sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE - AFETIVIDADE NA SALA DE AULA


PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE – AFETIVIDADE NA SALA DE AULA
SOUZA, Vera Lúcia Pereira de. Professora PDE / 2009, 
Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação

JUSTIFICATIVA
Acreditamos que o professor ao estabelecer um clima de confiança e uma atitude de respeito com o aluno passa a ser um grande mediador das aprendizagens destes. Uma das fontes motivacionais do ensino e da aprendizagem está no vínculo estabelecido entre educador e educando. A afetividade é um fator que precisa ser fortalecido nas relações educacionais dentro e fora da escola. Para criar e fortalecer esses vínculos, todos os canais entre aluno e escola devem ser abertos, mas especialmente, o do diálogo. É necessário que a escola considere a criança como um todo, se não deixa a desejar no processo ensino aprendizagem. Razão e emoção. Essa é a relação que se busca equacionar, procurando romper com a visão de mundo em que se fragmenta o homem em partes. Para dar afeto, atenção, cuidados, proteção, delicadeza, firmeza, modelo de autoridade que uma criança ou adolescente precisa, é necessário que o adulto tenha, dentro de si, amor próprio, segurança emocional, confiança nos seus valores e compreensão da realidade em que o aluno está inserido.
O educar demanda respeito à autonomia e à dignidade de cada sujeito, principalmente na essência de uma abordagem progressiva, base para uma educação que leva em consideração o indivíduo como um ser que constrói a sua própria história. (COSTA, 2004).
Ter sempre diante dos olhos - e dentro do coração - a consideração à autonomia parece ser a melhor maneira para a compreensão, por parte do binômio docente/aluno, do método de produção, expressão e apreensão do conhecimento, dentro de uma perspectiva de alteração da realidade, enfim, conhecer é modificar.
Desse jeito, podem-se conseguir novos caminhos, em uma perspectiva de composição das jornadas individual e coletiva, aceitando o desafio de revigorar valores expressivos como o cuidado, a solidariedade, a amizade, a tolerância e a fraternidade.
A finalidade fundamental desta atividade é promover a vivência e convivência entre professor e alunos promovendo a prática pedagógica democrática fundada nos princípios da liberdade/autonomia, da igualdade/eqüidade e da fraternidade/compaixão. Pois, acreditamos que somente por meio de uma prática reflexiva, crítica e comprometida pode-se promover a autonomia, a liberdade, o diálogo e o enfrentamento de resistências e de conflitos.

META
As principais metas que fundamentam esta atividade são que a escola que integra um espaço educativo para aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a crer, tais como:
a) Ambiente educativo para aprender a aprender, resgatando a função primeira da escola que é formar a pessoa, preparando-a para enxergar e enfrentar as transformações de uma sociedade em constante transformação;
b) Ambiente educativo para aprender a fazer aonde se oferece condições, adequadas ao estágio de desenvolvimento do educando, para a aquisição de habilidades e competências práticas;
c) Ambiente educativo para aprender a ser, isto é, um ambiente adequado à constituição e enriquecimento da identidade pessoal e coletiva;
d) Ambiente educativo para aprender a conviver, o que denota que, além de abrigar o aluno e sua família numa comunidade diferenciada, o modo de trabalho deve consentir a vivência de circunstâncias principalmente planejadas para a formação de uma identidade ativa e solidária com o grupo social;
e) Ambiente educativo para aprender a crer, tanto em relação aos valores fundamentais à convivência humana e à promoção da dignidade da pessoa quanto em semelhança aos valores transcendentais cristãos.

METODOLOGIA
Esta atividade prevê que a integração entre as disciplinas e áreas se faça por meio do ensino para o desenvolvimento de habilidades comuns, que compõem metas a ser adotadas pelo material didático, por todas as dimensões da escola e por todos os profissionais envolvidos.
A proposta educativa será enfatizada na importância das relações de respeito, reciprocidade, afetividade e solidariedade.
Não se trata, portanto, de modelar mentes ou adaptá-las às condições da escola, mas de formar posturas apropriadas para a aprendizagem, na escola e fora dela. A escola é co-responsável, ainda, pelo cultivo dos valores da vida e da paz.
Tudo isso sujeita a pensar a escola como ambiente privilegiado de comunicação de idéias e ideal, de reflexão e atuação, de solidariedade e respeito às diferenças. Desse modo, a organização da escola, a metodologia de trabalho, os referenciais teóricos e os recursos didáticos são instrumentos para a constituição dessa atividade, além de caminho de qualificação constante para os educadores.

ATIVIDADES
Atividade recreativa: Filme: Jovem gosta é de autoridade. O filme aborda a virtude da autoridade. O protagonista do filme é um professor que chega a uma escola para trabalhar o basquete com alunos de comunidades negras e pobres americanas. Os jovens são rebeldes e envolvidos com drogas, apesar de não ser este o foco da questão e sim a postura do professor diante das problemáticas encontradas.
A turma começa a ter bom resultados no esporte, porém, não conseguiam bons resultados escolares. Diante disto o professor se vê na obrigação de cancelar o projeto esportivo dos alunos que se revoltam juntamente com seus pais e demais professores que consideram que seria uma excelente oportunidade para a glória dos alunos. O técnico então oferece aos alunos mais que uma simples vitória no jogo, um caminho para a vitória na vida através dos estudos. Uma vitória efetiva para o futuro.
O filme faz o educador refletir sobre suas atitudes de compromisso efetivo para com a formação dos seus alunos, precisando, em muitos casos, tomar atitudes que se confundem com contradição e com o jogo de cintura que o professor deve ter.
Atividade Recreativa Cultural: Semana Cultural, onde os alunos serão incentivados a mostrar seus talentos e aptidões onde oportunizará aos alunos uma a integração, aprendizado, realização pessoal além de mostrar à todos o conceito de superação, na prática tendo como grande prêmio o alcance da meta estabelecida.
Atividade (dinâmica) para o desenvolvimento da auto-estima dos professores:
Título: Pessoas são dons.
Objetivo: Identificar-se como pessoa importante no meio em que convive e trabalha.
Desenvolvimento: Apresentar aos professores uma caixa bem decorada e dizer a eles que a escola havia recebido um presente muito especial. O gestor orientou os professores a pegarem, um por um, a caixa, abrirem-na, observarem o presente que estava dentro dela, fecharem bem a caixa e entregarem-na ao colega mais próximo, sem comentar absolutamente nada.
Desse modo, a caixa passou de mão em mão por todos os professores. Terminada essa etapa, o gestor questionou os professores sobre como se sentiram ao se olharem ao espelho e perceberem que eles próprios eram o presente que a escola havia recebido. Após os comentários, o gestor sugeriu a leitura e a análise da mensagem expressa no texto Pessoas são dons.

