ENCONTRO DOS COORDENADORES REGIONAIS DAS ESCOLAS DAS APAES EM CURITIBA - PR - 30/06 A 01/07/2016
ÁREA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
CONSELHO REGIONAL DE CASCAVEL - PR.
QUESTIONÁRIO LEVANTAMENTO DE DADOS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
CONSELHO REGIONAL DE CASCAVEL
Segundo,
o Parecer 7/2014-CEE/CEIF/CEMEP[1]
do Conselho Estadual de Educação, a Educação Profissional nas Escolas das
APAEs, devem ser organizadas da seguinte forma:
CURSO
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PROGRAMA
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PROG. EDUCACIONAL ED. PROF. FORM INICIAL
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Unidade Ocupacional de Qualidade de Vida;
Unidade Ocupacional de Produção;
Unidade Ocupacional de Formação Inicial.
|
Ainda,
segundo o Parecer supracitado, as Unidades Ocupacionais apresentam as seguintes
possiblidades:
- Unidade Ocupacional de Qualidade de Vida: visa
proporcionar condições de vivências e experiências de situações que ofereçam
bem-estar físico, mental e ocupacional, possibilitando a realização pessoal, o
exercício da cidadania e o desenvolvimento da autonomia e de independência.
Esta unidade se destina a educandos com múltiplas deficiências, que necessitam
de ajuda e apoio intenso e permanente, os quais não apresentam condições
cognitivas, físicas e ou psicológicas de frequentar as demais unidades
ocupacionais. Para essa Unidade, a Instituição Escolar poderá organizar
Relatório, descrevendo as aquisições e aproveitamento, mesmo elementares,
atingidos pelos educandos, que poderão ser convertidos em documento
(Certificado).
- Unidade Ocupacional de Produção: dará continuidade ao
processo educacional com diferentes atividades formativas e de organização de
instruções das diferentes formas de aprimoramento ocupacional. Destina-se a
educandos, jovens e adultos, que apresentam condições de realizar, com
segurança, operações descritas em ocupações e que necessitam do acompanhamento
sistemático para o aprimoramento do desempenho, podendo avançar para a Unidade
Ocupacional de Formação Inicial ou permanecer nessa Unidade em processo
contínuo. Considerando que este educando poderá avançar outros níveis de
desenvolvimento, a Instituição Escolar poderá conceder documento comprobatório
(Certificado), a partir de registro do desempenho e da apropriação operacional
da formação profissional recebida.
- Unidade Ocupacional de Formação Inicial: possibilita ao
educando a aquisição de conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais, a
partir de atividades consideradas profissionalizantes, com objetivo de
incluí-los socialmente, por meio do trabalho desenvolvido, tanto na escola como
nas empresas. Destina-se a adolescentes, jovens e adultos com necessidades
especiais, com conhecimentos sobre organização e hierarquia, formação inicial
para o mundo do trabalho, iniciativa, emancipação econômica e pessoal, os quais
poderão ser contratados pelas empresas em cumprimento à cota de 5%, Lei n.º 8.
213/91 – Casa Civil.
Assim,
a Federação Estadual das APAEs do Estado do Paraná solicita a Coordenadoria
Regional de Educação Profissional um levantamento de como esta organizada a
Educação Profissional nas Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação
Especial, a partir da proposta do Parecer 07/2014, do CEE/R.
Então,
a partir da solicitação da FEAPAEs - PR, segue, logo abaixo, Levantamento de
dados da Vossa Escola em relação a Educação Profissional, conforme o parecer
supracitado.
Informamos
ainda, que necessitamos, com urgência, das Repostas do Levantamento da Educação
Profissional até a data de 14/06/2016,
pois, teremos que, tabular as respostas para podermos fazermos uma apresentação
da realidade da Educação Profissional no nosso Conselho no dia 01/07/2016, no Encontro de Coordenadores Regionais das Áreas de: Educação e Ação
Pedagógica; Educação Física, Desporto e Lazer; Educação para o Trabalho Emprego
e Renda da FEAPAES/PR, que será realizado nos dias 30 de junho e 1º de julho de 2016, em Curitiba / PR, conforme Ofício Circular nº 045/2016, de 08 de junho
de 2016 (segue em anexo).
Assim,
contamos com as vossas colaborações em prol dos alunos com deficiência intelectual
e múltipla para que, possamos tornar a inclusão profissional dos nossos alunos
uma realidade.
Vera Lúcia Pereira de Souza
APAE de Nova Aurora
Coordenadora Regional de
Educação Profissional do Conselho de Cascavel – PR
E-mail: veralucpsouza@yahoo.com.br
(particular)
E-mail: apaenovaaurora@yahoo.com.br
(APAE Nova Aurora)
LEVANTAMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL / 2016
CONSELHO REGIONAL DE CASCAVEL
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NOME DA APAE:
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NOME DA ESCOLA:
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TEL/CEL.:
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E-MAIL:
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NOME DO (A) PRESIDENTE (A):
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TEL/CEL.:
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E-MAIL:
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NOME DO (A) DIRETOR (A):
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TEL/CEL.:
|
E-MAIL:
|
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QUANTIDADE DE PROFESSORES DA
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:
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QUANTIDADE DE INSTRUTORES DA
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
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1. Quantos alunos frequentam a
Educação Profissional?
2. Qual a quantidade de alunos
matriculados na educação profissional nas seguintes faixas etárias?
(
) 16 a 20 anos
(
) 21 a 30 anos
(
) 31 a 40 anos
(
) 41 a 50 anos
(
) 51 a 60 anos
(
) acima de 61 anos
3. Quantos alunos da educação
profissional apresentam múltipla deficiência?
4. Quantos alunos da educação
profissional frequentam a Unidade
Ocupacional de Qualidade de Vida?
4.1 Qual a quantidade de alunos da
dessa unidade por faixa etária?
(
) 16 a 20 anos
(
) 21 a 30 anos
(
) 31 a 40 anos
(
) 41 a 50 anos
(
) 51 a 60 anos
(
) acima de 61 anos
5. Quantos alunos da educação
profissional frequentam a Unidade
Ocupacional de Produção?
5.1 Qual a quantidade de alunos da
dessa unidade por faixa etária?
(
) 16 a 20 anos
(
) 21 a 30 anos
(
) 31 a 40 anos
(
) 41 a 50 anos
(
) 51 a 60 anos
(
) acima de 61 anos
6. Quantos alunos da educação
profissional frequentam a Unidade
Ocupacional de Formação Inicial?
6.1 Qual a quantidade de alunos da
dessa unidade por faixa etária?
(
) 16 a 20 anos
(
) 21 a 30 anos
(
) 31 a 40 anos
(
) 41 a 50 anos
(
) 51 a 60 anos
(
) acima de 61 anos
7. Quantos alunos da educação
profissional estão trabalhando no mercado formal (registrado com carteira de
trabalho)?
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