PROJETO DE INTERVENÇÃO
PEDAGÓGICA NA ESCOLA
EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PARA
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E/OU MÚLTIPLA
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1 Cursista: Vera Lúcia Pereira de Souza[1]
1.2 Área: Educação Especial
1.3 Assunto Geral: Ética
1.4 Tema: Educação no Trânsito para Alunos com Deficiência
Intelectual e/ou Múltipla
1.5 Provedor do Curso: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
Curso de Formação de Professores
do Programa Agrinho sobre Interatividade e Metodologia de Projetos
1.7 Escola de Implementação: Escola “Novo Amanhecer” – Educação Infantil
e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial
1.8 Público objeto da intervenção: Alunos com deficiência intelectual e múltipla matriculados no Ensino Fundamental
– Série Inicial
2 APRESENTAÇÃO
O ser
humano sempre apresentou necessidade de se deslocar de um ambiente a outro a
procura de alimentos, outros proveitos e serviços fundamentais para sua vida.
Hoje em dia, nas cidades contemporâneas, o trânsito representa um enorme dilema para a vida das pessoas, pois ao mesmo momento em que ele consente os ingressos a numerosos pontos onde são oferecidos serviços essenciais públicos, de uso e consumo, o trânsito igualmente é uma enorme fonte de vários males, como por exemplo: engarrafamentos, poluição ambiental, desastres e, ainda, problemas de convívio entre pessoas.
Hoje em dia, nas cidades contemporâneas, o trânsito representa um enorme dilema para a vida das pessoas, pois ao mesmo momento em que ele consente os ingressos a numerosos pontos onde são oferecidos serviços essenciais públicos, de uso e consumo, o trânsito igualmente é uma enorme fonte de vários males, como por exemplo: engarrafamentos, poluição ambiental, desastres e, ainda, problemas de convívio entre pessoas.
Uma
das demandas mais importantes atreladas ao trânsito está pautada ao fato das
cidades desenvolverem em ritmo veloz e a procura de saídas para problemas
associados à circulação de veículos, pessoas e bens crescem em compasso muito
mais vagaroso, apresentando um gradativo desacerto, tornando o problema cada
vez maior. Existe a tendência de crescimento do número de pessoas nas cidades
refletindo no aumento quantitativo de veículos e pessoas em movimento pelas
ruas públicas. (RODRIGUES, 2007).
Infelizmente
as inúmeras disparidades sociais de nosso país se demonstram igualmente no
trânsito, por que os recursos de transporte apresentam uma distribuição
assimétrica dentro dos ambientes urbanos, gerando desigualdades entre as
díspares camadas sociais.
Conhecendo
o importante papel transformador da sociedade que a Escola e a Educação têm,
nos últimos anos, dentro das Políticas Educacionais o “trânsito” tem sido
abordado como uma questão transversal, para contribuir no desenvolvimento de
cidadãos mais conscienciosos e responsáveis, ajuizando deste modo na solução
desses problemas.
Portanto,
proponho o Projeto “Educação no Trânsito para Alunos com Deficiência
Intelectual e/ou Múltipla”, seguindo vários modelos positivos existente
em todo país, que versa da inclusão desse assunto nas práticas educacionais das
Escolas de nosso município, servindo como um caminho de conhecimentos e
desenvolvimento para as os alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla
deficiência do ensino fundamental.
3 JUSTIFICATIVA
Quem
já não se aborreceu no trânsito pela falta de educação de algum pedestre ou
motorista? Para amenizar a ocorrência, garantir segurança dos alunos com
deficiência e promover a cidadania tem que apostar em educar os nossos alunos
desde pequeno, cada vez mais cedo, para normas de comportamento no trânsito que
muitos adultos sequer têm informação.
Ensinar
os alunos a atravessar na faixa de pedestres e a respeitar os sinais de
trânsito são os principais aprendizados.
Creio
que educação para o trânsito principia na escola e na família. Todos somos obrigados
a encarar o trânsito em uma cidade, quer seja como condutores, passageiros ou
pedestres por esse motivo, neste Projeto os alunos, com deficiência intelectual
e/ou múltipla, matriculados no Ensino Fundamental – séries iniciais, irão
apreender o porquê de terem regras e sinalizações de trânsito, por meio da
observação, do estudo, da organização de jogos e brincadeiras.
O
Projeto “Educação no Trânsito para Alunos com Deficiência Intelectual e/ou
Múltipla” procura colaborar efetivamente na preservação, na diminuição
dos acidentes de trânsito e auxiliar na conscientização e informação quanto à
proteção da vida, para a paz no dia-a-dia dos ambientes rurais e urbanos.
4 DADOS DO LOCAL DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO
O presente Projeto terá como local a Escola Novo Amanhecer –
Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial, de
natureza privada e filantrópica. Especificamente, o Projeto de Aula será
realizado no Ensino Fundamental.
A
Escola Novo Amanhecer atende atualmente 121 alunos com deficiência intelectual,
múltiplas deficiências, crianças com diversas síndromes que comprometem o
desenvolvimento, crianças com distúrbios de aprendizagens, condutas típicas que
já passaram por outras escolas e não se adaptaram. Os professores, coordenação pedagógica
e a direção, em conjunto com as equipes técnicas, têm um papel fundamental,
pois são esses profissionais os principais responsáveis pelo processo ensino –
aprendizagem.
A
escola oferece os seguintes programas: Educação Infantil – 00 a 03 anos e 04 a 06 anos; Ensino
Fundamental - 07 a 16 anos e Educação de Jovens e Adultos – Fase – alunos acima
de 16 anos.
A
Educação Profissional, que é um programa que faz parte da EJA, oferece as seguintes
Oficinas: jardinagem e horticultura, reciclagem e papel e cestaria, Oficina de
Culinária – cozinha, bordados e crochê.
5 OBJETIVOS
5.1
Objetivo Geral
Conscientizar-se
que depende de cada um de nós a segurança no trânsito por meio do cumprimento
dos códigos legais.
5.2
Objetivos Específicos
-
Identificar alguns sinais de trânsito de trânsito;
-
Decodificar mensagens dos sinais de trânsito de trânsito;
-
Identificar os direitos e obrigações dos pedestres;
-
Relacionar cuidados principais para cruzar a rua;
-
Conhecer os códigos de trânsito;
-
Estimular a socialização;
-
Desenvolver a capacidade criadora.
6 METODOLOGIA
As
atividades serão desenvolvidas através de:
•
Confecção de jogos de trânsito;
•
Brincadeiras com jogos;
• Música do
trânsito (Música: Esperando o sinal - seguir
a melodia da música “peixe vivo”);
•
Construção de um painel informativo;
•
Utilização da sala de apoio pedagógico no computador;
•
História sobre trânsito;
• Análise da condição de trânsito e sinais de
trânsito na rua da escola;
• Vivência como pedestre, cruzando a rua em frente
à escola sobre a faixa de segurança.
- Para
dar início à discussão sobre Educação para o Trânsito será utilizada a história
em quadrinhos: “Paranazinho – dicas
para motorista”. <http://www.brasilzinho.com.br/revista_transito05.html>
Acesso em 06.05.2012.
- Será
utilizado o recurso: “HQ com o trânsito
não se brinca”. Disponível em:
<http://www.brasilzinho.com.br/transito_nao_se_brinca.html>
Acesso em 06.05.2012.
- Será
utilizado o recurso didático-pedagógico “Bicicleta: Dicas de Segurança”.
Disponível em: <http://www.cetsp.com.br/consultas/bicicleta/dicas-de-seguranca.aspx> Acesso
em: 05.05.2012.
-
Será utilizado o recurso didático-pedagógico “Sinalização”. Disponível em: <http://www.cetsp.com.br/internew/sinalizacao/2007/abertura.html>
Acesso em: 06.05.2012. Por meio deste
site os alunos poderão conhecer, melhor, os sinais de Trânsito, de acordo com o
Código Nacional de Trânsito.
-
Será utilizado o vídeo didático-pedagógico “Trânsito e a Cidadania Ética”. Disponível
em: <http://youtu.be/VPXYXhqsOso>
Acesso em 05.05.2012. Vídeo demonstra o que as pessoas sem ética e cidadania
causam grandes transtornos no trânsito.
-
Será utilizado o vídeo didático-pedagógico “Os Dez Mandamentos do Trânsito JG”.
Disponível em: <http://youtu.be/kTi56uVl0N4>
Acesso em: 05.05.2012. O vídeo demonstra o quanto é importante respeitarmos a
vida no trânsito.
-
Será utilizado o vídeo educativo “Campanha Infantil Educativa para o Trânsito”.
Disponível em: <http://youtu.be/gKm997wJhvw>
Acesso em: 05.05.2012. O vídeo demonstra, através da música, a função das cores
do semáforo.
6.1
Disciplinas envolvidas no Projeto
• Português: Leituras e interpretação de textos e
vídeos;
• Matemática: Histórias matemáticas envolvendo
informações de trânsito;
• Artes: Reciclagem de materiais para organização
de noções de trânsito;
• História: Direitos e obrigações do cidadão;
• Geografia: Localização da rua da escola,
localização da escola em relação ao município e localização dos principais
pontos da cidade;
• Música: Apresentação de música sobre o trânsito,
por meio de vídeos e cd;
• Educação Física: Motricidade ampla por meio de
brincadeiras e trabalho de equipe por meio dos jogos cooperativos educativos;
• Apoio Pedagógico no Computador: Jogos e vídeos interativos.
6.2 Questões
Para Atividades em Grupo:
- Quais os
principais problemas de segurança no trânsito que o brasileiro encara
atualmente?
- Quais as
fundamentais causas que levam os motoristas a métodos violentos e abusivos,
trazendo insegurança ao trânsito nas cidades e estradas?
- O que
funciona mais: corretivos, como multas e perda de pontos na carteira, ou educação,
envolvendo treinamento, campanhas e atendimento psicológico?
- Por que as
crianças são as mais atingidas pelos desastres de trânsito? Quais as medidas
exclusivas que podem ser adotadas para impedir isso?
- Há quinze
anos está em vigor o novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), aprovado em 1997
pelo Congresso Nacional. O que mudou desde que o CTB entrou em vigor? Quais são
suas principais diferenças com relação à legislação antecedente? Pelas
estatísticas, quantas vidas foram preservadas e quantos acidentes deixaram de
ocorrer, desde que o CTB entrou em vigor?
6.3 Dinâmica
Navegar é (im)possível ... Para todos. Disponível
no site: <http://www.projetocooperacao.com.br/category/jogos-e-atividades/>
Acesso em: 06.05.2012.
7
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Segundo Semestre de 2012.
8
AVALIAÇÃO
Depois da realização das atividades, proposta no
Projeto espera-se que os alunos sejam aptos a:
- Distinguir alguns sinais de trânsito de trânsito;
- Compreender que as regras legais existem para nos
proteger;
- Compreender porque precisamos acatar as leis de
trânsito;
- Entender a importância do cinto de segurança;
- Entender que os sinais de trânsito nos trazem conhecimentos;
- Trabalhar em equipe.
Essas
atividades servirão para sistematizar a organização das atuações, permitindo
uma análise apurada das informações, bem como para criar uma melhor
transparência na gestão do Projeto.
9
REFERÊNCIA
RODRIGUES,
J. N. 2007. Placar da Vida: uma analise do Programa “Paz no Trânsito” no
Distrito Federal. (Dissertação de Mestrado em Sociologia). Brasília.
