domingo, 10 de novembro de 2019

O GESTOR E A ORGANIZAÇÃO: ANÁLISE E SATISFAÇÃO DO CLIENTE


O GESTOR E A ORGANIZAÇÃO: ANÁLISE E SATISFAÇÃO DO CLIENTE

SOUZA[1], Vera Lúcia Pereira de

 


 

RESUMO

O presente trabalho tem a finalidade de fazer um breve relato a respeito da Tecnologia da Informação ERP – Enterprise Resource Planning, e, procura compreender os benefícios na Gestão de Processos que, ajudam no crescimento dos negócios nas organizações, também procura conhecer o Business Intelligence. Analisa como a inovação e a Cadeia de Valores, fortalecem e ampliam os rendimentos das organizações. E, finalmente aborda como o Valor e Vantagem Competitiva podem angariar crescimento dentro das organizações. O mesmo trata que uma gestão atuante requer a participação geral de todas pessoas/colaboradores da organização. Na Conclusão, o presente trabalho aborda que o gestor da organização deve sempre estar atento a práticas que realmente elevam o crescimento da organização e o crescimento humano. Quanto a metodologia empregada no presente trabalho é a pesquisa bibliográfica, baseada na análise de leitura de textos de vários autores.


Palavras-Chaves: Organização. Tecnologia da Informação. Negócios. Crescimento. Vantagem Competitiva.


ABSTRACT
The purpose of this paper is to provide a brief account of the ERP - Enterprise Resource Planning Information Technology, and to understand the benefits of Process Management that help business growth in organizations. It analyzes how innovation and the Chain of Values ​​strengthen and increase the income of organizations. And finally, it addresses how Value and Competitive Advantage can raise growth within organizations. The same treats that an active management requires the general participation of all persons / collaborators of the organization. In the Conclusion, the present work addresses that the manager of the organization must always be aware of practices that really increase the growth of the organization and the human growth. The methodology used in the present work is the bibliographical research, based on the analysis of reading texts of several authors.
 
 
Keywords: Organization. Information Technology. Business. Growth. Competitive advantage.



1 - INTRODUÇÃO

 

A Estratégia Relacionamento vem sendo considerada pelas organizações preocupadas com a fidelidade de seus clientes, como uma nova face dos negócios e um conjunto de oportunidades estratégicas, na qual o consumidor/cliente torna-se o centro das atenções.
Por meio desta ferramenta, a organização pode projetar e lançar ações voltadas aos clientes, procurando sempre que este se torne cada vez mais próximo de seus produtos ou serviços, de forma utilizá-los e recomendá-los a várias pessoas, pois, indiretamente e imperceptivelmente, reconhecem o valor que, a todo o momento se preocupa com o bem estar do cliente e, atende prontamente suas solicitações.
Assim, o presente trabalho faz um breve relato sobre o conjunto de mudanças constantes no mundo dos negócios, e como as organizações têm revisto suas táticas, buscando formas alternativas de inovação, terceirizando seu processo de pesquisa por meio de obtenções, alianças, ou somente procurando novas formas de cooperação.
Ainda, faz um breve relato a respeito da cadeia de valor, como instrumento principal para diagnosticar a vantagem competitiva, onde a mesma podem ser oportunidades de inovação de crescimento dentro das organizações.
Portanto, por meio de leitura dos artigos propostos, procura demonstrar que a estratégia organizacional de relacionamento acontece entre cliente e o colaborador. Pois, no mundo competitivo da atualidade, a estratégia organizacional passou a ser ferramenta para todos as esferas, por ser uma ferramenta essencial na fidelização do cliente, suscitando um relacionamento mais duradouro.


2 - DESENVOLVIMENTO – REVISÃO LITERÁRIA


              Quando as organizações trabalham com conceitos de valor, como a utilização, valor de permuta, concepção de valor, valor capturado, valor percebido, o emprego do valor, demonstra que a formação e a sustentação de vantagem concorrente, vão além da visão predominantemente econômica.  Elas carecem ser concluídas por dimensões que alcancem o cliente, alterando sua condição de espírito, seus anseios e suas sentimentos. (ITO; HAYASHI JUNIOR; GIMENEZ; FENSTERSEIFER, 2012).

              A vantagem concorrente, nesse novo argumento, entende-se como uma direção de um sistema de organizações que se alinham para a criação e a entrega de um valor de uso, e que se relaciona reciprocamente para decompor o valor. (ITO; HAYASHI JUNIOR; GIMENEZ; FENSTERSEIFER, 2012).
              Em um movimento circular, as informações e valores seguem a montante e a vazante da cadeia das organizações, desenvolvendo um acontecimento complexo em que o procedimento de formação da tática é determinada por uma resposta rápida e própria de cada estrategista. (ITO; HAYASHI JUNIOR; GIMENEZ; FENSTERSEIFER, 2012).
              Logo, o modelo da Cadeia de Valor da Inovação pode ser aplicado na inovação do crescimento das organizações. Nesse modelo de Cadeia de Valor da Inovação não existe fronteira integralmente definida, pode existir sobreposição e algumas repetições entre elas. Um olhar integrado do conjunto das atuações inovadoras pode gerar efeitos potencialmente maiores do que quando atuações são estudadas de maneira isolada. (ADES; ROCHA; PLONSKY; SALERNO, 2010).
              As pesquisas demonstram que, uma abordagem com muitos mecanismos ao mesmo tempo, pode acarretar a diminuição na produção de inovações. Assim, precisa-se avaliar com a devida discriminação os organismos que, podem ser melhores empregados pela organização na procura da vantagem competitiva por meio das inovações. (NISIYAMA; OYADOMARI, 2012).
              Portanto, o procedimento decisório e os fatores essenciais para decisão nas inovações cooperativas, os organismos ou estruturas organizacionais que, possam propiciar as inovações nos ambientes novos e colaborativos, são aspectos interessantes para futuras análises. (NISIYAMA; OYADOMARI, 2012).
              Quando se fala em inovações nas organizações, fala-se também, nas ferramentas de Business Intelligence - BI, que são uma união de diversas técnicas e tecnologias que, trabalhando de forma ligada e sistemática, podem trazer grandes benefícios para as organizações. A implementação de BI não se torna uma empreitada fácil, e depende de vários fatores que irão determinar o sucesso ou insucesso da solução. (ANTONELLI, 2009).
              Logo, a tomada de decisões, com base em subsídios úteis e seguros, tornar-se cada vez mais valorizado pelos empreendedores, o que por resultado, ocasionará um número muito maior de decisões adequadas. (ANTONELLI, 2009).
              Portanto, mesmo que as organizações atuam, no mesmo seguimento, cada organização será única, com suas peculiaridades e políticas individualizadas. Assim, na procura pela concorrência, as organizações procuram progredir em seus controles e em seus dados gerenciais, e como forma de alcançar estes objetivos utilizam Sistemas Integrados de Gestão, conhecidos como ERP – Enterprise Resource Planning. (RODRIGUES; ASSOLARI, 2007).
               O sistema ERP colabora para o crescimento dos negócios, pois, são mais rápidos e trazem mais garantia nos subsídios gerados, fazem maior análise e reestruturação de processos, evoluções na gestão do conhecimento e desenvolvimento de novas táticas comerciais e concorrentes. Portanto, a tecnologia da informação beneficia o procedimento da gestão e o desenvolvimento dos negócios, sendo que a diferença entre as organizações está justamente na forma como os gestores da informação irão transformar estes benefícios em táticas e diferenciais competitivos. (RODRIGUES; ASSOLARI, 2007).


CONCLUSÃO


Por meio da leitura e analise de vários documentos a respeito de satisfação do cliente e desenvolvimento das organizações, as inovações tecnológicas e humanas, chega-se à conclusão que o cliente é a chave de qualquer organização, ainda,  para se ter cliente fiel, não basta somente o melhor preço ou oferecer mais alta qualidade se esses dois fatores não estão caminhando junto no processo.
              A estratégia não é, evidentemente, o único fator determinante no sucesso ou fracasso de uma organização; a competência de sua cúpula administrativa e tão importante quanto a sua estratégia. Mas, uma estratégia adequada pode trazer extraordinário resultado para a organização.
              É bem possível que uma empresa atinja um sucesso inicial, sem real conscientização de suas causas; contudo, é muito difícil continuar bem, ramificando-se em novos empreendimentos e negócios, sem a apreciação exata do significado de suas estratégias principais.
A alta qualidade não é definida, exclusivamente, com o tipo de material a ser usado em produto ou serviço; a qualidade do atendimento começa na administração, passando por todos os níveis da organização e transparecendo com os colaboradores da linha de frente, que são os responsáveis pelo o sucesso da organização na prestação de serviço ou produto.
A linha é o retrato da organização, por isso é tão importante que todos estejam voltados para o mesmo objetivo de que, entenda que a organização caminha junto para a satisfação do cliente e o bem-estar do colaborador.


REFERÊNCIAS


ADES, Cely; ROCHA, Adilson Castro de Souza; PLONSKY, Guilherme Ary; SALERNO, Mario Sergio. O modelo de Cadeia de Valor da Inovação aplicado a uma empresa start-up: estudo de caso de empresa brasileira de telemedicina. ANPAD - XXVI Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica. Vitória – ES. 28 a 30 de novembro de 2010. Disponível em: .  Acesso em: 08 fev. 2019.


ANTONELLI, Ricardo Adriano. Conhecendo o Business Intelligence (BI) - Uma Ferramenta de Auxílio à Tomada de Decisão. Revista TECAP - Número 03 - Ano 3 - Volume 3 - 2009 anual. Disponível em: . Acesso em: 08 fev. 2019.


ITO, Nobuiuki Costa; HAYASHI JUNIOR, Paulo; GIMENEZ, Fernando Antonio Prado; FENSTERSEIFER, Jaime Evaldo. Valor e Vantagem Competitiva: Buscando Definições, Relações e Repercussões. RAC, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, art. 7, pp. 290-307, Mar./Abr. 2012. Disponível em: . Acesso em: 06 fev. 2019.


NISIYAMA, Edelcio Koitiro; OYADOMARI, José Carlos Tiomatsu. A Busca da Inovação e a Cadeia de Valores. Revista de Administração da UNIMEP. v.10, n.1, janeiro / abril – 2012 ISSN: 1679-5350. Disponível em: . Acesso em: 07 fev. 2019.


RODRIGUES, Mágli; ASSOLARI, Lilian Moreira de Alvarenga. A Tecnologia da Informação ERP e seus Benefícios na Gestão de Processos e Crescimento dos Negócios. XXXI Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro - R.J. 22 a 26 de setembro de 2007. Disponível em: . Acesso em: 08 fev. 2019.


             


[1] Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Disciplina: Métodos Quantitativos & Qualitativos para Tomadas de decisão. 2019. MUST. Florida. USA.


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