CURSO
DE FORMAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO
ALIMENTAR
E NUTRICIONAL - UFPR/Litoral – Cane/SEED
Tutora: Alessandra Zanato
Mensato
Nome do cursista: Vera Lúcia
Pereira de Souza
Unidade: 4 – Educação Alimentar e Nutricional na Escola
Etapa: 02 Data:
22/11/2014
Nome da Tarefa: Projeto: Educação e Saúde
para Todos
|
EDUCAÇÃO
E SAÚDE PARA TODOS
JUSTIFICATIVA[1]
A educação e saúde são temas transversais
que devem ser focados nos currículos em todos os níveis de ensino. Deve incluir
todos os elementos curriculares de forma interdisciplinar. Portanto, a Educação
Especial constitui-se em importante ferramenta para estimular costumes
saudáveis nos alunos com deficiência intelectual e múltipla.
OBJETIVO
GERAL
Estimar atitudes e condutas favoráveis em
relação à alimentação e à higiene (pessoal, social, mental e espiritual),
desenvolvendo a responsabilidade no cuidado com o próprio corpo, promovendo a
saúde.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Identificar e investigar o valor nutritivo
das frutas, legumes, verduras, carnes, cereais, leite e seus derivados;
- Identificar os cuidados com a higiene
pessoal e dos objetos na preparação dos alimentos e ao sentar à mesa para as
refeições.
PÚBLICO
Este projeto é destinado aos alunos com
deficiência intelectual e múltipla matriculados na Escola Novo Amanhecer – APAE
de Nova Aurora.
DURAÇÃO
Será desenvolvido durante o ano letivo.
DISCIPLINAS
ENVOLVIDAS
- PORTUGUÊS
- Na alfabetização empregar palavras
relacionadas ao tema. Produção textual individual e coletiva.
- No jogo interativo que esta no endereço
<http://www.sonutricao.com.br/jogos/popupJogo.php?jogo=piramide>,
escrever os nomes das figuras que aparecem no jogo e também fazer o que solicita
as atividades do jogo.
- Assistir ao vídeo Educação Nutricional
para Crianças. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=O7xp5f9rUa0>.
Duração: 8’02”. Após os alunos assistirem ao vídeo produzir desenhos e montar
um painel sobre a alimentação saudável.
- MATEMÁTICA
Utilizar o jogo que esta no endereço <http://www.sonutricao.com.br/jogos/popupJogo.php?jogo=piramide>.
Contar às figuras que estão postadas e separar os grupos dos alimentos minerais
e vegetais, contá-los. Dúzia e meia dúzia. Metade. Sistema de medidas: tempo e
massa.
- ARTE
- Pintura, modelagem, recorte e colagem com
material diverso, desenho livre e dirigido. - Montagem de painéis. Todas as
atividades desenvolvidas a partir do tema Educação e Saúde para todos.
- CIÊNCIAS
- Repassar o vídeo: Alimentação Saudável,
disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=NZgK8e1zzHQ>.
Duração: 5’13”. Após assistiram ao vídeo trabalhar, em sala de aula, desenhos e
atividades que se encontram no seguinte endereço <http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/03/mais-atividades-de-alimentacao.html>.
- Dia Mundial da Saúde- 7 de abril.
Trabalhar com os alunos com deficiência intelectual e múltipla as atividades
sobre o Dia Mundial da Saúde que se encontram no seguinte endereço: <http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/7-abril-dia-mundial-da-saude.html>.
- Receita do Suco Verde. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=dazhR4_WVbA>.
Duração: 7’27”.
- Assistir o vídeo Aprenda a Comer.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=3IyErcFfLpQ>.
Após os alunos assistirem ao vídeo fazer o desenho da pirâmide alimentar e
questionar quais os alimentos eles comem mais e, se são saudáveis ou não.
- ESTUDOS SOCIAIS
- Estatuto da Criança e Adolescente[2]
(crianças e adolescentes tem direito a proteção integral, isto é, condições
completas para seu adequado desenvolvimento. É um conjunto de preceitos que
instituem os direitos dos menores à vida, saúde, convívio familiar, educação...
e igualmente suas obrigações dentro da sociedade).
- Influências na alimentação brasileira:
tributos das pessoas indígenas, pessoas portuguesas, pessoas negras e
influências contemporâneas.
- EDUCAÇÃO FÍSICA
- Trabalhar os conteúdos de forma
globalizada com atividades, lúdicas e práticas. - Brincadeiras Dirigidas. -
Jogos. - Lateralidade e equilíbrio.
- AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada durante todo o
transcorrer do projeto, por meio de observações, explicações, pelas conversas,
questionamentos e instrumentos avaliativos e parecer descritivo no final de
cada semestre. Desta forma, será possível verificar se teve êxito nos objetivos
recomendados.
[1]
Imagem disponível em: <http://ronaldosantosbd.blogspot.com.br/2012/09/brasil-acata-169-sugestoes-da-onu-pais.html>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário