SENSO COMUM NO COTIDIANO
EXEMPLOS DE APLICAÇÃO DA CIÊNCIA
SOUZA, Vera Lúcia Pereira de.
Considerando
o dia de trabalho de um trabalhador do setor de construção civil é uma boa
maneira para compreender como se processa o conhecimento vindo do senso comum.
Esse trabalhador, comumente, começa seu dia muito cedo para poder se deslocar
até o lugar onde a construção está sendo levantada. Para tanto, é necessário usufruir
do serviço de condução pública, o que lhe demanda certa informação quanto aos
trajetos de ônibus, trens e metrô, dependendo dos serviços à disposição.
As
atividades dentro da construção, também, são as mesmas feitas em construções anteriores,
adotando um mesmo modelo de repetição, facilmente conseguido pelo trabalhador.
Seu conhecimento profissional permite-lhe certo comando das técnicas de
edificação, mesmo ignorado conceitos e termos técnicos corriqueiros a
engenheiros e arquitetos.
Por
sua vez, a inclusão dessa ciência obtidas no dia-a-dia é imprescindível para
que qualquer indivíduo da sociedade possa interatuar e viver socialmente. São
essas repetições no cotidiano que compõem a rotina individual.
Esses
costumes prosseguem a repetir-se até que alguma transformação origine uma
quebra nesse padrão. Quando isso ocorre, uma nova rotina logo é instaurada e
vem substituir à anterior.
Outro
exemplo seria o ato de estudar, que faz parte do hábito semanal de muitas
crianças e jovens de todo o mundo. A escola beneficia a convivência entre
semelhantes, no que diz respeito à faixa etária e ao período do ciclo de vida,
desde a infância.
Mais
tarde, a passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, e deste para o
Ensino Superior, e deste para a Pós-Graduação, que é o nosso caso, fornece
ocasiões para o estabelecimento de novos hábitos, condutas, relações e valores.
Outra
atividade prática do uso da ciência é ligar a lâmpada e colocar roupas na
máquina de lavar são práticas que, ao serem apreendidas por nós, tornam-se
parte do costume diário.
REFERÊNCIA
PERES, A. M.;
KALINOSKI, C.; MEIER, M. L. Especialização em Saúde para Professores do Ensino
Fundamental e Médio. Módulo I: Unidade
2: O Processo de Pesquisar e o Projeto de Intervenção. Curitiba: UFPR /
CIPEAD, 2012. Disponível em .
Acesso em 02 set 2012.
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