Mapas Conceituais na Educação Especial
SOUZA, Vera Lúcia Pereira de
Para introduzir os alunos especiais,
no meu caso, alunos com deficiência intelectual e múltipla, nos mapas
conceituais, fizemos uma atividade de criação sobre um tema previamente
estudado pelo nosso grupo. Nesta atividade utilizamos o computador para criar
os mapas conceituais, pois, vários alunos, não dominam a leitura e escrita, mas
conseguem jogar vários jogos da internet. Utilizamos o Inspiration.
O Inspiration é um aplicativo que
permite a criação de diagramas e mapas mentais. O programa oferece uma
interface com diversas formas de criação e maneiras de arranjar as informações.
No modo de diagrama, você pode organizar os balões em forma de árvore, como
estrutura da web ou como árvore dividida em dois lados. O Inspiration oferece
modelos pré-definidos de templates para que você possa criar mapas e diagramas
simples sem perder muito tempo. Para as pessoas que preferem gastar alguns
minutos com o programa, também é possível fazer a montagem dos balões desde o
início até o fim, de forma personalizada. Fonte: http://www.baixaki.com.br/download/inspiration.htm#ixzz1tRnUQbat
Expliquei aos alunos que o mapa de
conceitos é uma representação escrita da relação entre conceitos, opiniões,
objetos e ou atividades. Depois simulamos a criação de um mapa:
- Fizemos uma lista de conceitos a serem
colocados no mapa;
- Abaixo de cada um dos centrais
conceitos, listamos os conceitos mais característicos para formar um aglomerado
de idéias relacionadas;
- Traçamos as linhas de conexão entre
as idéias centrais e as outras idéias;
- Escrevemos, sobre as linhas, as
etiquetas (subsídios de ligação) especificando como os conceitos estão ligados;
- Traçamos as linhas das ligações
cruzadas que relacionam conceitos de uma parte do mapa a conceitos de outra
parte do mapa. As ligações cruzadas foram sob a forma de setas que indicavam o
sentido da ligação;
Expliquei que podem existir várias
formas, igualmente corretas, de "mapear" o mesmo conceito.
A
atividade foi realizada assim:
- Os alunos foram divididos em
pequenos grupos. Cada dois alunos ficaram em um computador;
- O nosso tema estudado foi o “Uso inteligente da água”. Cada grupo,
de dois alunos, criaram conceitos importantes em relação ao tema trabalhado e registraram
no computador, utilizando o software Inspiration. Logo em seguida, os alunos
consideraram os termos mais importantes para se incluído no mapa em construção.
- Os alunos
"supervisionaram" o meu trabalho que organizei e reorganizei os
conceitos que os alunos escolheram e desenhei as linhas de conexão para mostrar
a ligação entre os conceitos.
- Durante a atividade, encorajei a
discussão acerca dos conceitos que podem ou não ser adicionados, da sua
relevância relativa e acerca das formas como eles podem se relacionar.
-Após concluirmos o mapa, o mesmo foi
gravado e impresso, para cada aluno.
Dificuldades
Uma das maiores dificuldades
encontrada é que os alunos têm um pouco de dificuldade na leitura e escrita,
devido o comprometimento intelectual, só que tudo foi superado, pois, os mesmos
amam trabalhar no computador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário