domingo, 22 de junho de 2014

PROJETO: VALORIZANDO A PESSOA IDOSA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA

PROJETO
VALORIZANDO A PESSOA IDOSA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA

SOUZA, Vera Lúcia Pereira de.


APRESENTAÇÃO
O projeto VALORIZANDO A PESSOA IDOSA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA é uma proposta de trabalho que vem de encontro às necessidades de valorização e reverência a pessoa idosa, além disso, privilegia o aluno com deficiência intelectual e múltipla deficiência ao resgatar algo que pode estar deslembrado na memória da pessoa idosa. Bem como aproximar pessoas de diversas idades.

OBJETIVO GERAL DO PROJETO
O Projeto VALORIZANDO A PESSOA IDOSA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA deseja ser um fio condutivo de atuações possíveis para que o professor, de acordo com suas possibilidades, possa desenvolver um trabalho de conscientização e valorização da terceira idade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estimular a valorizar a pessoa idosa.
- Motivar o aluno a conhecer a pessoa idosa.
- Resgatar o que está esquecido nas memórias da pessoa idosa com deficiência.
- Proporcionar período de descontração entre as diversas idades.

RECURSOS PEDAGÓGICOS
Vídeos:
Dona Cristina perdeu a memória. Duração: 13’51. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=3ZTnC9pcC3U>.
Combate ao preconceito
Respeito com os idosos. Duração: 2’39”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=v6_WSv9EKcA>.
Envelhecer é gostoso! Melhor ainda é amar... O que é aquilo? Duração: 3’37”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=0f2yQ1k4Uvg>.
Casa segura para Idosos. Duração: 3’38. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=dxWvxeMV6oY>.
Cartilha do Idoso para crianças. Duração: 6’58”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=YTYxCDSKSAY&feature=related>.
- Idosos. (Direitos Humanos). Duração: 10’59”. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me001037.mp4>.

PÚBLICO ALVO
Todos os alunos que frequentam a Escola Novo Amanhecer – APAE de Nova Aurora.

METODOLOGIA DO PROJETO
1ª etapa: Vídeos
Os alunos assistirão os vídeos em sala de aula e/ou na sala de apoio pedagógico no computador, e serão feitos debates sobre o assunto abordado.

- Vídeo: Cartilha do Idoso para crianças
Propor aos alunos uma “Roda de Conversa” sobre os diversos aspectos abordados na 1ª parte do vídeo (que vai até 3’20”).
Primeiramente, solicite aos alunos que se expressem sobre o que viram e ouviram, destacando os pontos que mais lhes chamaram à atenção. Aproveite esta ocasião de fala dos alunos para problematizar e expandir a discussão.
Alguns temas que serão debatidos:
- A velhice é somente mais uma fase da vida... E como o tempo não para nunca, um dia todos nós seremos pessoas idosas ou “envelhecentes”: Vocês já pararam para pensar nisso antes? Ao contemplarem os álbuns de fotografia de família já se deram conta do quanto cresceram? Do quanto seus pais e avós envelheceram?   
- As pessoas idosas, os nossos avós, têm muitas histórias para descrever... muitos conhecimentos para partilhar: Como tem sido a convívio de vocês com as pessoas idosas? Reconhecem atitudes de respeito, de atenção e de consideração para com estas pessoas? Vocês têm parado para ouvir as suas histórias, as suas “contações de casos”?   
- As pessoas idosas já viveram mais tempo e, por isso, têm muito a informar às crianças e adolescentes: Vocês sabem como era a escola no tempo dos seus avós? Como eram as brincadeiras? E os brinquedos? Como era a cidade? Como as pessoas se relacionavam naquele período? Como se comunicavam? Qual era a brincadeira preferida?
Na 2ª parte do vídeo as Professoras, dirão aos alunos que o Estatuto do Idoso foi aprovado em 2003 e representa um grande marco em relação à segurança dos direitos das pessoas idosas no Brasil. As professoras comentarão, ainda que, os direitos conquistados pelas pessoas idosas e assegurados pelo Estatuto conferem proteção, dignidade e melhores condições de vida à pessoa idosa (No endereço <http://www.maisde50.com.br/2003057rf.pdf> se encontra o Projeto de Lei - Estatuto do Idoso, na íntegra).
Na sequência, será exibido a 2ª parte do vídeo “CARTILHA DO IDOSO PARA CRIANÇAS”, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=YTYxCDSKSAY&feature=related> referente ao Estatuto da pessoa Idosa.
O Estatuto da pessoa idosa representa um progresso no que diz respeito a garantia de direitos das pessoas idosas, mas, por outro lado evidencia o grande preconceito de nossa sociedade por esta população, já que, se esses direitos fossem espontaneamente respeitados, não haveria precisão da criação de um estatuto. Você já parou para pensar nisso?

