PLANO DE AULA PARA ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL E EJA
Vera Lúcia Pereira de Souza
Tema: Bem-Estar e Qualidade de Vida
Grupo de Conteúdo
|
Conhecimento sobre o corpo.
|
Conteúdos
|
- Exercício e
condicionamento físicos.
- Conceitos de atividade
física, exercício, saúde e qualidade de vida.
|
Objetivos
|
- Compreender importância
e procedimentos fundamentais sobre atividade física, exercício, saúde e
qualidade de vida e como eles se relacionam.
- Compartilhar de um
programa de exercícios físicos.
|
Tempo Estimado
|
Durante o ano Letivo –
conforme a necessidade da turma.
|
Material Necessário
|
Computador com acesso à
internet e fichas de registro.
|
Desenvolvimento
|
1ª etapa
Conversar com os alunos
sobre atividades físicas e exercícios. Qual a diferença entre eles? O que é capacidade
física e como desenvolvê-la? Saúde e qualidade de vida é a mesma coisa? Quais
as similaridades e diferenças? Quais são as atividades físicas e os
exercícios exercitados por eles dentro e fora da escola? Qual a periodicidade
da prática? Quais benefícios trazem para a saúde? Depois de responderem a
essas questões, expor outras. Quais as práticas mais recomendadas para o desenvolvimento
da capacidade física? E as melhores para a força muscular, a resistência
cardiovascular, a flexibilidade e a manutenção de um peso apropriado?
2ª etapa
Realizar uma avaliação
da capacidade física de cada um, mensurando indicadores como o Índice de
Massa Corporal (IMC) e a potência aeróbica. Os dados necessitam ser anotados
em fichas (veja um modelo abaixo), que devem ser avaliadas no início e no fim
da realização do programa. Nelas, ao mesmo tempo há espaço para marcar as
atividades realizadas.
3ª etapa
Reunir os alunos em
grupos e orientá-los a pesquisar algum tema relacionado à prática física para
a apresentação de seminários. Por modelo, frequência e intensidade da
atividade, aptidão física, práticas mais adequadas à determinada faixa etária
e roupas necessárias.
4ª etapa
Entregar um roteiro aos
grupos com orientações sobre seminários. É importante, por exemplo, que todas
as apresentações considerem elementos básicos sobre cada tema. Durante as
apresentações, orientar a turma a fazer boas perguntas. Qual a prática mais aconselhada
para um idoso? É verdade que o exercício só funciona quando sentimos dor ao
praticá-lo?
5ª etapa
Selecionar com os alunos
os exercícios mais recomendados para proporcionar um bom desenvolvimento da capacidade
física (e que possam ser realizados na escola, como futebol, corrida e
alongamento) e elaborar uma rotina para eles praticarem. Verificar e
monitorar a qualidade da prática de todos. Tudo necessita ser anotado nas
fichas de avaliação. Recomendar ao mesmo tempo em que eles anotem no caderno
percepções subjetivas sobre melhoras do humor e do sono e se notaram o
aumento de apetite.
Adaptar os exercícios
para que todos possam praticá-los, também e esclareça a importância de se
alongar para estimular os membros paralisados.
6ª etapa
Convidar a turma a avaliar
o entorno da escola. Existem espaços apropriados para exercícios físicos
(como parques e clubes)? Nesse período, ao mesmo tempo é conveniente levar os
alunos a uma academia para conversar com os professores e os frequentadores a
respeito dos melhores procedimentos de treinamento e condicionamento físico.
7ª etapa
De volta à escola,
conversar sobre lendas e verdades sobre exercícios físicos, o uso de
anabolizantes e a prática de esportes em excesso.
|
Avaliação
|
Mensurar outra vez o IMC e a
potência aeróbica de cada aluno e registrá-las nas fichas. Explicar as modificações
subjetivas. Avaliar os resultados com o grupo, analisando se o tempo de
prática e realização do programa foi satisfatório para que cada um notasse
algum progresso no nível de competência física. Pedir que organizem,
individualmente, um panfleto informativo, para ser distribuído à comunidade,
sobre os procedimentos fundamentais para a realização de um bom programa de
exercícios físicos.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário