sexta-feira, 28 de abril de 2017

OFICINA NOTA PARANÁ - APAE NOVA AURORA

ESCOLA NOVO AMANHECER – EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL, NA MODALIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL
APAE DE NOVA AURORA

PROJETO: OFICINA NOTA PARANÁ

ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA
SÉRIE: ATÉ O 2º ANO

MATEMÁTICA: CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO


Disciplina
Língua Portuguesa; Matemática; Ciências.

Período de Realização:
Durante todo o ano letivo.

Conteúdos: 
- Valorização dos modos de produção e circulação da escrita na sociedade;
- Distinguir números, letras e ouros símbolos;
- Classificação, seriação e ordenação;
- Conservação de quantidades;
- Inclusão de classes;
- Correspondência biunívoca[1];
- Agrupamento e troca em díspares bases.


Objetivos gerais: 
Desenvolver o pensamento lógico-matemático por meio da realização de tarefas do Programa Nota Paraná que, contemplam ideias relacionadas à classificação, seriação e conservação de quantidades e inclusão de classes e as relações espaciais.


Objetivos Específicos:
- Identificar a presença dos números nos diferentes contextos sociais;
- Distinguir números, letras e outros símbolos;
- Anotar quantidades, em contexto de jogos e brincadeiras, utilizando a escrita espontânea;
- Formar agrupamentos de (2 em 2, 3 em 3...);
- Usar diferentes estratégias para quantificar elementos: como a contagem, a correspondência biunívoca, separação e classificação das Notas / Cupons para depois serem digitadas no Programa Nota Paraná[2] e a estimativa.


Desenvolvimento metodológico:
Explicação a respeito da correspondência biunívoca. Solicitar aos alunos que formem os grupos de tampinhas, de 2 em 2, de 3 em 3... Fazendo contagens. Logo em seguida, solicitar aos alunos que classifiquem os cupons fiscais por tamanho, cores, assim por diante. Depois, por valor. Em seguida separa-los para digitação no Programa Nota Paraná – cadastro de cupons fiscais, para gerar recursos financeiros para manutenção dos Programas de Educação da Escola Novo Amanhecer. Será feita as contagens correspondentes a cada etapa da atividade. Será registrado em Tabela de Contagem das Notas / Cupons Fiscais que foram classificados e digitados no Nota Paraná. Os alunos participarão da oficina Nota Paraná, conforme Horário elaborado pela Coordenação pedagógica, juntamente com os professores e instrutores das Oficinas da Escola Novo Amanhecer.

Recursos Didáticos: 
Notas / Cupons Fiscais, tampinhas de garrafa, livro de matemática, lápis, borracha, lápis de cor, giz para desenhar a amarelinha e pedrinhas para marcar as casinhas, computador com acesso à internet para trabalhar no cadastro dos Cupons/Notas no Programa Nota Paraná. Smartphone dos professores e alunos, também, serão utilizados na Oficina do Nota Paraná, para castro das Notas/Cupons fiscais.


Avaliação: 
Avaliação processual e contínua. Observação do desempenho individual.
Por meio da observação e fichas preenchidas pelo professor (a) em todas as atividades realizadas pelo aluno com deficiência intelectual e múltipla, não sendo considerado somente o produto final, mas, o esforço de cada um em realizar as atividades propostas na Oficina da Nota Paraná.



OBSERVAÇÃO: Projeto Oficina Nota Paraná, foi utilizado na Implementação do PDE da Professora Marilene Martini Piva 



[1] Correspondência biunívoca é uma expressão dada aos conjuntos na qual possuem em comum o mesmo número de elementos. Darei alguns exemplos para ficar mais fácil a compreensão. Disponível em: <http://matematicanaweb.com.br/assuntos/numeros-naturais/correspondencia-biunivoca/>.
[2] É um programa de estímulo à cidadania fiscal no Estado do Paraná, que tem por objetivo incentivar os consumidores a exigirem a entrega do documento fiscal. Os consumidores que, no momento da compra, solicitarem a inclusão do número de seu CPF no documento fiscal acumularão créditos e concorrerão a prêmios em dinheiro. Os créditos e os prêmios poderão ser recebidos em conta bancária, utilizados para abatimento de IPVA ou convertidos em créditos para celular. Disponível em: <http://www.notaparana.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=30>. 

Nenhum comentário: