domingo, 25 de janeiro de 2015

Projeto: Educação e Saúde para Todos

CURSO DE FORMAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO
ALIMENTAR E NUTRICIONAL - UFPR/Litoral – Cane/SEED

Tutora: Alessandra Zanato Mensato
Nome do cursista: Vera Lúcia Pereira de Souza
Unidade: 4 – Educação Alimentar e Nutricional na Escola
Etapa: 02                                                                 Data: 22/11/2014
Nome da Tarefa: Projeto: Educação e Saúde para Todos

EDUCAÇÃO E SAÚDE PARA TODOS

JUSTIFICATIVA[1]
A educação e saúde são temas transversais que devem ser focados nos currículos em todos os níveis de ensino. Deve incluir todos os elementos curriculares de forma interdisciplinar. Portanto, a Educação Especial constitui-se em importante ferramenta para estimular costumes saudáveis nos alunos com deficiência intelectual e múltipla.

OBJETIVO GERAL
Estimar atitudes e condutas favoráveis em relação à alimentação e à higiene (pessoal, social, mental e espiritual), desenvolvendo a responsabilidade no cuidado com o próprio corpo, promovendo a saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar e investigar o valor nutritivo das frutas, legumes, verduras, carnes, cereais, leite e seus derivados;
- Identificar os cuidados com a higiene pessoal e dos objetos na preparação dos alimentos e ao sentar à mesa para as refeições.

PÚBLICO
Este projeto é destinado aos alunos com deficiência intelectual e múltipla matriculados na Escola Novo Amanhecer – APAE de Nova Aurora.

DURAÇÃO
Será desenvolvido durante o ano letivo.

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
- PORTUGUÊS
- Na alfabetização empregar palavras relacionadas ao tema. Produção textual individual e coletiva.
- No jogo interativo que esta no endereço <http://www.sonutricao.com.br/jogos/popupJogo.php?jogo=piramide>, escrever os nomes das figuras que aparecem no jogo e também fazer o que solicita as atividades do jogo.
- Assistir ao vídeo Educação Nutricional para Crianças. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=O7xp5f9rUa0>. Duração: 8’02”. Após os alunos assistirem ao vídeo produzir desenhos e montar um painel sobre a alimentação saudável.

- MATEMÁTICA
Utilizar o jogo que esta no endereço <http://www.sonutricao.com.br/jogos/popupJogo.php?jogo=piramide>. Contar às figuras que estão postadas e separar os grupos dos alimentos minerais e vegetais, contá-los. Dúzia e meia dúzia. Metade. Sistema de medidas: tempo e massa.

- ARTE
- Pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido. - Montagem de painéis. Todas as atividades desenvolvidas a partir do tema Educação e Saúde para todos.

- CIÊNCIAS
- Repassar o vídeo: Alimentação Saudável, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=NZgK8e1zzHQ>. Duração: 5’13”. Após assistiram ao vídeo trabalhar, em sala de aula, desenhos e atividades que se encontram no seguinte endereço <http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/03/mais-atividades-de-alimentacao.html>.
- Dia Mundial da Saúde- 7 de abril. Trabalhar com os alunos com deficiência intelectual e múltipla as atividades sobre o Dia Mundial da Saúde que se encontram no seguinte endereço: <http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/7-abril-dia-mundial-da-saude.html>.
- Receita do Suco Verde. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=dazhR4_WVbA>. Duração: 7’27”.
- Assistir o vídeo Aprenda a Comer. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=3IyErcFfLpQ>. Após os alunos assistirem ao vídeo fazer o desenho da pirâmide alimentar e questionar quais os alimentos eles comem mais e, se são saudáveis ou não.

- ESTUDOS SOCIAIS
- Estatuto da Criança e Adolescente[2] (crianças e adolescentes tem direito a proteção integral, isto é, condições completas para seu adequado desenvolvimento. É um conjunto de preceitos que instituem os direitos dos menores à vida, saúde, convívio familiar, educação... e igualmente suas obrigações dentro da sociedade).
- Influências na alimentação brasileira: tributos das pessoas indígenas, pessoas portuguesas, pessoas negras e influências contemporâneas.

- EDUCAÇÃO FÍSICA
- Trabalhar os conteúdos de forma globalizada com atividades, lúdicas e práticas. - Brincadeiras Dirigidas. - Jogos. - Lateralidade e equilíbrio.

- AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada durante todo o transcorrer do projeto, por meio de observações, explicações, pelas conversas, questionamentos e instrumentos avaliativos e parecer descritivo no final de cada semestre. Desta forma, será possível verificar se teve êxito nos objetivos recomendados.

Postar um comentário