domingo, 10 de novembro de 2019

CURSO: CONHECIMENTOS SOBRE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM E A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO


CURSO: CONHECIMENTOS SOBRE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM E A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO

Vera Lúcia Pereira de Souza[1]

1 APRESENTAÇÃO

              Este curso está organizado para lhe oportunizar a construção e a assimilação partilhada de conhecimentos sobre a deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências, denominada Múltipla Deficiência e Distúrbio de Aprendizagem – DA e saber um pouco mais a respeito da Lei Brasileira de Inclusão – LBI. Apresenta como meta cooperar para a sua caminhada nessa área, nos documentos e trabalhos que desempenha.
              A observância das orientações aqui contidas permitirá que você realize o curso com mais facilidade, entendendo a disposição dos trabalhos e o que se espera de sua ação.

2 INTRODUÇÃO

              Cortella (2011), destaca que na Pedagogia do Passado, muitos professores utilizam o passado como direção, e devemos entender que o passado deve ser nossa referência e não nossa direção, portanto, escola necessita distinguir o que vem do passado e precisa ser protegida, ou seja, o que é tradicional, daquilo que necessita ser abandonado pois, é arcaico. Comando docente, atenção ao conteúdo e desenvolvimento de personalidade ética são valores tradicionais. A escola precisa estar atenta às transformações tecnológicas, mas não se submeter a elas. Logo, a escola precisa ficar atenta ao novo, mas, não ser refém ao novo. Assim, não ficará só na abstração, como no passado, e o conteúdo será conectado ao dia-a-dia.
              Assim, a inclusão da Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC na escola beneficia a concepção de redes especiais de significados e a composição de uma comunidade de aprendizagem que, cria a sua própria rede virtual de intercâmbio e cooperação, qualificada por avanços e recuos num movimento não-linear de interconexões em um ambiente complexo, que conduz ao desenvolvimento humano, educativo, social e cultural. (ALMEIDA, 2001).
              Desta forma, a educação será um combinado de tecnologias com períodos presenciais, outros de ensino online, adequação ao ritmo individual, mais intercâmbio em grupo, avaliação mais personalizada (com níveis distintos de visão pedagógica). (MORAN, 2000).
              Essa transformação educacional torna-se possível ao propiciar ao professor o domínio da TIC e utiliza desta para inserir-se no contexto e no mundo; imaginar, interatuar, pensar, compreender e agir na melhoria de procedimentos e produções, transformando-se e transformando-os. (ALMEIDA, 2001).
              Logo, lecionar com as novas mídias será uma revolução, se transformarmos, ao mesmo tempo, os modelos convencionais de educação, que mantêm afastados professores e alunos. (MORAN, 2000).
              Assim, fica claro que, a apropriação e uso das TICs é, hoje em dia, condição fundamental para a circulação do ser humano em nossa sociedade, bem como para o exercício de sua cidadania. (OLIVEIRA, 2014).
              Um dos problemas da inserção das novas tecnologias nas Escolas, seria a falta de capacitação dos professores, portanto, o ideal é capacitar professores envolvidos na educação dos alunos, por meio da informática básica e ferramentas educacionais para uso em sala de aula (além da sala de aula). (SILVA, 2017).
              A motivação dos professores torna-se muito maior em relação ao uso de tecnologia em sala de aula se ele tiver, mais conhecimentos em relação as TICs, pois, capacitação dos professores desenvolve uma espécie de acontecimentos em fluxo, em que a partir do período em que o primeiro professor realiza a capacitação e apresenta a seus colegas os benefícios que alcançou a partir desta, seus colegas se sentem motivados e passam a sentir empenho em instruir-se em como associar tecnologias na sala de aula, e o aluno será beneficiado cada vez mais, pois, terão professores engajados na utilização das TICs na educação. (SILVA, 2017).
              Assim, o curso que você irá iniciar será ministrado na modalidade de educação a distância. A presença física do professor será suprida por atuações projetadas, preparadas e seguidas por ele na função de professor tutor, mediante recursos pedagógicos como: orientação para avaliação de textos e análise de vídeos; recomendação e acompanhamento de debates e fóruns; organização de atividades avaliativas; sugestão de leituras complementares, dentre outras determinadas para integrar o curso.
              Nesse curso mostraremos as possibilidades que as Tecnologias em Ensino a Distância proporcionam para auxiliá-los em sua prática docente, no atendimento educacional dos alunos com deficiência e distúrbios de aprendizagem.
3 PÚBLICO ALVO

              Professores, coordenadores e diretores das Escolas Comuns do Ensino Médio.

