ANEXO 1: RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIA DO ALUNO – PROGRAMAS PEDAGÓGICOS ESPECÍFICOS – OFICINA PROTEGIDA TERAPÊUTICA
SOUZA, Vera Lúcia Pereira de
Nome do Aluno(a):..............................................................D. Nasc.:....../......./......
Período de observação ......../......../............. a ........./........./......................
Registrar informações referentes ao aluno, observadas durante o período do 1º Semestre.
1. Atividades de vida diária - Higiene pessoal, higiene do ambiente, uso do banheiro, cuidados com o próprio vestuário.
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2. Relacionamento interpessoal - Atitudes de cortesia, pede ajuda, ajuda, faz amizade com facilidade, se preocupa em contar o que os colegas estão fazendo, relacionamento com o professor e funcionários.
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3. Comunicabilidade - Expressão verbal, organização de idéias, expressão de idéias (ativa ou passiva).
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4. Aspectos Emocionais - Reação a mudanças, reação ao ser repreendido, reação ao receber críticas e elogios.
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Professor (a)=
Ficha adaptada a partir de FENAPAES, 2001
ANEXO 2 - FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO APRENDIZ NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Nome do(a) aprendiz:
Data de Nascimento: / / idade: sexo: ( ) masc. ( ) fem.
Filiação: e
Endereço: Telefone:
Códigos de Critérios | M = mau (há problemas sérios e constantes) |
R = regular (há alguma dificuldade) | |
B = bom (não há problemas) | |
S/D = Sem dados para a avaliação (item não observado) |
N.º | ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA | ANO: | |
1ºS | 2º S | ||
01 | Lava as mãos utilizando adequadamente o lavatório | ||
02 | Usa adequadamente o vaso sanitário | ||
03 | Demonstra tomar banho diário adequadamente | ||
04 | Mantém os cabelos limpo e bem cuidados | ||
05 | Escova os dentes após as refeições | ||
06 | Mantém as unhas cortadas e limpas | ||
07 | Cuida adequadamente de sua higiene íntima | ||
08 | Apresenta-se com roupas limpas | ||
09 | Apresenta-se com meias e sapatos limpos | ||
10 | Tem o hábito de lavar as mãos antes e após as refeições | ||
11 | Senta-se adequadamente à mesa no momento das refeições | ||
12 | Usa os talheres adequadamente | ||
13 | É capaz de beber líquidos adequadamente | ||
14 | Têm boas maneiras a mesa | ||
15 | Locomove-se sozinho nas dependências do Núcleo de Trabalho | ||
16 | Reconhece as diferentes dependências do Núcleo de Trabalho | ||
17 | Cuida dos objetos pessoais | ||
18 | Atravessa ruas sozinho em locais sem sinalização | ||
19 | Atravessa ruas sozinho utilizando a sinalização de trânsito | ||
20 | Utiliza independentemente o transporte coletivo para o Núcleo de Trabalho | ||
21 | Utiliza independentemente o transporte coletivo para outros trajetos | ||
22 | Faz pequenas compras | ||
23 | Reconhece a importância de dedicar cuidados especiais à saúde | ||
24 | Quando necessário procura serviços médicos odontológicos | ||
25 | Sabe sugar líquidos com canudinho | ||
N.º | ADAPTAÇÃO SÓCIO-EMOCIONAL | ANO: | |
1ºS | 2º S | ||
01 | É pontual ao início das atividades | ||
02 | É assíduo às atividades propostas no Núcleo de Trabalho | ||
03 | Cumprimenta | ||
04 | Responde cumprimentos | ||
05 | Pede licença | ||
06 | Desculpa-se | ||
07 | Agradece | ||
08 | Guarda seu material de trabalho em local adequado | ||
09 | Mantém seu local de trabalho limpo e organizado | ||
10 | Participa das atividades de grupo | ||
11 | Colabora no trabalho e nas promoções sociais da instituição | ||
12 | Solicita ajuda quando necessário | ||
13 | É aceito no grupo | ||
14 | Aceita o grupo | ||
15 | Aceita críticas | ||
16 | Respeita os colegas | ||
17 | Apresenta estabilidade de humor | ||
18 | Reconhece superiores e autoridades | ||
19 | Respeita a hierarquia | ||
20 | Tem iniciativa de conversar com as pessoas desconhecidas | ||
21 | Participa de atividades sociais e de lazer promovidas pela instituição | ||
22 | Aguarda a sua vez para se comunicar | ||
N.º | HABILIDADES ESPECÍFICAS E PSICOMOTORAS | ANO: | |
1ºS | 2º S | ||
01 | Abre e fecha vidros com tampa de rosca | ||
02 | Abre latas com abridor | ||
03 | Abre e fecha tubos e potes | ||
04 | Dá laços em sapatos | ||
05 | Recorta contornos corretamente em papel | ||
06 | Faz colagens respeitando limites | ||
07 | Realiza movimentos de pinça | ||
08 | Transfere gabarito em linha reta | ||
09 | Transfere gabarito em linha curva | ||
10 | Recorta gabaritos transferidos em papel | ||
11 | Recorta contornos corretamente | ||
12 | Apresenta postura adequada quando em pé | ||
13 | Apresenta postura adequada ao sentar-se | ||
14 | Executa dobraduras simples (roupas, materiais) | ||
15 | Embrulha corretamente objetos | ||
16 | Abre e fecha portas utilizando chaves | ||
17 | Limpa a sola dos sapatos em capacho (tapetes) | ||
18 | Sabe abotoar roupas | ||
19 | Sabe vestir e amarrar avental | ||
N.º | INFORMAÇÕES BÁSICAS ENSINO DE PORTUGUÊS | ANO: | |
1ºS | 2º S | ||
01 | Identifica seu pré-nome | ||
02 | Escreve seu pré-nome | ||
03 | Diz seu nome completo | ||
04 | Escreve seu nome completo | ||
05 | Informa seu endereço | ||
06 | Informa o número do seu telefone | ||
07 | Informa a data do seu nascimento (dia e mês) | ||
08 | Escreve o nome de pessoas da sua família | ||
09 | Compreende ordens complexas | ||
10 | Executa ordens envolvendo dois comportamentos | ||
11 | Transmite pequenos recados | ||
12 | Relata com coerência fatos e experiências | ||
13 | Emite respostas coerentes e perguntas simples | ||
14 | Reproduz uma história simples à vista de gravuras | ||
15 | Reproduz uma história simples sem a visualização de gravuras | ||
16 | Comunica-se através de telefone | ||
17 | Utiliza corretamente o telefone público | ||
18 | Reconhece símbolos ou rótulos de produtos cotidianos | ||
19 | Reconhece o alfabeto | ||
20 | Escreve o alfabeto | ||
21 | Lê palavras formadas com sílabas simples | ||
22 | Lê palavras com dígrafos | ||
23 | Faz leituras de pequenos textos | ||
24 | Identifica a seqüência lógica dos fatos | ||
25 | Faz a interpretação oral de pequenos textos | ||
26 | Compõe frases escritas, mínimo de três palavras, com sentido completo | ||
27 | Usa adequadamente sinais de pontuação | ||
28 | Usa corretamente letras maiúsculas e minúsculas | ||
29 | Compreende ordens simples | ||
30 | Redige pequenos bilhetes com coerência de pensamento | ||
31 | Redige pequenas cartas com coerência de pensamento | ||
32 | Redige telegrama | ||
33 | Endereça corretamente envelopes | ||
34 | Preenche formulários adequadamente | ||
35 | Possui hábito de leitura (jornais, revistas, livros, outros) | ||
36 | Possui leitura incidental (ônibus coletivos, letreiros. Outros) | ||
37 | Faz leitura silenciosa | ||
N.º | INFORMAÇÕES BÁSICAS CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SEXUAL | ANO: | |
1ºS | 2º S | ||
01 | Tem noção da importância e cuidados com a água que ingere | ||
02 | Reconhece a importância de uma alimentação adequada para a sua saúde | ||
03 | Identifica as fases do desenvolvimento dos seres vivos compreendendo o ciclo da vida | ||
04 | Identifica a reprodução das plantas através de mudas e sementes | ||
05 | Reconhece a necessidade dos seres vivos (plantas, animais, homem) | ||