Universidade de Brasília. 116p. Disponível em: <http://biblioteca.universia.net/ficha.do?id=32144564>
Acesso em: 19.02.2012.
ANEXO
1
Navegar é (Im)Possível… Para Todos (Travessia)
Fonte: Fábio Otuzi Brotto – Jogos
Cooperativos: O Jogo e o Esporte como um exercício de convivência. São Paulo:
Editora Projeto Cooperação, 2001. Site: http://www.projetocooperacao.com.br/category/jogos-e-atividades/
Perceber e vivenciar o poder de
realização coletiva quando saltamos do paradigma do individualismo para a
Consciência da Cooperação. Estimular a criatividade, empatia, diálogo grupal,
apoio mútuo, confiança, organização-caótica, resolução de problemas e
disposição para realizar o (im)possível.
Objetivo Comum:
· Navegar do “porto seguro” para o
“ponto futuro”… Todos juntos!
Participação:
· O Grupo é organizado em 04 Times
(“barcos”) com aproximadamente o mesmo número de participantes.
· Cada Time é formado por
“tripulantes” sentados cada um numa cadeira (“parte do barco”), lado a lado.
· Os Times formados são posicionados
como lados de um grande quadrado (“porto seguro”). Porém, deixando os cantos
mais espaçados. Isto é, um “barco” não se encosta ao outro. Todos os barcos
voltados para o centro do quadrado, conforme figura abaixo:
Espaço:
· Um salão amplo para acolher todo o
Grupo.
Material:
- Uma cadeira (sem braço e em boas condições) para cada participante.
Desenvolvimento:
É importante criar uma atmosfera
lúdica desde o início. Para isso, pode-se criar um enredo, um cenário adequado
ao momento. Por exemplo, imaginando um grupo de velejadores sendo desafiado a
realizar diferentes manobras para aperfeiçoar suas competências de navegação.
1o. Desafio:
· Cada barco deverá sair de seu “porto
seguro” e chegar no “ponto futuro”. Isto é, navegar para o outro lado do
quadrado, imediatamente à frente de cada respectivo barco. Todos os tripulantes
devem chegar levando o próprio barco (as próprias cadeiras).
· Quando todos os barcos alcançarem
seu “ponto futuro”, o desafio é vencido por todos!
Condições de Navegação:
· Imaginando que todo o piso do
ambiente corresponde às águas de um oceano muito frio e povoado por tubarões,
todos os barcos deverão navegar respeitando 2 condições:
a) Nenhuma parte do corpo pode tocar a
água (o piso). Incluindo calçados, roupa e qualquer outro tipo de material.
Afinal, a água é muuuito fria e cheia de TUBARÕES!!!
b) O barco (as cadeiras) não pode ser
arrastado.
2o. Desafio:
· Depois de todos os barcos terem
alcançado o “ponto futuro” e celebrado essa conquista, desafiamos o Grupo, como
um único Time, a se posicionar em ordem alfabética… Respeitando as mesmas
Condições de Navegação!!!
Comemoração:
· Um aspecto fundamental do Jogo
Cooperativo é a comemoração de cada pequena-grande realização do Grupo. Ao
final do 2o. Desafio, convidamos todos os “tripulantes” (que a essa
altura, provavelmente, estarão em pé sobre as cadeiras) a darem as mãos e
“mergulharem” no oceano… Agora com as águas aquecidas pelo calor compartilhado
durante toda a Navegação (im) possível!
Recreação:
Existem muitas variações para este
Jogo, para torná-lo mais desafiador e divertido. Vão desde a colocação de
alguns obstáculos (“rodamoinhos”, “piratas”, “furacões” etc.), até a
implementação de diferentes características de “tripulação” (vendar, amordaçar
ou amarrar braços e pernas).
Para facilitar o desafio para grupos
mais jovens ou na falta de cadeiras, podemos substituir as mesmas por folhas de
jornal aberto e estendido no chão.
