sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

PLANO DE AULA PARA ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EJA - TEMA: IMITANDO UMA PAISAGEM SONORA


PLANO DE AULA PARA ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EJA

Vera Lúcia Pereira de Souza

IMITANDO UMA PAISAGEM SONORA

            A paisagem sonora mundial deve ser considerada uma enorme composição musical soando incessantemente à nossa volta. Somos ao mesmo tempo seu público, seus executantes, e seus autores. A ecologia sonora compõe-se de numerosos tipos de sons: agradáveis, desagradáveis, ruidosos, contentes, melancólicos, e assim por diante. Contudo ela mostra-se particular, no sentido de que a seu significado é resultante da experiência individual de cada um.
            Este trabalho sobre Ecologia Sonora apresenta a paisagem da seguinte forma:
- Paisagem sonora natural: constituída pelos sons originários da natureza (vento, chuva, ondas do mar, cachoeira, trovão, e animais da selva, do fundo mar, e assim por diante).
- Paisagem sonora humana: formada pelos sons produzidos pelo homem espontânea ou involuntariamente: choro, riso, grito, fala, canto, palmas, e os sons internos do corpo humano.
- Paisagem sonora tecnológica: constituída pelos sons dos aparelhos tecnológicos inventados pelo homem (carro, moto, avião, trem, sirene, telefone, autofalante, sino, música eletrônica, e assim por diante).


OBJETIVOS
- Promover uma experiência de construção de paisagens sonoras com vozes.
- Desenvolver nos alunos com deficiência intelectual, múltipla deficiência e transtornos globais do desenvolvimento a capacidade de sensibilizar-se para analisar e compreender os sons e sua importância na construção de diversas paisagens sonoras.

CONTEÚDO
- Paisagens sonoras humana, natural e tecnológica.

ESTRATÉGIAS
 - Conversa com os alunos envolvidos no processo a respeito dos diversos tipos de sons que permeiam o nosso dia-a-dia.
- Explicação sobre os diversos tipos de paisagens sonoras.
- Diferenciação dos diversos tipos de paisagens por meio de imitação feitas pelos próprios alunos.
- Produção de um vídeo com as imitações dos alunos.

AVALIAÇÃO
Os alunos participarão escutando, perguntando, emitindo idéias e especialmente nas imitações ou construções das paisagens sonoras.
O vídeo deverá ser socializado com os alunos para que os mesmos possam apreciar suas produções sonoras.
A percepção sonora é algo que começa quando o indivíduo ainda está no útero materno e desenvolve-se ao longo da vida, por isto compreende-se que é um acontecimento que necessita ser trabalhado na família e na escola desde os primeiros períodos da vida para que se possa desenvolver nos pequenos a habilidade e a capacidade de apreciar os sons, deste modo como aprender a identificá-los e a imitá-los, o indivíduo ao mesmo tempo deve compreender que cada som traz em seu bojo uma carga de definição, por isto pode-se dizer que igualmente como as palavras as paisagens sonoras são polissêmicas.
Este é um trabalho muito interessante à medida que pode despertar nos alunos a habilidade de imitar alguns sons e de apreciá-los como mais uma forma de se relacionar com os outros e com o meio.


REFERÊNCIAS


GUERRA, Maria Terezinha Teles. Paisagem Sonora. Disponível em:
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=ensinar_e_aprender.turbine_interna&id_dica=220 Acesso em 07 dez 2010.

CONSANI, Marciel. Ecologia Sonora: Abordagem Necessária. Disponível em:  http://www.nead.ufpr.br/Midias_Conteudo_Basico/modulo_radio/pdfs/ecologiasonora.pdf Acesso em 07 dez 2010.

Ecologia Sonora. Disponível em:
Postar um comentário