PROJETO:
EDUCAÇÃO INDÍGENA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
SOUZA[1],
Vera Lúcia Pereira de
APRESENTAÇÃO
A Escola Novo Amanhecer - APAE de Nova Aurora não tem alunos indígenas, nem é uma escola indígena, nem mantêm contato com comunidades oriundas do período pré-Cabral, mas existem diversos aprendizados essenciais ao pensarmos na Educação dos povos indígenas.
Assim, amparado
em fundamentos presentes na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, o Decreto Nº 6.861/2009 que é
inovador ao promover uma gestão mais autônoma dos processos educativos das
etnias indígenas, se propõe trabalhar com vários temas relacionados a cultura
indígena.
A América Latina
é um espaço ideal para observar tamanha multiplicidade a respeito das pessoas
indígenas.
Em nosso País, as
pessoas indígenas tiveram - e têm - papel tão essencial na construção dos
países e das identidades nacionais. A influência na nossa língua, na nossa
alimentação e nos costumes é um modelo do que pode ser trabalhado na Escola de
Educação Especial.
Deste modo na
Escola Novo Amanhecer - APAE de Nova Aurora serão feitas várias atividades sobre
as pessoas indígenas, tais como as brincadeiras e as atividades lúdicas
desenvolvidas pelas crianças indígenas, por meio de pesquisas na internet,
livros, revistas, jornais.
OBJETIVOS
- Reconhecer a heterogeneidade de grupos indígenas da América Latina.
- Conhecer as
várias de brincadeiras indígenas.
- Confrontar o
próprio modo de vida com o de crianças indígenas.
- Conhecer a
alimentação das pessoas indígenas.
- Conhecer a
cultura das pessoas indígenas.
CONTEÚDOS
- Pessoas da América Latina.
-
Heterogeneidade cultural.
INTRODUAÇÃO
AS ATIVIDADES
As
pessoas indígenas índios tem costumes diferentes de nós que vivemos que na zona
urbana, contudo, algo muito bonito, eles vivem em um lindo contato de respeito
com a natureza.
DESENVOLVIMENTO
DAS ATIVIDADES
Os Povos
indígenas no Paraná. Reserva
Indígena do Ocuy Paraná - Índios Guaranis. Vídeo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=7ytMrFErkzY>.
Duração: 13’51”.
TERRAS INDÍGENAS NO PARANÁ
Existem no Estado aproximadamente 9015 Indígenas,
habitando 85.264,30 hectares de terra. Esta área está distribuída em 17 terras
abrigando as etnias Kaingang, Guarani e 6 remanescentes do povo Xetá.
Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/portal/estaticas/alunos/indios_terras.php>.
VÍDEO
Vídeo: Índios no
Brasil - quem são eles? Vídeo que trata sobre a cultura indígena e dos vários
estigmas que as pessoas têm em relação às pessoas indígenas. Vídeo disponível
em: <http://www.youtube.com/watch?v=HA_0X2gCfLs>.
Duração: 17’42”.
Após os alunos assistirem o vídeo supracitado,
as professoras farão várias indagações sobre o que os alunos viram no filme,
tais como:
O que vocês acharam do vídeo?
Vocês conhecem algum índio?
Após essas indagações,
as professoras solicitarão aos alunos que façam um desenho representando como
eles imaginam ser a vida de um índio.
Os desenhos poderão ser feitos à mão em uma
folha de papel, trabalho feito com a participação das professoras de arte.
ALIMENTAÇÃO
A nossa alimentação recebeu grande influência
dos povos indígenas. Muitos dos produtos que eram próprios da alimentação dos
povos indígenas passaram a fazer parte do nosso dia a dia, como a mandioca, o
milho, o inhame, o cará e também algumas frutas, como a melancia e o açaí.
Assim as professoras solicitarão aos alunos
que tragam para a escola alguns alimentos, embalagens ou rótulos de produtos em
que o milho e a mandioca aparecem como ingredientes.
Após apresentação de todas as embalagens,
rótulos, será organizada uma exposição desses produtos e peça aos alunos que
identifiquem a utilidade de cada um deles. Assim, será organizada com a ajuda
da turma, uma lista com o nome dos produtos e suas utilidades.
Logo após essa atividade com a turma, será
feita uma receita de alimentação da cultura indígena.
Links de Receitas de comidas dos povos indígenas:
- Receita - Como fazer tapioca: <http://comofas.com/como-fazer-tapioca/>.
- Blog que fala sobre: a tapioca, o alimento
básico dos índios brasileiros: <http://gororobasdobrasil.blogspot.com.br/2008/04/tapioca-o-alimento-bsico-dos-ndios.html>.
- Receita - tapioca de leite condensado: <http://tudogostoso.uol.com.br/receita/144-tapioca-de-leite-condensado.html>.
- Receita de tapioca: <http://tudogostoso.uol.com.br/receita/6584-tapioca.html>.
- Alimentação dos Índios.
Disponível em: <http://www.alienado.net/alimentacao-dos-indios/>.
LENDAS INDÍGENAS
As professoras solicitarão que aos alunos
investiguem algumas lendas indígenas. No link:
<http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=19725&id_pagina=1>,
apresenta várias Lendas Indígenas.
Após os alunos saberem das várias
Lendas Indígenas, as turmas encenarão teatro com as várias Lendas Indígenas
pesquisadas e as apresentações serão apresentadas para Escola toda, no mesmo
dia da apresentação da culinária Indígena.
BRINCADEIRAS
INDÍGENAS
As crianças indígenas vivem em várias aldeias.
