.

              Os alunos foram avaliados por meio de produção textual (oral e escrita), exercícios de artes em sala de aula e extraclasse, exercícios de pesquisas, atividades individuais e em grupo, com ou sem consulta. Também fez parte da avaliação a execução de tarefas designadas em todas as aulas.
Postar um comentário