- Vídeo: Dona Cristina perdeu a memória.
Após assistirem ao vídeo será feito um debate iniciado pela professora: O vídeo demonstra uma situação que, infelizmente, não acontece somente na ficção. A professora instigará os alunos com algumas indagações:
- Você já presenciou algum tipo de preconceito contra a pessoa idosa? Se não, quais seriam os mais comuns? Poderíamos citar alguns?
- Quais os motivos que levam as pessoas a terem preconceito com as pessoas idosas?
- Quantas pessoas idosas vivem na sua família? Bairro? Comunidade? Você já parou para pensar na importância das pessoas idosas? 

Vídeo: Idosos. (Direitos Humanos).
O vídeo convida para uma reflexão sobre a pessoa idosa, do ponto de vista do que gostaria de fazer quando for uma pessoa idosa e do como gostaria de ser tratado. Traz informações a respeito do envelhecimento da população brasileira e as suas consequências. Aborda o tratamento discriminatório e excludente que muitas vezes é dado pela sociedade a pessoa idosa. Por outro lado, expõe a nova imagem da pessoa idosa, a “nova pessoa idosa” é um ser humano útil e saudável.
A professora disporá de tempo para debater demandas respectivas ao vídeo.

2ª etapa: Pesquisa de campo
O alunos formarão equipes de cinco ( 5 ) pessoas, farão levantamento e escolha de uma pessoa idosa da família, pesquisa de preferência de música e dança do mesmo.

3ª etapa: Campanha: “Minha Melhor Idade Saudável”
A professora solicitará que os alunos criem um painel para a escola, e, a partir da seguinte frase: “Como você gostaria que fosse sua velhice?”
Cabe aos alunos falar, previamente, e nas salas de aula a respeito do espaço que pessoa idosa ocupa na atual população brasileira. Noticiar a existência do Estatuto do Idoso e especialmente, explanar o porquê da campanha.
O painel “funcionará” durante a implementação do Projeto. Assim um grupo fica responsável por recolher frases e pequenos textos que respondam à demanda em exposição.
Para finalizar, os alunos convidarão uma pessoa idosa que trabalha na escola, para ler algumas frases do mural, tecer alguns comentários e realizar uma fala a respeito da juventude e velhice, a partir de suas experiências de vida. Os alunos farão perguntas, inclusive incluindo à questão do preconceito.

4ª etapa: Finalização
Visitação ao Lar São Roque, onde se encontra dois alunos matriculados, e os alunos irão fazer uma apresentação para todas as pessoas idosas que vivem no Lar.


AVALIAÇÃO
 A avaliação será realizada durante todo o desenvolvimento do projeto, com o objetivo de averiguar o interesse e a evolução do grupo, podendo sofrer alterações durante sua realização.
O Projeto VALORIZANDO A PESSOA IDOSA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA será desenvolvido durante todo o ano letivo, e a visitação se dará conforme o desenvolvimento do Projeto.

EXPECTATIVAS E CONCLUSÃO
Acreditamos com este trabalho motivar nossos alunos sobre a necessidade de estarmos mais próximos, convivendo e respeitando as pessoas idosas.
Educar é relativizar o eu humano; é um procedimento de abertura para o outro.
Nessa perspectiva, nossos alunos com deficiência repensarão suas atitudes, de forma livre e responsável, autônoma e solidária, competente e produtiva.
Experimentar a convivência com as adversidades, desenvolver trabalhos voluntários e colaborativos, aprender a ser solidário, tornar capaz de reelaborar e construir o seu próprio projeto de vida.


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