sexta-feira, 28 de abril de 2017

OFICINA RECICLAGEM - APAE DE NOVA AURORA

PROJETO – A ARTE DE RECICLAR

INTRODUÇÃO

              O presente projeto visa instigar nos alunos com deficiência intelectual e múltipla a consciência ambiental, aprendendo desde os anos iniciais hábitos responsáveis que os levem, por meio de atividades, a propostas em sala de aula, uma consciência reflexiva, um entendimento melhor sobre informações referentes à como reciclar, reutilizar, reaproveitar os materiais recicláveis. Discerni-los, e aprender a verdadeira função social de reciclagem. Entende-la como fonte de renda, melhoria do ambiente em que vivemos e aprendizagem, fazendo com que os mesmos levem os conhecimentos aprendidos e d disseminem em suas famílias e sociedade.
                        A aplicação desse projeto não se restringe ao ambiente físico somente, mas, inclui, principalmente, relações sociais, econômicas e culturais. O enriquecimento cultural dos alunos com deficiência intelectual e múltipla a respeito desse assunto. No que o descaso com o meio ambiente nos atinge diretamente e indiretamente? Como está estereotipada a reciclagem na sociedade atualmente? Essas questões podem muito bem serem trabalhados com alunos não somente dos primeiros anos como é proposto aqui, mas desde a educação infantil, uma vez que como já mencionado anteriormente essas informações devem se tornar um habito e não ensinadas isoladamente. Uma vez que o futuro do planeta depende dos alunos de hoje também.
              Geralmente o aluno desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza já no adulto, muitas vezes, é preciso desenvolver o respeito. Percebe-se, portanto, que a Educação Ambiental está presente em todas as esferas da sociedade, as falas estão cada vez mais intensas. Porém a destruição continua. E por quê? A cidadania tem fator fundamental para conscientização deste contexto global.

METODOLOGIA

              Abordar a questão sobre o lixo (plástico) e suas implicações, seu destino final, possíveis alternativas para solucionar esta situação, resultando em uma das opções, a reciclagem.
              O trabalho foi desenvolvido com duas turmas do EJA, contendo bases conceituais como, preparar o material para a realização das aulas de artesanato com os educandos.
              Preparar o aluno com deficiência intelectual e múltipla de acordo com as habilidades de cada um.
              Utilizar estratégias para facilitar a memorização individual do educando.
              Atitudes concretas: coleta seletiva de garrafas plásticas e potes de sorvete; recortes, colagens, dobraduras; montagem das caixas, cestas e bonecas de pano; confecção de cartazes; montagem de vídeos; fotos; confecções de flores.

PÚBLICO ALVO

Professores e alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos.

JUSTIFICATIVA

              O projeto sobre a arte de reciclar, te por princípio básico conscientizar os alunos com deficiência intelectual e múltipla sobre a necessidade de construir uma prática social baseada na preservação do ambiente e, devido ao grande número de descartes de plásticos, surgiu a ideia de repensar os hábitos com a reutilização desses materiais.
              Como conteúdo de planejamento semestral e com a oficina de artesanato, trabalhando as habilidades individuais e coletivas dos alunos com deficiência intelectual e múltipla.
              A Escola Novo Amanhecer é um bom lugar para se aprender sobre a importância de reaproveitar o lixo corretamente, na Escola tem se concentrado a atenção dos alunos para a questão ambiental, uma vez que o ser humano já nasce ouvindo falar em reciclagem.
              O referido projeto se concentra na montagem de bonecas de pano, cestas de Páscoa para os alunos e, principalmente, na confecção de caixinhas utilizando garrafa pet, para posteriormente e em data prevista, dar como lembrança para o dia das mães.
              O Projeto é desenvolvido pelos alunos da EJA com duas turmas do período matutino e posterior será estendido para toda escola, onde cada professor, juntamente com seus alunos e instrutor darão continuidade ao projeto.

OBJETIVO GERAL

- Compreender a importância da reciclagem, estimulando mudanças de comportamentos e promovendo a socialização.

OBJETIVO ESPECÍFICO

- Incentivar o cuidado com o meio ambiente por meio da reutilização das garrafas pet, e potes de sorvete.

CRONOGRAMA

Abril a dezembro/2017

FONTES CONSULTADAS

 - DIY - Caixinha de garrafa PET e EVA (RECICLAGEM) - DIA DAS MÃES. Duração: 19`24”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7uYN1sN0FZg>.
- Diy - Caixinha de Garrafa Pet e EVA. Duração: 5’06”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=LWi0bIdjGfU>.  
- Diy - Como Fazer Laços de EVA  - Faça você mesma. Duração: 3’53”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=B2jcfMlzXVY>.
- Como fazer laços de EVA fácil. Duração: 4’47”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xMAla8immH8>.
- Oficina Construindo com garrafas PET – Manual do participante. Disponível em: <http://luizmeira.com/dados/recicla/pet-bricolage.pdf>.
- Trabalho Manual – Garrafa PET. Disponível em: <http://www.trabalhomanual.com.br/tag/garrafa-pet/>.
- Como fazer caixinha de presente com garrafa PET. Disponível em: <http://www.revistaartesanato.com.br/como-fazer-caixinha-de-presente-com-garrafa-pet/>.
- 38 Ideias de Artesanato com garrafa PET. Disponível: <http://artesanatobrasil.net/38-ideias-de-artesanato-com-garrafa-pet/>.
- Artesanato com garrafa PET: Lindos potes decorados com EVA. Disponível em: <https://drikaartesanato.com/2013/05/artesanato-com-garrafa-pet-potes-decorados.html>.
- Como Fazer Caixinhas e Recipientes para Presente Reciclando Garrafas Pet. Disponível em: <https://www.greenme.com.br/como-fazer/681-como-fazer-caixinhas-e-recipientes-para-presente-reciclando-garrafas-pet>.

AVALIAÇÃO

              A avaliação acontecerá de forma processual, diagnóstica e acontecerá durante todo o desenvolvimento do projeto. Terá como ponto de observação o interesse, a participação, a autonomia, a criatividade e a interação do grupo.

OBSERVAÇÃO: Projeto Oficina de Reciclagem, foi utilizado na Implementação do PDE da Professora Marilene Martini Piva

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