IMITANDO
UMA PAISAGEM SONORA
[1]SOUZA, Vera Lúcia Pereira de
A paisagem sonora
mundial deve ser considerada uma enorme composição musical soando
incessantemente à nossa volta. Somos ao mesmo tempo seu público, seus
executantes, e seus autores. A ecologia sonora compõe-se de numerosos tipos de
sons: agradáveis, desagradáveis, ruidosos, contentes, melancólicos, e assim por
diante. Contudo ela mostra-se particular, no sentido de que a seu significado é
resultante da experiência individual de cada um.
Este trabalho sobre
Ecologia Sonora apresenta a paisagem da seguinte forma:
- Paisagem sonora natural: constituída pelos sons originários da natureza (vento, chuva, ondas do mar, cachoeira, trovão, e animais da selva, do fundo mar, e assim por diante).
- Paisagem sonora natural: constituída pelos sons originários da natureza (vento, chuva, ondas do mar, cachoeira, trovão, e animais da selva, do fundo mar, e assim por diante).
- Paisagem sonora humana: formada pelos sons produzidos pelo homem espontânea
ou involuntariamente: choro, riso, grito, fala, canto, palmas, e os sons
internos do corpo humano.
- Paisagem sonora tecnológica: constituída pelos sons dos aparelhos
tecnológicos inventados pelo homem (carro, moto, avião, trem, sirene, telefone,
auto-falante, sino, música eletrônica, e assim por diante).
OBJETIVOS
- Promover uma experiência de construção de paisagens sonoras com vozes.
- Desenvolver nos alunos com deficiência intelectual, múltipla deficiência e transtornos globais do desenvolvimento a capacidade de sensibilizar-se para analisar e compreender os sons e sua importância na construção de diversas paisagens sonoras.
- Desenvolver nos alunos com deficiência intelectual, múltipla deficiência e transtornos globais do desenvolvimento a capacidade de sensibilizar-se para analisar e compreender os sons e sua importância na construção de diversas paisagens sonoras.
CONTEÚDO
- Paisagens sonoras humana, natural e tecnológica.
ESTRATÉGIAS
- Conversa com os alunos
envolvidos no processo a respeito dos diversos tipos de sons que permeiam o
nosso dia-a-dia.
- Explicação sobre os diversos tipos de paisagens sonoras.
- Diferenciação dos diversos tipos de paisagens por meio de imitação
feitas pelos próprios alunos.
- Produção de um vídeo com as imitações dos alunos.
AVALIAÇÃO
Os alunos participarão escutando, perguntando, emitindo idéias e especialmente
nas imitações ou construções das paisagens sonoras.
O vídeo deverá ser socializado com os alunos para que os mesmos possam
apreciar suas produções sonoras.
A percepção sonora é algo que começa quando o indivíduo ainda está no útero
materno e desenvolve-se ao longo da vida, por isto compreende-se que é um acontecimento
que necessita ser trabalhado na família e na escola desde os primeiros períodos
da vida para que se possa desenvolver nos pequenos a habilidade e a capacidade
de apreciar os sons, deste modo como aprender a identificá-los e a imitá-los, o
indivíduo ao mesmo tempo deve compreender que cada som traz em seu bojo uma
carga de definição, por isto pode-se dizer que igualmente como as palavras as
paisagens sonoras são polissêmicas.
Este é um trabalho muito interessante à medida que pode despertar nos
alunos a habilidade de imitar alguns sons e de apreciá-los como mais uma forma
de se relacionar com os outros e com o meio.
REFERÊNCIAS
http://www.almaterraduo.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=46&Itemid=106%20Acessa%20do%20em%2011%20de%20Agosto%20de%202010 Acesso em 06 dez 2010.
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=ensinar_e_aprender.turbine_interna&id_dica=220 Acesso em 07 dez 2010.
http://www.nead.ufpr.br/Midias_Conteudo_Basico/modulo_radio/pdfs/ecologiasonora.pdf
Acesso em 07 dez 2010.
http://eueasmidias.pbworks.com/f/Ecologia+Sonora.pdf Acesso em 07 dez 2010.
[1] Professora QPM, 31 anos de
Magistério, Professora PDE/2009, Projeto: Educação Profissional para Alunos com
Deficiência Intelectual Significativa - Oficinas Pedagógicas, graduada: em
Ciências físicas e biológicas, com habilitação em matemática para 1º grau e
ensino médio e em Pedagogia, Assistente Social, Pós-Graduada em:
Profissionalização da Pessoa Portadora de Deficiência Mental (UEL); Magistério
Superior (TUIUTI); Arte, Educação e Terapia (FAPI) e em Psicopedagogia
Institucional e Clínica (UNIMEO).
Nenhum comentário:
Postar um comentário