06 | Reconhece as estações do ano | ||
07 | Utiliza o vestuário com autonomia e adequação às estações climáticas | ||
08 | Diferencia as funções dos cinco sentidos | ||
09 | Reconhece a importância dos hábitos de higiene para preservação da saúde | ||
10 | Reconhece a importância dos cuidados com o lixo | ||
11 | Identifica as partes do corpo humano, nomeando-as corretamente | ||
12 | Identifica a anatomia sexual feminina, nomeando-a corretamente | ||
13 | Identifica a anatomia sexual masculina, nomeando-a corretamente | ||
14 | Tem cuidados com sua vaidade | ||
15 | Utiliza corretamente produto de cosméticos | ||
16 | Sabe a função da menstruação | ||
17 | Sabe sobre os limites e cuidados com a masturbação | ||
18 | Identifica o conceito correto sobre namoro e relacionamento humano | ||
19 | Tem conhecimento das implicações sobre a formação de uma família | ||
20 | Sabe sobre a fecundação humana | ||
21 | Define os sinais de uma gestação humana corretamente | ||
22 | Sabe das responsabilidades advindas de uma gravidez não programada | ||
23 | Tem conhecimento sobre os tipos de anticonceptivos | ||
24 | Sabe sobre as doenças sexualmente transmissíveis e sua prevenção | ||
25 | Sabe sobre o conceito de homossexualidade | ||
N.º | INFORMAÇÕES BÁSICAS MATEMÁTICA | ANO: | |
1ºS | 2º S | ||
01 | Discrimina cores primárias | ||
02 | Discrimina cores secundárias | ||
03 | Reconhece figuras geométricas simples | ||
04 | Faz seriação de objetos | ||
05 | Faz classificação de objetos | ||
06 | Tem noção espaço temporal | ||
07 | Possui lateralidade | ||
08 | Nomeia corretamente dias da semana | ||
09 | Identifica os meses do ano | ||
10 | Sabe utilizar corretamente calendário | ||
11 | Associa corretamente horas e acontecimentos | ||
12 | Compreende os intervalos de tempo associando os fatos corretamente | ||
13 | Conta significativamente até... (nomear) | ||
14 | Escreve a numeração até... (nomear) | ||
15 | Realiza operações simples com o uso de material concreto | ||
16 | Realiza operações simples sem o uso de material concreto | ||
17 | Tem noção de dobro | ||
18 | Tem noção de metade | ||
19 | Tem noção de dúzia | ||
20 | Tem noção de dezena | ||
21 | Tem noção centena | ||
22 | Sabe leitura correta do relógio digital | ||
23 | Sabe leitura correta do relógio de ponteiros | ||
24 | Relaciona as unidades de medidas corretamente (litro, quilograma, metro) | ||
25 | Reconhece através de atividades prática os valores monetários | ||
26 | Lê quantias em dinheiro | ||
27 | Faz interpretação de problemas numéricos | ||
28 | Determina a posição ordinal dos numerais | ||
29 | Sabe a multiplicação dos fatos fundamentais até ...(nomear) | ||
N.º | HABILIDADES BÁSICAS E HABILIDADES DE GESTÃO | ANO: | |
1ºS | 2º S | ||
01 | Reconhece o valor do trabalho | ||
02 | Identifica atividades comerciais | ||
03 | Identifica atividades industriais | ||
04 | Identifica atividades agrícolas | ||
05 | Nomeia profissões no mercado | ||
06 | Identifica ocupações compatíveis com a sua capacidade | ||
07 | Identifica documentos pessoais e essenciais ao trabalhador | ||
08 | Sabe sobre os procedimentos corretos para solicitar um emprego | ||
09 | Utiliza corretamente livro ou relógio de ponto | ||
10 | Tem noção sobre Segurança no trabalho | ||
11 | Tem noção sobre higiene e saúde no trabalho | ||
12 | Tem noção sobre legislação trabalhista | ||
13 | Sabe sobre as normas básicas do código nacional de trânsito | ||
14 | Sabe sobre as ocupações do mercado de trabalho | ||
15 | Sabe da importância de buscar uma qualificação profissional |
Ficha adaptada a partir de FENAPAES, 2001
ANEXO 3: FICHA DE ENTREVISTA COM OS PAIS
Nome do entrevistado:
Nome do aprendiz:
Data da entrevista: / / .
