domingo, 10 de novembro de 2019

A IMPORTÂNCIA DA COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL


A IMPORTÂNCIA DA COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL


SOUZA, Vera Lúcia Pereira de Souza[1]

RESUMO

A finalidade deste artigo científico é analisar o papel da coordenadoria de tecnologia educacional no atual modelo de gestão escolar democrática. O mesmo foi escrito a partir de pesquisas bibliográficas realizadas em vários materiais tais como: teses, artigos, e outros materiais relacionados a gestão escolar democrática e a importância da coordenadoria de tecnologia educacional. Vários autores foram pesquisados, os quais subsidiaram o presente artigo. Ainda nas Considerações Finais, o presente artigo aborda que, o gestor da educação democrática necessita estar atento a práticas da coordenadoria de tecnologia educacional pois, isso demanda uma educação de qualidade para os alunos e toda comunidade escolar. Todos os agentes da educação têm a obrigação e o dever de construir uma escola que favoreça o uso das tecnologias educacionais. Isso é uma escola democrática, pois, permite várias possibilidades de aprendizagem para todos os alunos. Quanto a metodologia utilizada no presente artigo é a pesquisa bibliográfica, fundamentada na análise de leitura de textos de vários autores.

Palavras-chave: Democratic management. Educational technology. Coordination



ABSTRACT

The purpose of this scientific article is to analyze the role of educational technology coordination in the current model of democratic school management. The same was written from bibliographical research conducted in various materials such as theses, articles, and other materials related to democratic school management and the importance of coordinating educational technology. Several authors were researched, which supported this article. Still in the Final Considerations, this article discusses that, the manager of democratic education needs to be aware of the practices of the educational technology coordinator because, this demands a quality education for the students and the whole school community. All agents of education have the obligation and duty to build a school that favors the use of educational technologies. This is a democratic school because it allows various learning possibilities for all students. Regarding the methodology used in this article is the bibliographic research, based on the reading analysis of texts by various authors.

Keywords: Democratic management. Educational technology. Coordination



INTRODUÇÃO


            Disponibilizar aos alunos e toda a comunidade escolar recursos tecnológicos, abre novas possibilidades de aprendizagem a todos os envolvidos na educação, e uma gestão escolar democrática é de suma importância, pois, um gestor democrático acredita e sabe das necessidades de se ter um coordenador de tecnologia educacional na escola. A escola não pode mais ficar a margem dos recursos tecnológicos.

            Logo, é de suma importância que, o professor coordenador de tecnologia educacional, juntamente (com o aval do gestor democrático) com toda comunidade escolar possam possibilitar propostas educacionais digitais, que proporcionam oportunidades para desenvolver as potencialidades educacionais de todos os alunos.

            Assim, o presente artigo busca demonstrar, por meio da pesquisa bibliográfica, a importância de uma gestão democrática e, a importância de se ter professor coordenador de tecnologias educacionais na prática pedagógica, para uma educação de qualidade para todos os alunos.

            A metodologia utilizada no presente artigo foi a pesquisa bibliográfica, fundamentada na análise de leitura de textos de vários autores alistados ao tema supracitado.


MÉTODO


            O presente trabalho foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica disponibilizada na disciplina Planejamento de Tecnologia Educacional para Inovação e Mudança do Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação – MUST University – Flórida.

 

            A metodologia do presente trabalho foi realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre a importância de se ter na escola a Coordenadoria de Tecnologia Educacional e, a importância de um gestor escolar democrático que, entenda a importância das tecnologias como mais um recurso para uma melhor aprendizagem de todos os alunos e, também um benefício para toda a comunidade escolar.

            Na revisão de literatura, visando aprofundar o conhecimento a respeito do tema a importância da coordenadoria de tecnologia educacional, foram abordadas questões como o papel do gestor escolar na inclusão das TIC na escola, experiências em construção e redes colaborativas de aprendizagem, guia prático para gestores educacionais, gestão escolar e o uso das tecnologias de informação e comunicação, suas possibilidades, informática educacional e os passos de implantação ou reformulação de um projeto educacional tecnológico.


DESENVOLVIMENTO – REVISÃO LITERÁRIA


            A princípio, as tecnologias foram introduzidas nas escolas para atendimento da área administrativa, para que assim, o trabalho administrativo fosse agilizado. Depois, adentraram na educação e na aprendizagem, mas, sem haver preocupação na inclusão as atividades pedagógicas da sala de aula, logo, as tecnologias foram vistas como uma atividade a mais, como uma aula de informática. (ALMEIDA; RUBIM, 2004).

            Mais tarde, as tecnologias educacionais foram vistas como inovadoras e, os professores começaram utilizar os recursos tecnológicos, orientados por professores responsáveis pelos laboratórios de informática. Assim, a partir dessa visão inovadora, levou a tomada de consciência da importância de incorporar as tecnologias à praticas educacionais ao conjunto da sala de aula, a partir daí começou a observar a importância de envolver os coordenadores educacionais de tecnologia nas atividades educativas. (ALMEIDA; RUBIM, 2004).

