sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PLANO DE AULA


EDUCAÇÃO ESPECIAL - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

PLANO DE AULA PARA ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EJA

 

Vera Lúcia Pereira de Souza

Tema: Ensinando cartografia para a classe e utilizando o Google Earth

Grupo de Conteúdo
Geografia.

Conteúdos
- Representação de paisagem.
- Cartografia.
- Localização espacial.

Objetivos
- Desenvolver a noção espacial e a desenho cartográfico.
- Confrontar diversos tipos de representação da superfície terrestre: mapas, fotos de satélite e imagens aéreas e tridimensionais.

Tempo Estimado
Durante o ano Letivo – conforme a necessidade da turma.

Material Necessário
Papel, régua, lápis, computador com acesso à internet e o programa Google Earth.

Desenvolvimento
1ª etapa 
Orientar os alunos a analisar o caminho desde a casa até a escola, identificando pontos para a localização. Pedir que transformem a observação num croqui, cuidando para representar as referências.
2ª etapa 
Diante do computador, dividir a turma em grupos e solicitar que explorem este site Google Earth. Explicar que o desafio é localizar, entre os mapas disponíveis, um que indique a localização da escola. Orientá-los a comparar os croquis com os mapas: os pontos de referência são os mesmos? Como são identificados? Explicar que os desenhos disponíveis são representações com duas dimensões (bidimensionais) de espaços tridimensionais, com símbolos, legendas e escala específicos.
3ª etapa 
Hora de visualizar a localização em imagem real. Abrir o programa Google Earth e convidar a turma a procurar uma imagem da escola. Acompanhar o seguinte procedimento: clique no botão "Mostrar a barra lateral" e em "Voar para". Digite "Brasil", espere a imagem "voar" até o país. Introduzir o nome da cidade e orientar os alunos a aproximar a imagem até a finalidade. Perguntar aos alunos o que estão vendo. É a mesma visão que temos ao andar pelas ruas? Levá-los a compreender que imagens aéreas e de satélite são a real visualização da superfície no plano vertical.
4ª etapa 
Pedir que confrontem a imagem do Google Earth com o croqui que haviam organizado e analisem o que querem adicionar ou alterar.

Avaliação
Verificar se os alunos compreenderam as diversas formas de representação da superfície terrestre e se sabem se achar em um mapa virtual. Para reforçar o entendimento, repetir a seqüência de atividades com outros pontos expressivos, possibilitando que explorem os recursos de aproximação e distanciamento da visão no Google Earth para desenvolver a noção de pertencimento espacial desde o nível do bairro até o planeta.

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