PESSOAS SÃO DONS
Pessoas são dons. Pessoas são presentes, que o Pai manda para mim embrulha-
das.
Umas são presentes que vêm em embrulho bem bonito: atraentes logo que as vejo.
Outras vêm com um papel bastante comum.
Outras ficaram machucadas no correio.
De vez em quando, vem uma registrada.
Umas são presentes em invólucros fáceis.
Outras são bem difíceis para tirar a embalagem. Porém, a embalagem não é o
presente.
É fácil fazer este erro. Às vezes, o presente não é muito fácil de abrir.
Precisa-se da ajuda de outras pessoas.
Será que a razão é o medo? Será que é o ódio?
Talvez já tenha sido desembrulhado e o presente jogado fora.
Pode ser que este presente não seja para mim!
Eu também sou uma pessoa. Sou também um presente.
Um presente a mim mesmo.
O Pai deu-me a mim mesmo.
Já olhei para dentro da minha própria embalagem?
Talvez nunca tenha aceitado o presente que sou...
Pode ser que dentro da embalagem tenha algo diferente do que penso!
Talvez nunca tenha compreendido o presente maravilhoso que sou!
Será que o Pai faz pessoas que não são maravilhosas?
Eu adoro os presentes que aqueles que me amam dão a mim!
Por que não amo o presente, este presente, a pessoa que sou?
Sou um presente às outras pessoas?
Será que nunca chegarão a gozar do presente?
Cada encontro com pessoas é troca de presentes.
Mas o dom sem doador não é mais dom!
É somente uma coisa vazia sem relacionamento entre doador e recebedor.
A amizade é um relacionamento entre pessoas que vêem as pessoas como realmente são: DONS DO PAI UM AO OUTRO...
O amigo é um dom, não somente para mim, mas para outros através de mim.
Quando eu guardo um amigo, possuindo-o, eu destruo sua capacidade de ser dádiva.
Se eu guardo a sua vida para mim, eu a perco, para outros, então eu a guardo.
PESSOAS SÃO DONS RECEBIDOS E DONS DOADOS...

HABILIDADES
As habilidades comuns que serão trabalhadas, abordando os temas solidariedade, afetividade, reciprocidade e afetividade:
a) Leitura e interpretação de díspares linguagens: textos narrativos, poéticos e informativos; mapas, fotos, gravuras, documentos de época, desenhos, gráficos, tabelas etc.;
b) Escrita: produção de textos em várias linguagens; organização e registro de informações;
c) Expressão oral: apresentação clara de idéias e argumentação coerente; análise da argumentação alheia;
d) Análise e interpretação de fatos e idéias: coleta e disposição de informações; estabelecimento de relações; formulação de perguntas e hipóteses;
e) Mobilização de informações, conceitos e procedimentos em situações distintas;
f) Palestras, envolvendo temas, tais como: Educação pelo amor.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Fortalecer a relação entre professor e aluno.
Aproximar os alunos e professores do cotidiano da escola e comprometê-las na luta pela melhoria da qualidade do ensino.
Motivar os alunos e professores no acompanhamento da aprendizagem e participação efetiva nas atividades escolares.
Proporcionar uma reflexão sobre as relações de vivência entre professores e alunos embasados no respeito mútuo, justiça, solidariedade, afetividade e diálogo.

AVALIAÇÃO
Quantitativa: onde será avaliado o cumprimento das metas estabelecidas,  atividades realizadas, e as pessoas envolvidas na atividade.
Qualitativos: será feita uma análise profunda sobre o tema trabalhado na atividade, será avaliada a metodologia empregada, os conteúdos de uma atividade, e demais atividades forem necessárias. Tais dados serão obtidos por meio de pesquisas de opinião, entrevistas, questionários de avaliação, também pela internet, pois é uma ferramenta que a maioria utiliza.
Independentemente de serem qualitativos ou quantitativos, os indicadores sinalizarão se as metas foram atingidas, além de permitir avaliar se a estratégia empregada foi bem sucedida, sinalizando quais pontos podem ser aprimorados.
Faremos uma tabela com alguns aspectos como: participação, socialização em equipes, compromisso, responsabilidade, interesse, conhecimento prévio do assunto proposto, organização. 
Toda a atividade será avaliada por meio de registros, anotações e considerações para ter um resultado final.

REFERÊNCIAS
COSTA, CRBSF; SIQUEIRA-BATISTA, R. As teorias do desenvolvimento moral e o ensino médico: uma reflexão pedagógica centrada na autonomia do educando. Rev Bras Edu Méd 2004; 28(3): 242-250.


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