            Assim, essa nova tomada de consciência tecnológica leva à percepção de que, o papel do gestor democrático, juntamente com o professor coordenador de tecnologias educacionais,  não seria, somente, o provedor de condições para o uso efetivo das tecnologias na sala de aula, mas, um gestor democrático que, realmente acredite o quanto é importante ter professor coordenador de tecnologias na Escola, pois, o mesmo subsidiará uma educação de qualidade a todos os alunos. (ALMEIDA; RUBIM, 2004).

            O grande desafio que aqui se coloca é: como aprender a formar professores para transformar sua prática, e por sua vez a escola, impactando efetivamente na aprendizagem dos alunos na cultura digital? Não é um desafio trivial! (SILVA, 2019, p. 5).

            Para responder as perguntas supracitadas é de suma importância que, tenham apontados todas os passos do planejamento para a construção de um plano de formação continuada para os professores, para a utilização pedagógica dos recursos tecnológicos na aprendizagem / educação de todos os alunos. Ainda, ressalta-se que o planejamento é um procedimento colaborativo e demanda constante avaliação e adequações ao longo de sua implantação.  (SILVA, 2019).

            Assim, para inserir ou reformular um projeto de tecnologia educativa, pode-se  escolher um procedimento a partir das seguintes etapas: análise tecnológica da escola, do professor e do aluno; plano de ação; habilitação dos professores; conhecimento e pesquisa de softwares; elaboração do projeto pedagógico com a utilização da tecnologia educativa; implantação e avaliação do projeto e replanejamento. (SIMÕES, 2004).

É importante entender que o uso de tecnologias educacionais nas escolas resulta do processo de difusão de adoção, implementação e integração, e os obstáculos ou a resistência podem ocorrer em qualquer uma ou em todas as fases desse processo. É preciso ter uma perspectiva instrumentalista e trabalhar ativamente para garantir que a tecnologia seja implementada com sucesso. Isso requer que os responsáveis por difundir uma tecnologia se familiarizem com as estratégias e os modelos que podem ajudar no desenvolvimento de planos de implementação. (PEREIRA, 2008a, p. 8).


            Ainda, esses projetos necessitam considerar as várias áreas do conhecimento de uma forma interligada e que, extrapole o enfoco das disciplinas escolares, proporcionando o desenvolvimento de um conhecimento sistemático, em que a implementação do projeto passa a ser um elemento interdependente de todo um sistema. (SIMÕES, 2004).

A gestão escolar deve socializar e incentivar o uso das tecnologias como aliadas nas metodologias de sala de aula. As tecnologias não facilitam o processo para os docentes, pois a tecnologia está se atualizando constantemente, o que exige do docente uma formação que possibilite a utilização destes recursos e que acompanhe a realidade do educando. As tecnologias não são indispensáveis ao processo de aprendizagem, mas elas são ferramentas que favorecem o processo, a base da aprendizagem e do uso das tecnologias depende da formação do docente que utiliza a tecnologia na sua metodologia. Os gestores não articulam apenas a formação continuada da sua equipe, mas também percebem a contribuição das tecnologias para a aprendizagem. As tecnologias favorecem a construção do conhecimento, estimulam a busca por novas aprendizagens, desta forma colabora para a formação de alunos conscientes e críticos que transformam informação em conhecimento. A inserção das tecnologias na escola é um processo lento que demanda interesse e uma gestão articulada para que a sua utilização aconteça de forma a promover um ensino de qualidade que ocorra de forma democrática. (RAMPELOTTO; MELARA; LINASSI, 2015, p.8).


            Portanto, o gestor escolar democrático, dentro desta perspectiva, atua nas esferas de divulgar, estimular e contribuir para a formação continuada dos professores e, para os processos de gestão democrática dentro de um ambiente escolar colaborativo, que favorece o acesso a informação, o trabalho colaborativo que, envolva a comunidade escolar, uma atuação que favoreça a utilização das tecnologias e a sua propagação. (RAMPELOTTO; MELARA; LINASSI, 2015).

            É importante ressaltar que, na utilização dos recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas, é necessário questionar o objetivo que se quer atingir, avaliando continuamente os benefícios e limites dos recursos tecnológicos educacionais, visando assim à implantação de um projeto de tecnologia educacional concomitante com as práticas da escola contemporânea, por isso é de suma importância ter professor coordenador de tecnologias educacionais na escola, pois, ele direcionará o caminho educacional, com o uso das tecnologias, com muita qualidade e funcionalidade. (SIMÕES, 2004).

            Assim, gestores educacionais democráticos, professores coordenadores de tecnologia e demais profissionais da escola, unidos por uma educação de qualidade para todos, podem criar momentos, que permitam experimentar o uso das tecnologias no dia-a-dia escolar e, deste modo, dar oportunidades de participação em redes colaborativas de aprendizagem, apoiadas em ambientes virtuais de aprendizagem, para encontrar, coletivamente, um caminho mais próspero, combinado com a identidade da escola e o contexto em que ela se acha inserida. (ALMEIDA; RUBIM, 2004).

