PLANO DE AULA PARA ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL E EJA
Vera Lúcia Pereira de Souza
Tema: Ensinando cartografia para a classe e utilizando o
Google Earth
Grupo de Conteúdo
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Geografia.
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Conteúdos
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- Representação de
paisagem.
- Cartografia.
- Localização espacial.
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Objetivos
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- Desenvolver a noção
espacial e a desenho cartográfico.
- Confrontar diversos tipos de representação da superfície terrestre: mapas, fotos de satélite e imagens aéreas e tridimensionais. |
Tempo Estimado
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Durante o ano Letivo –
conforme a necessidade da turma.
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Material Necessário
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Papel, régua, lápis,
computador com acesso à internet e o programa Google Earth.
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Desenvolvimento
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1ª etapa
Orientar os alunos a
analisar o caminho desde a casa até a escola, identificando pontos para a
localização. Pedir que transformem a observação num croqui, cuidando para
representar as referências.
2ª etapa
Diante do computador,
dividir a turma em grupos e solicitar que explorem este site Google
Earth. Explicar que o desafio é localizar, entre os mapas disponíveis, um que
indique a localização da escola. Orientá-los a comparar os croquis com os
mapas: os pontos de referência são os mesmos? Como são identificados?
Explicar que os desenhos disponíveis são representações com duas dimensões (bidimensionais)
de espaços tridimensionais, com símbolos, legendas e escala específicos.
3ª etapa
Hora de visualizar a
localização em imagem real. Abrir o programa Google Earth e convidar a turma
a procurar uma imagem da escola. Acompanhar o seguinte procedimento: clique
no botão "Mostrar a barra lateral" e em "Voar para".
Digite "Brasil", espere a imagem "voar" até o país.
Introduzir o nome da cidade e orientar os alunos a aproximar a imagem até a
finalidade. Perguntar aos alunos o que estão vendo. É a mesma visão que temos
ao andar pelas ruas? Levá-los a compreender que imagens aéreas e de satélite
são a real visualização da superfície no plano vertical.
4ª etapa
Pedir que confrontem a
imagem do Google Earth com o croqui que haviam organizado e analisem o que
querem adicionar ou alterar.
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Avaliação
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Verificar se os alunos compreenderam
as diversas formas de representação da superfície terrestre e se sabem se
achar em um mapa virtual. Para reforçar o entendimento, repetir a sequência
de atividades com outros pontos expressivos, possibilitando que explorem os
recursos de aproximação e distanciamento da visão no Google Earth para
desenvolver a noção de pertencimento espacial desde o nível do bairro até o
planeta.
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