EDUCAÇÃO ESPECIAL - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
PLANO DE AULA PARA ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EJA
Vera Lúcia Pereira de Souza
Tema: Ensinando cartografia para a classe e utilizando o Google Earth
| Grupo   de Conteúdo | Geografia. | 
| Conteúdos | - Representação de   paisagem. - Cartografia. - Localização espacial. | 
| Objetivos | - Desenvolver a noção   espacial e a desenho cartográfico.  - Confrontar diversos tipos de representação da superfície terrestre: mapas, fotos de satélite e imagens aéreas e tridimensionais. | 
| Tempo   Estimado | Durante o ano Letivo –   conforme a necessidade da turma. | 
| Material   Necessário | Papel, régua, lápis,   computador com acesso à internet e o programa Google Earth. | 
| Desenvolvimento | 1ª etapa   Orientar os alunos a   analisar o caminho desde a casa até a escola, identificando pontos para a   localização. Pedir que transformem a observação num croqui, cuidando para   representar as referências. 2ª etapa   Diante do computador,   dividir a turma em grupos e solicitar que explorem este site Google   Earth. Explicar que o desafio é localizar, entre os mapas disponíveis, um que   indique a localização da escola. Orientá-los a comparar os croquis com os   mapas: os pontos de referência são os mesmos? Como são identificados?   Explicar que os desenhos disponíveis são representações com duas dimensões   (bidimensionais) de espaços tridimensionais, com símbolos, legendas e escala   específicos.  3ª etapa   Hora de visualizar a   localização em imagem real. Abrir o programa Google Earth e convidar a turma   a procurar uma imagem da escola. Acompanhar o seguinte procedimento: clique   no botão "Mostrar a barra lateral" e em "Voar para".   Digite "Brasil", espere a imagem "voar" até o país.   Introduzir o nome da cidade e orientar os alunos a aproximar a imagem até a finalidade.   Perguntar aos alunos o que estão vendo. É a mesma visão que temos ao andar   pelas ruas? Levá-los a compreender que imagens aéreas e de satélite são a   real visualização da superfície no plano vertical.  4ª etapa Pedir que confrontem a   imagem do Google Earth com o croqui que haviam organizado e analisem o que   querem adicionar ou alterar. | 
| Avaliação | Verificar se os alunos compreenderam as diversas   formas de representação da superfície terrestre e se sabem se achar em um   mapa virtual. Para reforçar o entendimento, repetir a seqüência de atividades   com outros pontos expressivos, possibilitando que explorem os recursos de   aproximação e distanciamento da visão no Google Earth para desenvolver a   noção de pertencimento espacial desde o nível do bairro até o planeta. | 
 
 
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