quinta-feira, 10 de abril de 2014

SENSO COMUM NO COTIDIANO EXEMPLOS DE APLICAÇÃO DA CIÊNCIA

SENSO COMUM NO COTIDIANO
EXEMPLOS DE APLICAÇÃO DA CIÊNCIA

SOUZA, Vera Lúcia Pereira de.

              Considerando o dia de trabalho de um trabalhador do setor de construção civil é uma boa maneira para compreender como se processa o conhecimento vindo do senso comum. Esse trabalhador, comumente, começa seu dia muito cedo para poder se deslocar até o lugar onde a construção está sendo levantada. Para tanto, é necessário usufruir do serviço de condução pública, o que lhe demanda certa informação quanto aos trajetos de ônibus, trens e metrô, dependendo dos serviços à disposição.
              As atividades dentro da construção, também, são as mesmas feitas em construções anteriores, adotando um mesmo modelo de repetição, facilmente conseguido pelo trabalhador. Seu conhecimento profissional permite-lhe certo comando das técnicas de edificação, mesmo ignorado conceitos e termos técnicos corriqueiros a engenheiros e arquitetos.
              Por sua vez, a inclusão dessa ciência obtidas no dia-a-dia é imprescindível para que qualquer indivíduo da sociedade possa interatuar e viver socialmente. São essas repetições no cotidiano que compõem a rotina individual.
              Esses costumes prosseguem a repetir-se até que alguma transformação origine uma quebra nesse padrão. Quando isso ocorre, uma nova rotina logo é instaurada e vem substituir à anterior.
              Outro exemplo seria o ato de estudar, que faz parte do hábito semanal de muitas crianças e jovens de todo o mundo. A escola beneficia a convivência entre semelhantes, no que diz respeito à faixa etária e ao período do ciclo de vida, desde a infância.
              Mais tarde, a passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, e deste para o Ensino Superior, e deste para a Pós-Graduação, que é o nosso caso, fornece ocasiões para o estabelecimento de novos hábitos, condutas, relações e valores.
              Outra atividade prática do uso da ciência é ligar a lâmpada e colocar roupas na máquina de lavar são práticas que, ao serem apreendidas por nós, tornam-se parte do costume diário.



REFERÊNCIA


PERES, A. M.; KALINOSKI, C.; MEIER, M. L. Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio. Módulo I: Unidade 2: O Processo de Pesquisar e o Projeto de Intervenção. Curitiba: UFPR / CIPEAD, 2012. Disponível em .  Acesso em 02 set 2012.




Nenhum comentário: