sábado, 12 de maio de 2012

Mapas Conceituais na Educação Especial


Mapas Conceituais na Educação Especial

SOUZA, Vera Lúcia Pereira de

Para introduzir os alunos especiais, no meu caso, alunos com deficiência intelectual e múltipla, nos mapas conceituais, fizemos uma atividade de criação sobre um tema previamente estudado pelo nosso grupo. Nesta atividade utilizamos o computador para criar os mapas conceituais, pois, vários alunos, não dominam a leitura e escrita, mas conseguem jogar vários jogos da internet. Utilizamos o Inspiration. 

O Inspiration é um aplicativo que permite a criação de diagramas e mapas mentais. O programa oferece uma interface com diversas formas de criação e maneiras de arranjar as informações. No modo de diagrama, você pode organizar os balões em forma de árvore, como estrutura da web ou como árvore dividida em dois lados. O Inspiration oferece modelos pré-definidos de templates para que você possa criar mapas e diagramas simples sem perder muito tempo. Para as pessoas que preferem gastar alguns minutos com o programa, também é possível fazer a montagem dos balões desde o início até o fim, de forma personalizada. Fonte: http://www.baixaki.com.br/download/inspiration.htm#ixzz1tRnUQbat

Expliquei aos alunos que o mapa de conceitos é uma representação escrita da relação entre conceitos, opiniões, objetos e ou atividades. Depois simulamos a criação de um mapa:
- Fizemos uma lista de conceitos a serem colocados no mapa;
- Abaixo de cada um dos centrais conceitos, listamos os conceitos mais característicos para formar um aglomerado de idéias relacionadas;
- Traçamos as linhas de conexão entre as idéias centrais e as outras idéias;
- Escrevemos, sobre as linhas, as etiquetas (subsídios de ligação) especificando como os conceitos estão ligados;
- Traçamos as linhas das ligações cruzadas que relacionam conceitos de uma parte do mapa a conceitos de outra parte do mapa. As ligações cruzadas foram sob a forma de setas que indicavam o sentido da ligação;
Expliquei que podem existir várias formas, igualmente corretas, de "mapear" o mesmo conceito.

A atividade foi realizada assim:
- Os alunos foram divididos em pequenos grupos. Cada dois alunos ficaram em um computador;
- O nosso tema estudado foi o “Uso inteligente da água”. Cada grupo, de dois alunos, criaram conceitos importantes em relação ao tema trabalhado e registraram no computador, utilizando o software Inspiration. Logo em seguida, os alunos consideraram os termos mais importantes para se incluído no mapa em construção.
- Os alunos "supervisionaram" o meu trabalho que organizei e reorganizei os conceitos que os alunos escolheram e desenhei as linhas de conexão para mostrar a ligação entre os conceitos.
- Durante a atividade, encorajei a discussão acerca dos conceitos que podem ou não ser adicionados, da sua relevância relativa e acerca das formas como eles podem se relacionar.
-Após concluirmos o mapa, o mesmo foi gravado e impresso, para cada aluno.

Dificuldades
Uma das maiores dificuldades encontrada é que os alunos têm um pouco de dificuldade na leitura e escrita, devido o comprometimento intelectual, só que tudo foi superado, pois, os mesmos amam trabalhar no computador.
Postar um comentário