Geralmente, elas se divertem com brincadeiras que foram ensinadas por seus pais
e avós. Com as brincadeiras, as crianças indígenas aprendem sobre a sua vida na
comunidade.
As professoras juntamente com os
alunos assistirão ao vídeo: Brinquedos e Brincadeiras dos Índios
Brasileiros. Duração: 3’47”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=NRGHiB8jdpE>.
- Vídeo Aprendendo a Fazer uma Peteca.
Duração: 2’42”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=BoWMXmfDaZY>.
- Vídeo Mostra pessoas indígenas adultas
brincando. Duração: 2’07”. Disponível em: <http://vimeo.com/5641782>.
Após assistirem aos vídeos as professoras
conversarão com os alunos sobre as brincadeiras apresentadas, provendo um
diálogo relacionando/comparando com as brincadeiras da turma.
Logo em seguida as professoras farão as
seguintes indagações:
1 - Alguém conhece algumas dessas
brincadeiras? Qual (is)?
2 - Como as crianças indígenas brincam,
individualmente ou em grupo?
3 - É preciso confeccionar algum brinquedo
para brincar?
4 - Onde poderemos realizar a brincadeira?
5 - Alguma brincadeira de vocês se parece com
a brincadeira dos povos indígenas? Qual (is)?
Nesse momento, as professoras
aproveitarão a oportunidade para explicar para aos alunos que, as nossas
brincadeiras fazem parte de uma herança cultural.
PRINCIPAIS
TRIBOS INDÍGENAS – CULTURA INDÍGENA
Vídeo que mostra informações interessantes das
principais tribos indígenas do Brasil. Duração: 7’04”.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Ziaagexe5t8>.
Blog Cultura Indígena.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Ziaagexe5t8>.
ATIVIDADE – VÍDEO
Escrevendo
nossa língua Paiter Suruí.
Neste vídeo, os alunos conhecerão o
trabalho do Educador Nota 10 de 2008, Joaton Suruí, professor indígena, que
desenvolveu um projeto de escrita da língua Paiter Suruí, em Cacola, RO. Após assistirem o vídeo os alunos produziram
cartazes sobre a cultura e indígena, logo em seguida a professora fará várias
indagações sobre a importância da preservação da cultura indígena. Vídeo com
duração de 2’56”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/escrevendo-nossa-lingua-paiter-surui-431354.shtml>.
ATIVIDADES SOBRE A
CULTURA DAS PESSOAS INDÍGENAS
No site <http://pibmirim.socioambiental.org/antes-de-cabral>,
apresenta várias atividades e vídeos sobre a cultura indígena. Dentre elas
vários jogos educacionais, aonde os alunos poderão conhecer melhor a cultura
indígena. O site poderá ser acessado na sala de apoio pedagógico no computador,
aonde os alunos acessarão os jogos interativos sobre a cultura indígena,
poderão ser trabalhados os temas sobre a cultura indígena: Antes de Cabral,
Quem são, Aonde estão, Como vivem, Línguas.
SOCIALIZAÇÃO
DOS RESULTADOS/CULMINÂNCIA DO PROJETO
Esta etapa é tão importante quanto à efetivação
das Pesquisas, pois ela proporcionará ao aluno apreender que a Pesquisa é
importante e que todo conhecimento só tem validade se for conhecido por outras
pessoas. Assim, na Escola os alunos juntamente com as professoras farão:
- Feira indígena - apresentação da maquete abordando
tipos de moradia, os alimentos e artesanatos indígenas, brinquedos utilizados
pelos índios;
- Oficina: Brinquedos e Brincadeiras das pessoas indígenas.
- Os alunos irão ensinar como confeccionar brinquedos indígenas e como se
realizam as brincadeiras.
Comunicação sobre as Pesquisas realizadas e os
resultados.
DURAÇÃO
Durante
todo o ano letivo.
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá permear toda a metodologia
de Iniciação Científica. É preciso compreender que o que move um trabalho de
Pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas
que aparecem no caminho. Assim, a observação do professor, é essencial para
perceber o envolvimento, a participação e o interesse de cada aluno pela
temática. A partir desse instrumento, poderá avaliar a continuação do trabalho,
bem como os redirecionamentos.
[1]
Vera
Lúcia Pereira de Souza, 35 anos de magistério, professora QPM, Professora
PDE/2009, Projeto: Educação Profissional para Alunos com Deficiência
Intelectual Significativa - Oficinas Pedagógicas. Graduada em: - Ciências biológicas, com habilitação em matemática
para 1º grau e ensino médio; - Pedagogia e; - Bacharel
em Serviço Social. Graduanda em Artes Visuais - UNOPAR
Pós-Graduada em: - Profissionalização da Pessoa Portadora de Deficiência Mental (UEL); - Magistério Superior (TUIUTI); - Psicopedagogia Institucional e Clínica (UNIMEO); - Arte, Educação e Terapia (FAPI); - Pós em Saúde para Professores de Ensino Fundamental e Médio (UFPR); - Pós em Mídias na Educação (UFPR); - Educação Especial - Com Ênfase na Deficiência Múltipla (Faculdade de Educação São Bras).
Pós-Graduada em: - Profissionalização da Pessoa Portadora de Deficiência Mental (UEL); - Magistério Superior (TUIUTI); - Psicopedagogia Institucional e Clínica (UNIMEO); - Arte, Educação e Terapia (FAPI); - Pós em Saúde para Professores de Ensino Fundamental e Médio (UFPR); - Pós em Mídias na Educação (UFPR); - Educação Especial - Com Ênfase na Deficiência Múltipla (Faculdade de Educação São Bras).
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