PLANO DE AULA PARA ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL E EJA
Vera Lúcia Pereira de Souza
IMITANDO UMA PAISAGEM SONORA
A paisagem sonora mundial deve ser considerada uma enorme
composição musical soando incessantemente à nossa volta. Somos ao mesmo tempo
seu público, seus executantes, e seus autores. A ecologia sonora compõe-se de numerosos
tipos de sons: agradáveis, desagradáveis, ruidosos, contentes, melancólicos, e
assim por diante. Contudo ela mostra-se particular, no sentido de que a seu significado
é resultante da experiência individual de cada um.
Este trabalho sobre Ecologia Sonora apresenta a paisagem
da seguinte forma:
- Paisagem sonora natural: constituída pelos sons originários da natureza (vento, chuva, ondas do mar, cachoeira, trovão, e animais da selva, do fundo mar, e assim por diante).
- Paisagem sonora natural: constituída pelos sons originários da natureza (vento, chuva, ondas do mar, cachoeira, trovão, e animais da selva, do fundo mar, e assim por diante).
- Paisagem sonora humana:
formada pelos sons produzidos pelo homem espontânea ou involuntariamente:
choro, riso, grito, fala, canto, palmas, e os sons internos do corpo humano.
- Paisagem sonora
tecnológica: constituída pelos sons dos aparelhos tecnológicos inventados pelo
homem (carro, moto, avião, trem, sirene, telefone, autofalante, sino, música
eletrônica, e assim por diante).
OBJETIVOS
- Promover uma experiência
de construção de paisagens sonoras com vozes.
- Desenvolver nos alunos com deficiência intelectual, múltipla deficiência e transtornos globais do desenvolvimento a capacidade de sensibilizar-se para analisar e compreender os sons e sua importância na construção de diversas paisagens sonoras.
- Desenvolver nos alunos com deficiência intelectual, múltipla deficiência e transtornos globais do desenvolvimento a capacidade de sensibilizar-se para analisar e compreender os sons e sua importância na construção de diversas paisagens sonoras.
CONTEÚDO
- Paisagens sonoras
humana, natural e tecnológica.
ESTRATÉGIAS
- Conversa com os alunos envolvidos no
processo a respeito dos diversos tipos de sons que permeiam o nosso dia-a-dia.
- Explicação sobre os diversos
tipos de paisagens sonoras.
- Diferenciação dos diversos
tipos de paisagens por meio de imitação feitas pelos próprios alunos.
- Produção de um vídeo com
as imitações dos alunos.
AVALIAÇÃO
Os alunos participarão escutando,
perguntando, emitindo idéias e especialmente nas imitações ou construções das
paisagens sonoras.
O vídeo deverá ser
socializado com os alunos para que os mesmos possam apreciar suas produções
sonoras.
A percepção sonora é algo
que começa quando o indivíduo ainda está no útero materno e desenvolve-se ao
longo da vida, por isto compreende-se que é um acontecimento que necessita ser
trabalhado na família e na escola desde os primeiros períodos da vida para que
se possa desenvolver nos pequenos a habilidade e a capacidade de apreciar os
sons, deste modo como aprender a identificá-los e a imitá-los, o indivíduo ao
mesmo tempo deve compreender que cada som traz em seu bojo uma carga de definição,
por isto pode-se dizer que igualmente como as palavras as paisagens sonoras são
polissêmicas.
Este é um trabalho muito interessante à medida que pode despertar nos alunos a habilidade de imitar alguns sons e de apreciá-los como mais uma forma de se relacionar com os outros e com o meio.
Este é um trabalho muito interessante à medida que pode despertar nos alunos a habilidade de imitar alguns sons e de apreciá-los como mais uma forma de se relacionar com os outros e com o meio.
REFERÊNCIAS
MARIN, Andréia Aparecida. Paisagens Sonoras. Disponível em:
http://www.almaterraduo.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=46&Itemid=106%20Acessa%20do%20em%2011%20de%20Agosto%20de%202010 Acesso em 06 dez 2010.
http://www.almaterraduo.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=46&Itemid=106%20Acessa%20do%20em%2011%20de%20Agosto%20de%202010 Acesso em 06 dez 2010.
GUERRA, Maria Terezinha Teles. Paisagem Sonora. Disponível em:
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=ensinar_e_aprender.turbine_interna&id_dica=220 Acesso em 07 dez 2010.
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=ensinar_e_aprender.turbine_interna&id_dica=220 Acesso em 07 dez 2010.
CONSANI, Marciel. Ecologia Sonora: Abordagem
Necessária. Disponível em: http://www.nead.ufpr.br/Midias_Conteudo_Basico/modulo_radio/pdfs/ecologiasonora.pdf
Acesso em 07 dez 2010.
Ecologia Sonora.
Disponível em:
<http://eueasmidias.pbworks.com/f/Ecologia+Sonora.pdf>.
Acesso em 07 dez 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário