RESUMO DO FILME: ALÉM DA SALA DE
AULA
SOUZA[1], Vera Lúcia Pereira de
O filme “Além da sala de
aula”[2]
(no originalBeyond the Blackboard) é inspirado em uma história verdadeira.
A atriz principal é Stacey Bess[3], uma professora
recém-formada que vai a procura do seu primeiro trabalho. Contudo, ao oposto do
que idealizava, é contratada para uma escola nada convencional. Tratava-se de
um projeto social para s pessoas sem-teto; as turmas eram multi seriadas e a
escola nem nome tinha. Todavia, logo descobriu que não era somente um nome que estava
faltando na futura escola.
A jovem professora chega para seu primeiro dia de
aula e verifica, infelizmente, a realidade: a escola era, na verdade, um pretexto
para evitar que os alunos ficassem na rua. Não tinha uma preocupação com a
aprendizagem dos alunos. Tanto que a escola era desprovida de tudo: não tinha
livros, aparelhamentos para aprendizagem, higiene; os assentos e mesas jaziam
em condições precárias; assim, como a estrutura física do ambiente escolar que,
estremecia quando passava um trem ao lado da escola; e os alunos conviviam com
ratos. A escola era tão carente de tudo que nem mesmo tinha um diretor. A quem apelar?
Isso tudo somado a miséria extrema que Stacey Bess deparou naquela comunidade.
Famílias desestruturadas, vícios, falta de emprego, fome, assim por diante.
Como poderia ensinar para alunos, de díspares idades, em condições tão inumanas?
Como aqueles alunos poderiam preocupar-se e entender as disciplinas de
matemática, geografia, por exemplo, se a fome lhes arrancava a concentração?
Stacey
Bess, então, compreendendo que não poderia obter ajuda de seu chefe direto,
começa a trabalhar por conta própria na reestruturação material e física da
escola. Do próprio bolso adquire equipamentos, faz higiene no ambiente escolar,
pinta. Junta a comunidade abrangendo pessoas do próprio acolhimento que, se põe
a auxiliar. Trabalhando em um fim de semana, ou seja, sem ganhar nada por isso
e consumindo do próprio dinheiro, os alunos puderam descobrir um ambiente revigorado.
Para prover, pelo menos de maneira paliativa, a fome de alguns alunos, ela
chega a levar alimento para a sala de aula. Chega, até mesmo, a levar para sua
casa uma das alunas que tivera o pai excluo do abrigo, por ter sido pego com
bebida alcoólica.
O comparecimento de Stacey Bess transformou
aquele ambiente. A própria mãe de um aluno, que havia sido repreendido por
Stacey, agradece-lhe e pede para “ficar em cima”, para cuidar de seu filho. Ela,
igualmente, auxiliou na disciplina daqueles alunos. Ela transformou a estrutura
e a conduta dos alunos. Descobrindo, por exemplo, que a estranha conduta de uma
mãe com sua filha, naquele episódio, era pelo fato da mãe não saber ler.
Vemos nesse filme, infelizmente, uma grande relação com a realidade das escolas
públicas do nosso país.
Se a nossa Constituição[4] diz que a Educação é
direito de todas as pessoas, concluímos que, assim, como no projeto da escola
em tema seus administradores eram descuidados com a educação dos alunos, o
Estado, igualmente, tem sido na qualidade da educação. O que fazemos é o
seguinte: ou não damos o devido valor para o ensino das disciplinas com a pretexto
do social, ou esquecemos o social, esquecendo-se que barriga vazia impede sim,
uma boa atuação na escola, ainda mais juntado a grande situação de violência em
que muito dos nossos alunos convivem.
Contudo, a exemplo de Stacey Bess,
alcançaremos bons frutos na educação se, em primeiro lugar fizermos o possível
para auxiliar na estrutura social daqueles alunos, por exemplo, com a alimento,
e, em seguida, não descuidar a educação cognitiva. Foi, de tal modo, que a
professora transformou a realidade daquela escola: transtornando a realidade da
comunidade escolar. Ela instruiu o que tinha que ensinar; mas, percebeu que,
tratando-se de educação, o trabalho vai mais adiante da sala de aula, vai “além
da sala de aula”.
BIBLIOGRAFIA
Além da Sala
de Aula (filme). Título original: Beyond the Blackboard. Direção:
Jeff Bleckner. 2011. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-233665/>.
[1]
Professora PDE/2009. Professora QPM – SEED/PR. Trabalho apresentado na
Implementação das Atividades do PDE/2016, da Professora Marilene Martini Piva.
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