1. Fale um pouco sobre o seu filho.
2. Qual o diagnóstico da deficiência apresentada pelo seu filho? Que tipo de “problema” ele tem?
3. Quando foi detectada a deficiência?
4. Quais os atendimentos que ele teve até hoje (escolar, clínico,...)?
5. Toma alguma medicação? Qual?
6. Como é o relacionamento do seu filho com os membros da família?
7. Como é o relacionamento dos membros da família entre si?
8. O seu filho tem independência nos hábitos de higiene?
9. Fica sozinho em casa?
10. Sabe fazer compras?
11. Tem amigos? Como se relaciona com eles?
12. Como é a rotina de seu filho?
13. Quais são as suas expectativas em relação ao seu filho?
14. Quais são as suas expectativas em relação à Escola?
15. Como o seu filho reage à mudança?
16. Seu filho já despertou para a sexualidade?
17. Se, sim, como se nota tal comportamento?
18. O que você pensa em relação ao namoro e ao casamento?
ASSINATURA DO ENTREVISTADO:
NOME E ASSINATURA DO ENTREVISTADOR:
Ficha adaptada a partir de FENAPAES, 2001
ANEXO 4: FICHA DE ENTREVISTA COM O ALUNO
Aluno (a):
Data de Nasc.: / /
Data da Entrevista: / / .
Perguntas com transcrições de informações | Informou completamente | Informou parcialmente | Não soube informar | |
01 | Qual o seu nome completo? | |||
02 | Qual o seu endereço completo? | |||
03 | Qual o número do seu telefone? | |||
04 | Qual a data de seu nascimento ou em que dia é o seu aniversário? | |||
05 | Qual o nome do seu pai? E da sua mãe? | |||
06 | Você se relaciona bem com o seu pai? E com a sua mãe? | |||
07 | Você tem irmãos? Quantos? Qual o nome deles? | |||
08 | Você se relaciona bem com eles? | |||
09 | Você anda de ônibus sozinho? | |||
10 | Você sabe ler e escrever? | |||
11 | O que você faz no dia-a-dia? E nos finais de semana? | |||
12 | Você freqüentava alguma escola antes vir para a esta escola? Qual? O que você fazia lá? | |||
13 | Fale um pouco sobre sua vida (o que gosta de fazer, quais as pessoas que você mais gosta, etc.) | |||
14 | O que você achou da Escola atual? | |||
15 | Você já trabalhou? Se sim, onde? Fale de sua Experiência. Se não, tem vontade de trabalhar? Por quê? Com o quê? | |||
16 | O que você pensa da sua vida no futuro? |
Perguntas com transcrições de informações | Informou completamente | Informou parcialmente | Não soube informar | |
17 | Você quer aprender alguma atividade aqui na Escola? Ou quer fazer outro curso profissionalizante fora da Escola? | |||
18 | Você tem namorada (o)? Se sim, fale sobre ele (a). Se não. Já teve? O que você pensa a este respeito? | |||
19 | Quais as atividades artísticas que você gostaria de participar? | |||
DETECTAR | Informou completamente | Informou parcialmente | Não soube informar | |
01 | Fluidez verbal; | |||
02 | Encadeamento de idéias; | |||
03 | Independência de idéias; | |||
04 | Introversão, extroversão; | |||
05 | Se tem ou não projeto de vida. |
NOME E ASSINATURA DO ENTREVISTADOR:
Ficha adaptada a partir de FENAPAES, 2001
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