            Finalizando, a coordenadoria de tecnologia educacional é responsável pelo desenvolvimento, pelo bom emprego, pelo treinamento e pelo desenvolvimento da formação continuada de profissionais para a utilização dos díspares equipamentos tecnológicos. Todas as atuações sugeridas por ela precisam ter como principal objetivo introduzir e empregar as tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo educacional de forma expressiva para todos os alunos e comunidade escolar. (PEREIRA, 2008b).

            Ainda, o coordenador de tecnologia educacional precisa ser, preferencialmente, um professor, pois, o mesmo entende toda a prática pedagógica, além de um básico domínio técnico dos recursos tecnológicos, logo, é indispensável que ele possua conhecimento do campo escolar, dinamismo, didática pedagógica e boa gestão da sala de aula. (PEREIRA, 2008b).


CONCLUSÕES


            Por meio da análise dos materiais da pesquisa bibliográfica, ficou bem claro que, a gestão democrática educacional, quando apoia o professor coordenador tecnologia, desencadeia a participação social de toda a comunidade escolar, por meio do planejamento, de tomada de decisões, definição do uso de recursos tecnológicos, necessidades de investimento e execução das ações coletivas, por meio da avaliação da escola e da política educacional.         

            O sucesso de uma escola é regulado pelo desempenho de seus alunos. Este fato se faz por meio da construção da participação de toda comunidade escolar e da gestão escolar democrática. Logo, é de suma importância que professor coordenador de tecnologia trabalhe junto aos professores, e, se possível, junto a toda comunidade escolar, a concepção de escola que deseja implementar o trabalho pedagógico de qualidade, como princípio educacional dos professores que atuam nessa escola, de maneira a promover a aprendizagem continua dos alunos.

            A gestão democrática juntamente com o professor coordenador de tecnologia educacional, necessitam articular ações que promovam não só a participação dos professores e toda comunidade escolar, mas, ainda a formação, a reflexão de todos quanto às precisões de aprendizagem de todos os alunos, dentro de um ambiente escolar que utilizam os recursos tecnológicos para melhorar, cada vez, a aprendizagem de todos.

              Assim, todos os agentes da educação têm a obrigação e o dever de construir uma escola que favoreça o uso das tecnologias educacionais. Isso é uma escola democrática, pois, permite várias possibilidades de aprendizagem para todos os alunos.



             































REFERÊNCIAS


ALMEIDA, M.; RUBIM, L. O papel do gestor escolar na incorporação das TIC na escola: experiências em construção e redes colaborativas de aprendizagem. São Paulo: PUC-SP, 2004. Disponível em: . Acesso em: 05 set. 2019.


PEREIRA, Ane Caroline de Souza. Diferentes Perspectivas e Fases Para a Implantação de um Projeto de Tecnologia Educacional. Conteúdo do livro Encyclopedia of Information Technology Curriculum Integration. 2008a. Disponível em: < http://mustuniversity.s3-sa-east-1.amazonaws.com/DISCIPLINAS/EDU640_Educational_Technology_Planning_for_Innovation_and_Change/MATERIAL_DIDATICO/PDF_DOWNLOAD/PORTUGUES/EDU640_1_1.pdf>. Acesso em: 03 set. 2019.


PEREIRA, Ane Caroline de Souza. Coordenadoria de Tecnologia Educacional. Conteúdo do livro Encyclopedia of Information Technology Curriculum Integration. 2008b. Disponível em:< http://mustuniversity.s3-sa-east-1.amazonaws.com/DISCIPLINAS/EDU640_Educational_Technology_Planning_for_Innovation_and_Change/MATERIAL_DIDATICO/PDF_DOWNLOAD/PORTUGUES/EDU640_2_1.pdf>. Acesso em: 02 set. 2019.


RAMPELOTTO, Elisane Maria; MELARA, Adriane; LINASSI, Priscila Silva. Gestão Escolar: O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e suas Possibilidades. EDUCARE. XII Congresso Nacional de Educação. PUCPR. 2015. Disponível em: . Acesso em: 05 set. 2019.


SILVA, Maria da Graça Moreira da. Guia Prático para Gestores Educacionais. CIEB – Centro de Inovação para a Educação Brasileira. Desenvolvimento de Competências Digitais de Professores. CENPEC – Coordenação de Tecnologias Digitais. 2019. Disponível em: . Acesso em: 03 set. 2019.


SIMÕES, Vivianne Augusta Pires. (UNIPAR). Informática Educativa: Etapas de Implantação ou Reformulação de um Projeto. Educação Fonte de Transformação onde a Cidadania Acontece. XIII Semana de Estudos Pedagógicos. Akrópolis, Umuarama, v.12, nº.4, out./dez., 2004. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2019.




[1]Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – MUST UNIVERSITY– Florida – USA. 2019. E-mail: veralucpsouza@yahoo.com.br   


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