sexta-feira, 15 de junho de 2012

Manifesto dos Movimentos Sociais de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Manifesto dos Movimentos Sociais de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Exigimos, por nossa história e pelo público que representamos, respeito às nossas instituições que garantiram no passado, garantem hoje e garantirão no futuro uma vida melhor para as pessoas com deficiência no Brasil.

Exigimos, respeito a todos os políticos que fizeram e fazem parte da história de luta pelos direitos das pessoas com deficiência e suas organizações com especial atenção ao deputado Eduardo Barbosa, parlamentar exemplar, de conduta ilibada, reconhecido pela sociedade e pelo Parlamento, eleito o melhor deputado do Brasil pela renomada revista VEJA – O deputado nota 10 e que é conhecido por ser o deputado das Apaes. Sua atuação no parlamento tem sido fundamental para a garantia da defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual, pela garantia da manutenção das escolas bilingües para surdos, e muitas outras questões que envolvem as pessoas com deficiência.

Exigimos que os inclusivistas radicais parem com seus ataques difamatórios às nossas instituições, nossos representantes e às pessoas com deficiência que pensam diferente deles e que são maioria. 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE é pioneira no atendimentos às pessoas com deficiência intelectual e múltipla e na defesa de seus direitos atuando na causa há 58 anos. Durante décadas estas pessoas e suas famílias só puderam contar com o apoio destas instituições e outras do 3º setor que conquistaram a maioria dos espaços de inclusão existentes hoje. Este trabalho é conhecido, reconhecido e recomendado por quase a totalidade dos brasileiros*.

Esta história de lutas e conquistas também está calçada na representação política que as pessoas com deficiência e suas famílias conquistaram legitimamente em todas as esferas governamentais. A garantia de vagas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho, de espaços educacionais adequados para seu aprendizado escolar e para toda a vida, atendimento durante a fase do envelhecimento, de atenção à saúde, de benefícios previdenciários e outros que foram frutos da luta das pessoas com deficiência, de suas famílias e de nossos representantes. 

Este manifesto é assinado pelas seguintes entidades:

Federação Nacional das Apaes – Fenapaes;
Federacao Nacional das Associações Pestalozzi – Fenasp;
Federação das Apaes do Estado do Amazonas;
Federação das Apaes do Estado da Bahia;
Federação das Apaes do Estado do Ceará;
Federação das Apaes do Distrito Federal;
Federação das Apaes do Estado do Espírito santo;
Federação das Apaes do Estado de Goiás;
Federação das Apaes do Estado do Maranhão;
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais;
Federação das Apaes do Estado de Mato Grosso do sul;
Federação das Apaes do Estado de Mato Grosso;
Federação das Apaes do Estado do Pará;
Federação das Apaes do Estado da Paraíba;
Federação das Apaes do Estado de Pernambuco;
Federação das Apaes do Estado do Piauí;
Federação das Apaes do Estado do Paraná;
Federação das Apaes do Estado do Rio de Janeiro;
Federação das Apaes do Estado do Rio Grande do Norte;
Federação das Apaes do Estado de Rondônia;
Federação das Apaes do Estado do Rio Grande do sul;
Federação das Apaes do Estado de Santa Catarina;
Federação das Apaes do Estado de São Paulo;
Federação das Apaes do Estado do Sergipe;
Federação das Apaes do Estado de Tocantins.

Fonte: http://www.apaebrasil.org.br/noticia.phtml/45800/MANIFESTO+DOS+MOVIMENTOS+SOCIAIS+DE+DEFESA+DOS+DIREITOS+DAS+PESSOAS+COM+DEFICIENCIA.html 
Postar um comentário