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segunda-feira, 15 de novembro de 2010

RELATÓRIO DE REGISTRO DO PLANO PEDAGÓGICO INDIVIDUAL


RELATÓRIO DE REGISTRO DO PLANO PEDAGÓGICO INDIVIDUAL
[1]SOUZA, Vera Lúcia Pereira de

O Relatório de Registro do Plano Pedagógico Individual tem em vista narrar a organização dos conteúdos trabalhados pelo apoio oferecido pela Escola de Educação Especial “Novo Amanhecer” aos estudantes com deficiência intelectual, múltipla deficiência e Transtorno Global do Desenvolvimento.
É importante destacar que esse Relatório foi esquematizado para compreender as funções intelectuais, o conduta adaptativa, a desenvolvimento da identidade e as funções psicomotoras.
Além dos aspectos supracitados, vale destacar que o presente Modelo de Relatório procura, ao mesmo tempo, abranger os diversos assuntos nos quais os alunos estão inseridos, uma vez que se avalia que seu desenvolvimento acontece no intercâmbio com os vários espaços em que a pessoa está presente de forma direta ou indireta, considerando os pressupostos da abordagem ecológica (BRONFENBRENNER, 1996).
Deste modo, é importante que o professor esquematize atividades que venham ao encontro desses conceitos, no sentido de promover o desenvolvimento de capacidades em diversos assuntos da vida do aluno. (SUPLINO, 2007).
A compreensão de currículo compreende desde os aspectos fundamentais que envolvem os embasamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até o marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a consolidam na sala de aula. Relacionam princípios e operacionalização, teoria e prática, projeto e atuação. (SUPLINO, 2007).
O currículo funcional é implementado para alunos com deficiência intelectual e Transtorno Global do Desenvolvimento que, embora com o avançar da idade, ainda não conseguem desempenhar tarefas mínimas relacionadas à auto-cuidados ou auto-proteção.
 No significado exato da palavra, funcional se refere às
(...) habilidades (objetivos) que serão ensinadas e que terão função para a vida do aluno, que possam ser utilizadas de imediato ou num futuro próximo. O aluno poderá utilizar as atividades aprendidas em sua própria vida ou para contribuir em sua família ou comunidade (SUPLINO, 2007, p. 34).

A priorização de objetivos funcionais precisa levar em conta as capacidades que o aluno com deficiência ou com Transtorno Global do Desenvolvimento precisa aprender para ser exitosa e ter uma atuação satisfatória em seu ambiente, propiciando a sua inclusão nos vários contextos em desenvolvimento, doméstico, escolar, comunitário e ocupacional. (SUPLINO, 2007).


DADOS PARA PREENCHIMENTO DO  RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO PLANO PEDAGÓGICO INDIVIDUAL

Abaixo se encontra as significações imprescindíveis para a compreensão de alguns aspectos dessa sugestão, auxiliando a definição das atividades a serem desenvolvidas de acordo com as dimensões do apoio:
Funções intelectuais:
Abrange a percepção, o raciocínio lógico-matemático, a disposição do pensamento, a habilidade de análise e síntese, a compreensão das idéias, a noção do mundo e aprendizagem formal e a generalização de conhecimentos. (SUPLINO, 2007).

Comportamento Adaptativo: A partir de SUPLINO (2007):
Abrange as capacidades conceituais, habilidades sociais e habilidades práticas.
Capacidades conceituais: compreende a linguagem, leitura e escrita, conceitos de dinheiro e auto-direcionamento.
Habilidades sociais: habilidades interpessoais, responsabilidade, auto-estima, confiabilidade, naturalidade, seguir regulamentos, obedecer a normas e evitar vitimização.
Habilidades práticas: abrangem as atividades de vida diária (comer, utilizar o banheiro, vestir-se, mobilidade, e assim por diante), atividades de vida prática (preparar refeições, transportar-se, lidar com dinheiro, utilizar o telefone, e assim por diante), habilidades ocupacionais.


Formação da identificação individual, social e cultural:
Trata-se de um conjunto de aspectos que conglomeram a diálogo, participação, intercâmbio, vivência de papéis sociais, expressão artística, capacidade criadora e exercício da cidadania. (SUPLINO, 2007).

Funções psicomotoras:
Inclui o esquema físico, equilíbrio, coordenação dinâmica geral, coordenação motora, direção espaço-temporal e lateralidade. (SUPLINO, 2007).


Referências de avaliação: A partir de SUPLINO (2007):
Faz referência a aspectos importantes que necessitam ser analisados para avaliar aluno.
Funções intelectuais: averiguar a capacidade para compreender o espaço e reagir a ele adequadamente com embasamento nos conhecimentos estabelecidos.
Capacidade de esquematizar e resolver problemas e aproveitamento na atividade prática.
Comportamento adaptativo:
- Habilidades conceituais: relacionadas aos aspectos acadêmicos, cognitivos e de diálogo.
- Habilidades sociais: relacionadas à capacidade social.
- Habilidades práticas: relacionadas à vida independente e autônoma.
- Concepção da identidade pessoal, social e cultural: considera os conjuntos característicos de seu grupo etário consistentes com a variedade cultural e lingüística da pessoa, formando ambientes que permitem sua participação, intercâmbios sociais e vivência de papéis sociais que refletem a quantidade e qualidade de seu engajamento em seu espaço e o exercício de sua cidadania.
- Funções motoras: considera o desenvolvimento global do ser, articulando corpo, movimento e mente, de forma a beneficiar a conversação e demonstração de seus pensamentos, aspirações e precisões.


 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO
PLANO PEDAGÓGICO INDIVIDUAL
1. Identificação do Aluno
Nome Completo do Aluno:
Data de Nascimento:
Série/Turma/Turno:
Tipo de deficiência/Diagnóstico do aluno:
Escola atual:

Período do Plano:

Professor (a):

Nome do Pai:

Nome da Mãe:
Endereço:

Telefone:

2. Informações sobre a escolarização
a) Descrição a respeito da vida escolar do aluno:






b) Tipos de reforços recebidos ultimamente e no passado (Ex.: equoterapia, natação e demais atividades esportivas, atendimento psicopedagógico, assim por diante):






c) Exposição resumida sobre atendimentos ou tratamentos terapêuticos e médicos recebidos ultimamente e no passado (Ex.: fonoaudiologia, psicoterapia, terapia ocupacional, neurologia, psiquiatria, fisioterapia, assim por diante):







d) Registro das Atividades Sugeridas:
Dimensões dos apoios
Objetivos
Exposição das atividades a serem trabalhadas, abrangendo os assuntos escolar, doméstico, comunitário e ocupacional, de acordo com as precisões educativas do aluno
Estratégias empregadas
Avaliação
Funções Intelectuais






























































































Dimensões dos apoios
Objetivos
Exposição das atividades a serem trabalhadas, abrangendo os assuntos escolar, doméstico, comunitário e ocupacional, de acordo com as precisões educativas do aluno
Estratégias empregadas
Avaliação
Comportamento Adaptativo












































































































































































Dimensões dos apoios
Objetivos
Exposição das atividades a serem trabalhadas, abrangendo os assuntos escolar, doméstico, comunitário e ocupacional, de acordo com as precisões educativas do aluno
Estratégias empregadas
Avaliação
Formação da identificação individual, social e cultural












































































































































































Dimensões dos apoios
Objetivos
Exposição das atividades a serem trabalhadas, abrangendo os assuntos escolar, doméstico, comunitário e ocupacional, de acordo com as precisões educativas do aluno
Estratégias empregadas
Avaliação
Funções Psicomotoras












































































































































































e) Descrição das Propostas, considerando os vários assuntos:

Ao assunto escolar



À família



Outras



f) Encaminhamentos / Observações:





g) Data, Nomes e Assinaturas:
Data
Nomes e Assinaturas

Professor Responsável pelo preenchimento do Plano / Professor do Aluno Avaliado

Diretor da Escola


Coordenador Pedagógico

Equipe Multiprofissional


Responsável pelo Aluno


Relatório das atividades do plano pedagógico individual a partir de SUPLINO (2007).

REFERÊNCIAS

BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: Experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas. 1996.

SUPLINO, M. Currículo funcional natural: guia prático para a educação na área de autismo e deficiência mental. Brasília: Secretaria especial dos direitos humanos, Coordenadora nacional para integração da pessoa portadora de deficiência; São Paulo: AMA. 2007.


[1] Professora PDE/2009 – Projeto de Intervenção Pedagógica na Escola com o Título: Educação Profissional para Alunos com Deficiência Intelectual Significativa

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