quarta-feira, 23 de maio de 2012

PALESTRA NA COPACOL DE CAFELÂNDIA NOS DIAS 26 E 28 DE MARÇO DE 2012 - PESSOA COM DEFICIÊNCIA E O MERCADO DE TRABALHO


PALESTRA NA COPACOL DE CAFELÂNDIA NOS DIAS 26 E 28 DE MARÇO DE 2012

PESSOA COM DEFICIÊNCIA E O 
MERCADO DE TRABALHO 

Ao mesmo tempo em que me sinto honrada pelo convite para estarmos neste evento de tão alta magnitude, para os alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla deficiência, não posso deixar de manifestar minha dupla preocupação por estar apresentando nossas convicções a respeito das categorias de extrema responsabilidade e relevância no meio educacional e trabalho para as pessoas com deficiência.
“Em busca de igualdade. Estamos aqui.” Tema base: Semana Nacional da Pessoa com deficiência intelectual e múltipla - 2012
“..., o homem não é igual a nenhum outro homem, bicho ou coisa. Ninguém é igual a ninguém. Todo ser humano é um estranho ímpar...” (Carlos Drummond de Andrade)

Inclusão: trazer uma pessoa diferente para um meio de pessoas diferentes.

Integração: trazer uma pessoa diferente para um meio de pessoas iguais.

TIPOS DE DEFICIÊNCIA
FÍSICA - alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física.
AUDITIVA - perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras.
VISUAL - alteração na estrutura ou funcionamento do sistema visual. INTELECTUAL - funcionamento intelectual significativamente inferior à média. MÚLTIPLA - associação de duas ou mais deficiências.

Como tratar pessoas com deficiência intelectual?
- Aja naturalmente ao dirigir-se a uma pessoa com deficiência intelectual;
- Trate-a com respeito e consideração, de acordo com sua idade;
- Não a ignore;
- Cumprimente e despeça-se dela normalmente, como faria com qualquer pessoa;
- Dê atenção a ela, converse e vai ver como pode ser agradável;
-Não superproteja;
-Deixe que ela faça ou tente fazer sozinha tudo o que puder;
- Ajude apenas quando for realmente necessário;
-Não subestime sua inteligência;
- As pessoas com deficiência intelectual levam mais tempo para aprender, mas podem adquirir muitas habilidades intelectuais e sociais.

Inclusão do Profissional com Deficiência no mercado de trabalho Em 1971, a assembleia geral da ONU proclama a “Declaração dos Direitos das Pessoas com Retardo Mental” e, em 1975, aprova a “Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes”. Esses documentos internacionais ressaltam a não-discriminação, o respeito, a dignidade, os direitos civis e políticos das pessoas com deficiência, além de garantirem o direito aos tratamentos que possibilitam o desenvolvimento máximo de suas potencialidades.

Inclusão do Profissional com Deficiência no mercado de trabalho
Que motivos uma empresa tem para contratar um profissional com deficiência?
Razões para contratação
-Legal
-Funcional
-Responsabilidade Social
-Emocional

Legal: Início no Brasil - A primeira razão é o cumprimento da Portaria do Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS) de número 4.677/98fundamentada no artigo 93 da lei número 8.213/91 que regula os benefícios da Previdência Social, bem como o artigo 201 do Decreto número 2.172/97 onde todas as empresas classificadas em:
-I até 200 empregados: 2% de vagas;
- II 201 a 500 empregados: 3% de vagas;
- III 501 a 1000 empregados: 4% de vagas;
-IV acima de 1000 empregados: 5% de vagas
§ 1º. A dispensa de trabalhador reabilitado ou de deficiente habilitado ao final de contrato, por prazo determinado demais de 90 (noventa) dias, e a imotivada, no contrato por prazo indeterminado, só poderão ocorrer após a contratação de substituto de condição semelhante.

Responsabilidade Social Excelente oportunidade para as empresas cumprirem suas promessas sociais. ...pois a sociedade valoriza mais (e compra mais também) das empresas que praticam a inclusão social... - Implantação de Programas de Diversidade

Responsabilidade Social Reação positiva dos clientes, fornecedores e da comunidade... sem dúvida os clientes (razão da existência da empresa) passam a observar a empresa com outros “olhos”...
- Empresa séria e socialmente responsável;
- Empresa que valoriza o ser humano;
- Empresa feliz...

Emocional - Transformação do clima organizacional... reação positiva ocasionada pela presença do Profissional com Deficiência no espaço de trabalho...

Você recomendaria que outra empresas contratem profissionais com deficiência? Todo ser humano precisa de uma oportunidade de trabalho.

Com boa vontade e persistência conseguimos superar nossas limitações. Pequenas atitudes podem fazer a felicidade de muitos.

A convivência com desabilitados junta o grupo e colabora para a “limpeza” de nossa máscara preconceituosa.

É muito importante que as empresas incluam os profissionais com deficiência, não por dó, mas sim, por acreditarem que eles podem ser úteis e produtivos e que também é “legal”...

É muito positivo dissolver preconceitos e dar oportunidade aos marginalizados pela arrogância de uns poucos...
Com a chegada do Profissional com Deficiência na Empresa...
- melhoria do clima organizacional... Maior crença nos princípios e valores da empresa...
- aumento do humanismo dentro da empresa;
- maior satisfação com o local de trabalho;
- aumento da solidariedade;
- maior valorização do ser humano.

“Quebre a resistência e tome uma atitude: construa acessibilidade para Pessoa com Deficiência Intelectual”.
Muito obrigada pela oportunidade de falar a respeito da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla, ser humano de direitos iguais...

Vera Lúcia Pereira de Souza



APAE DE NOVA AURORA -  Escola Novo Amanhecer 



Nenhum comentário: