ARTES VISUAIS
PLANO DE UNIDADE
SOUZA, Vera Lúcia Pereira de
Ano
|
Conteúdo
|
Estratégia e Material de Apoio
|
Materiais Extras
|
8º
Ano
|
- Compreender o contexto histórico e cultural
da arte barroca brasileira;
- Reconhecer as características da arte
barroca;
- Compreender e reconhecer as características
da música na arte barroca;
- Desenvolver obras artísticas baseadas no
estilo barroco.
|
- Leitura e diálogo de textos e imagens e
respostas de questionários, também haverá escuta de músicas de Bach e Vivaldi.
|
Aparelho de som e CD´s; data show e
computador com acesso a internet.
|
METODOLOGIA
As atividades das aulas foram
apresentadas aos alunos por meio de vídeos e atividades interativas.
Os vídeos que foram utilizados nas
aulas se encontram nos seguintes links:
- Vídeo de Artes - Brasil,
Alma Barroca. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=GzIimS9L7D4>.
Duração: 13’30”.
- Aleijadinho, A Expressão da
Arte Barroca. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=10uEXs3edEs>.
Duração: 7’42”.
- Barroco mineiro e
Aleijadinho Expedições. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=c2gvgwAFF0E>.
Duração: 25’43”.
- Barroco – Rococó.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=iJu96HjS2ek>.
Duração: 5’13”.
- Arte barroca - A música, a
literatura, a arquitetura e pintura. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vI6dvv65CP0>.
Duração: 5’46”.
-
A Arte Barroca. O vídeo é um documentário sobre a arte barroca
ambientada nas igrejas de Minas Gerais. Narrado por Fernanda Montenegro, com
vocais de Milton Nascimento como fundo musical e trechos da música "Paixão
e Fé", o documentário fala também sobre a trajetória musical do cantor.
Disponível em: <http://www.jobim.org/milton/handle/2010.5/22323>.
Duração: 26’01”.
Após assistir aos vídeos, junto com os alunos, foram
feitas a releitura das obras do artista barroco Aleijadinho. Nessa atividade
utilizamos argila, jornal, régua espátulas de madeira e plástico, lixa e água.
Em seguida foi repassado aos
alunos os textos “A arte Barroca no Brasil”. Disponível no link: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/artes/a-arte-barroca-no-brasil.htm>.
“Principais Artistas Barroco”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/barroco/artistas.htm>.
Os alunos fizeram, em grupo, leitura dos textos e apresentaram ao grupo o que
entenderam dos mesmos.
AVALIAÇÃO
Este componente curricular entende
a avaliação como um processo contínuo e como uma forma de intervir,
positivamente, na metodologia de ensino e de aprendizagem.
Os alunos foram avaliados por meio
de produção textual (oral e escrita), exercícios de artes em sala de aula e
extraclasse, exercícios de pesquisas, atividades individuais e em grupo, com ou
sem consulta. Também fez parte da avaliação a execução de tarefas designadas em
todas as aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário