PROJETO – A ARTE DE RECICLAR
INTRODUÇÃO
O
presente projeto visa instigar nos alunos com deficiência intelectual e
múltipla a consciência ambiental, aprendendo desde os anos iniciais hábitos
responsáveis que os levem, por meio de atividades, a propostas em sala de aula,
uma consciência reflexiva, um entendimento melhor sobre informações referentes
à como reciclar, reutilizar, reaproveitar os materiais recicláveis.
Discerni-los, e aprender a verdadeira função social de reciclagem. Entende-la
como fonte de renda, melhoria do ambiente em que vivemos e aprendizagem,
fazendo com que os mesmos levem os conhecimentos aprendidos e d disseminem em
suas famílias e sociedade.
A
aplicação desse projeto não se restringe ao ambiente físico somente, mas,
inclui, principalmente, relações sociais, econômicas e culturais. O
enriquecimento cultural dos alunos com deficiência intelectual e múltipla a
respeito desse assunto. No que o descaso com o meio ambiente nos atinge
diretamente e indiretamente? Como está estereotipada a reciclagem na sociedade
atualmente? Essas questões podem muito bem serem trabalhados com alunos não
somente dos primeiros anos como é proposto aqui, mas desde a educação infantil,
uma vez que como já mencionado anteriormente essas informações devem se tornar
um habito e não ensinadas isoladamente. Uma vez que o futuro do planeta depende
dos alunos de hoje também.
Geralmente
o aluno desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza já no
adulto, muitas vezes, é preciso desenvolver o respeito. Percebe-se, portanto,
que a Educação Ambiental está presente em todas as esferas da sociedade, as
falas estão cada vez mais intensas. Porém a destruição continua. E por quê? A
cidadania tem fator fundamental para conscientização deste contexto global.
METODOLOGIA
Abordar
a questão sobre o lixo (plástico) e suas implicações, seu destino final,
possíveis alternativas para solucionar esta situação, resultando em uma das
opções, a reciclagem.
O
trabalho foi desenvolvido com duas turmas do EJA, contendo bases conceituais
como, preparar o material para a realização das aulas de artesanato com os
educandos.
Preparar
o aluno com deficiência intelectual e múltipla de acordo com as habilidades de
cada um.
Utilizar
estratégias para facilitar a memorização individual do educando.
Atitudes
concretas: coleta seletiva de garrafas plásticas e potes de sorvete; recortes,
colagens, dobraduras; montagem das caixas, cestas e bonecas de pano; confecção
de cartazes; montagem de vídeos; fotos; confecções de flores.
PÚBLICO ALVO
Professores e alunos da EJA -
Educação de Jovens e Adultos.
JUSTIFICATIVA
O
projeto sobre a arte de reciclar, te por princípio básico conscientizar os
alunos com deficiência intelectual e múltipla sobre a necessidade de construir
uma prática social baseada na preservação do ambiente e, devido ao grande número
de descartes de plásticos, surgiu a ideia de repensar os hábitos com a
reutilização desses materiais.
Como
conteúdo de planejamento semestral e com a oficina de artesanato, trabalhando
as habilidades individuais e coletivas dos alunos com deficiência intelectual e
múltipla.
A
Escola Novo Amanhecer é um bom lugar para se aprender sobre a importância de
reaproveitar o lixo corretamente, na Escola tem se concentrado a atenção dos
alunos para a questão ambiental, uma vez que o ser humano já nasce ouvindo
falar em reciclagem.
O
referido projeto se concentra na montagem de bonecas de pano, cestas de Páscoa
para os alunos e, principalmente, na confecção de caixinhas utilizando garrafa
pet, para posteriormente e em data prevista, dar como lembrança para o dia das
mães.
O
Projeto é desenvolvido pelos alunos da EJA com duas turmas do período matutino
e posterior será estendido para toda escola, onde cada professor, juntamente
com seus alunos e instrutor darão continuidade ao projeto.
OBJETIVO GERAL
- Compreender a importância da
reciclagem, estimulando mudanças de comportamentos e promovendo a socialização.
OBJETIVO ESPECÍFICO
- Incentivar o cuidado com o meio
ambiente por meio da reutilização das garrafas pet, e potes de sorvete.
CRONOGRAMA
Abril a dezembro/2017
FONTES CONSULTADAS
- DIY - Caixinha de garrafa
PET e EVA (RECICLAGEM) - DIA DAS MÃES. Duração: 19`24”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7uYN1sN0FZg>.
- Diy - Caixinha de Garrafa Pet e
EVA. Duração: 5’06”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=LWi0bIdjGfU>.
- Diy - Como Fazer Laços de
EVA - Faça você mesma. Duração: 3’53”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=B2jcfMlzXVY>.
- Como fazer laços de EVA fácil.
Duração: 4’47”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xMAla8immH8>.
- Oficina
Construindo com garrafas PET – Manual do participante. Disponível em:
<http://luizmeira.com/dados/recicla/pet-bricolage.pdf>.
- Trabalho Manual – Garrafa PET.
Disponível em: <http://www.trabalhomanual.com.br/tag/garrafa-pet/>.
- Como fazer caixinha de presente
com garrafa PET. Disponível em: <http://www.revistaartesanato.com.br/como-fazer-caixinha-de-presente-com-garrafa-pet/>.
- 38 Ideias de Artesanato com
garrafa PET. Disponível: <http://artesanatobrasil.net/38-ideias-de-artesanato-com-garrafa-pet/>.
- Artesanato com garrafa PET:
Lindos potes decorados com EVA. Disponível em: <https://drikaartesanato.com/2013/05/artesanato-com-garrafa-pet-potes-decorados.html>.
- Como Fazer Caixinhas e
Recipientes para Presente Reciclando Garrafas Pet. Disponível em: <https://www.greenme.com.br/como-fazer/681-como-fazer-caixinhas-e-recipientes-para-presente-reciclando-garrafas-pet>.
AVALIAÇÃO
A
avaliação acontecerá de forma processual, diagnóstica e acontecerá durante todo
o desenvolvimento do projeto. Terá como ponto de observação o interesse, a
participação, a autonomia, a criatividade e a interação do grupo.
OBSERVAÇÃO: Projeto Oficina de Reciclagem, foi utilizado na Implementação do PDE da Professora Marilene Martini Piva
Nenhum comentário:
Postar um comentário