Durante o Jogo é muito interessante
também utilizar músicas relacionadas ao tema (ex.: “como uma onda no mar” –
Lulu Santos). Até porque, depois de uma boa Navegação Cooperativa,
provavelmente “nada do que foi será do jeito que já foi um dia”!
Processamento:
Esta “Navegação” (im)possível desafia
as pessoas a saírem de seu “ponto seguro” e partir na direção do “ponto
futuro”. Um Jogo Cooperativo muito potente que estimula romper a inércia
provocada pelo comodismo ou pela resignação. Este é um desáfio que pode nos
impulsionar em direção de realizar nossas mais essenciais aspirações e alcançar
metas aparentemente (im)possíveis…. desde que naveguemos orientados pela
bússola da Cooperação.
Em meio a um desafio tão complexo,
alguns aspectos fundamentais podem ser resgatados, tais como Liderança,
Comunicação e Planejamento.
Além disso, a disposição do jogo
possibilita uma boa reflexão sobre Visão Sistêmica, já que, no primeiro
desafio, os barcos atuam como “partes” e, no segundo, são convidados a atuarem
como um todo.
ANEXO
2
MÚSICA:
Esperando o sinal (Melodia a música “peixe vivo").
Como
pode uma criança
Atravessar uma avenida (bis)
Esperando
o sinal
Esperando o sinal
Atravessando
com cuidado
Em sua faixa de segurança
O
verde no símbolo
Indica siga, para você
E você tranqüilamente
Pode a rua atravessar
Esperando
o sinal
Esperando
o sinal
Letra - Fonte: <http://www.detran.ba.gov.br/download/educacao/modulo_basico.pdf>
Acesso em: 06/05/2012.
Melodia – Fonte: <http://youtu.be/iCrP-J7cLIw> Acesso
em: 06/05/2012.
[1] Professora da Rede Estadual do Paraná,
Especialista em: Profissionalização da Pessoa Portadora de Deficiência Mental;
Magistério Superior; Psicopedagogia – Institucional e Clinica; Arte, Educação e
Terapia. Pedagoga. Licenciada em Ciências, com Habilitação em Matemática para
Ensino Fundamental e Ensino Médio. Professora PDE/2009. Professora, atua na
área de educação há 31 anos. verinha1510@gmail.com
5 comentários:
Oi Verinha...que projeto lindo..e bom para desenvolver com nossos alunos...Parabéns...Tomara que tudo dê certo na realização deste...bjos...
Ola professora Neia!
Tudo bem?
Quanto tempo, né?
Já conseguiu terminar as suas atividades do PDE?
Que bom que você gostou do Projeto!
Um grande abraço e que Cristo continue nos iluminando e habitando os nossos corações...
Verinha
Oi verinha
Sou Policial Militar em SC e estudante de Pedagogia na Unidavi, vou fazer um estágio e pensei na Apae de Presidente Getúlio-SC, onde trabalho e estudo. Pensei em um projeto de trânsito e pesquisando achei o seu, gostei muito, vou ver se consigo adapta-lo o modificando em alguns pontos, se puderes me dar uma idéia lhe agradeço. Os alunos são de vários tipos de dificuldades mas fazem parte da sala da oficina, que desenvolvem trabalhos artesanais.
Muito sucesso e felicidades.
daniel
Olá Daniel!
Como vai?
Tudo bem?
Daniel, pelo que eu entendi, você deseja trabalhar o Projeto com educandos da EJA - Especial, é isso mesmo?
Daniel, acredito que você pode trabalhar esse projeto com os educandos das Oficinas, pois, os mesmo oferece várias possibilidades de trabalho.
Como você falou, você só precisa adaptá-lo a sua realidade escolar.
Um prazer poder ajudar!
E também, é muito bom saber que mais pessoas trabalham com educandos com deficiência intelectual e múltipla e se preocupam com a aprendizagem dos mesmos!
Que Cristo continue nos iluminando e habitando os nossos corações...
Verinha
Postar um comentário