4 OBJETIVOS DO CURSO


              Qualificar e orientar os professores das Escolas Comuns do Ensino Médio para o atendimento e a defesa dos direitos dos alunos com deficiência e/ou distúrbios de aprendizagem – DA, incluídos no Ensino Comum.


5 TEMÁTICA

              A temática do curso terá como enfoco Lei Brasileira de Inclusão - LBI[2] (Estatuto da Pessoa Com Deficiência), Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, está em vigor desde 03 de janeiro de 2016, “a Lei Brasileira de Inclusão é o compromisso da sociedade brasileira em reafirmar a dignidade das pessoas com deficiência. A LBI inova ao disciplinar como o poder público e a sociedade devem assumir suas responsabilidades no tratamento das pessoas com deficiência em igualdade de condições com as demais pessoas”[3].  
              Ainda, o curso abordará o sistema recomendado pela Associação Americana de Deficiências Intelectual e do Desenvolvimento - AADID[4] em 2010. A Associação foi formada em 1876, sendo conhecida como Associação Americana de Retardo Mental - AAMR. Desde sua fundação têm colaborado para a apreensão, significação e classificação da deficiência intelectual, tendo publicado com esse desígnio 12 manuais. O primeiro, em 1921 e o mais atual em 2010. Os manuais agrupam os progressos na área que ampliam a compreensão do assunto mediante as contribuições da ciência e a evolução da própria sociedade e cultura e suas implicações sobre a pessoa com deficiência em suas vivências e experiências.


6 CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO DO CURSO

              A carga horária do curso será de 30 horas (03 Módulos) pelo período de 24/05/2019 a 26/07/2019. Com permanência de 10 semanas, que compreenderão o exercício principal para utilização da plataforma; o desenvolvimento dos conteúdos previstos e a concretização das atividades avaliativas, com a intervenção da tutoria.

7 METODOLOGIA

              O Caderno de Textos será o material apontador da sequência dos estudos. O Módulo I, será inicial e guia para uso da plataforma de aprendizagem e os demais módulos enfocarão os aspectos fundamentais da LBI e do Sistema AADID. Cada unidade será desenvolvida em aproximadamente 01 semana, com intuito educativo/informativo definido, nomeadamente, em cada uma delas.
              O curso recomendará, em cada unidade, leituras complementares mediante textos referentes ao tema, ingresso à apresentação de vídeos e questionamentos provocativos que apontam ao enriquecimento e aprofundamento sobre a deficiência intelectual e os direitos das pessoas com deficiência intelectual, Distúrbio de Aprendizagem – DA oportunizando ponderações que remetem à prática e ao conhecimento teórico sobre o tema.

8 GRADE
DULOS
CARGA HORÁRIA
PERÍODO
MÓDULO I - Ambientação Plataforma (03 horas)
1. Plataforma - ambiente de base para ensino aprendizagem a distância
03 horas
24/05
MÓDULO II - Sistema AADID / LBI (21 horas)
Unidade 02 - Compreensão de Deficiência Intelectual e Dificuldade Aprendizagem – DA
03 horas
31/05
Unidade 03 - Modelo Funcional e Multidimensional de Deficiência Intelectual
18 horas
04/06 a 12/07
Unidade 04 - Avaliação, Diagnóstico e Classificação
Unidade 05 - Modelo de Apoio
Unidade 06 – LBI – Lei Brasileira de Inclusão
MÓDULO III - (06 horas)
Trabalho de Conclusão de Curso
06 horas
19/07 a 26/07

TOTAL DE HORAS

30 horas 


9 POSTAGENS DAS ATIVIDADES

              As Postagens das Atividades pelos cursistas serão por meio da abertura de pastas individuais na Plataforma do curso, chamada ‘Portfólio Pessoal’. Neste ambiente o cursista organizará suas atividades de acordo com as orientações das agendas de cada módulo.
              Ainda, acontecerão debates, via redes sociais, sobre a LBI e a inclusão social dos alunos com deficiência e distúrbio de aprendizagem. Será criado um Facebook para divulgação dos trabalhos acadêmicos produzidos no curso.
              Serão postados no blog Deficiência Intelectual[5] todas os trabalhos acadêmicos produzidos pelos cursistas, pois, será mais um meio de divulgar os direitos das pessoas com deficiência e, também divulgar a LBI para mais pessoas.
              As atividades cumpridas em grupo precisarão ser anexadas no ‘Portfólio Grupal’. Ambas as ferramentas permitirão que coordenadores, tutores colegas façam explicações e sugestões a respeito da produção anexada.
              Outros subsídios importantes para a compreensão sobre o funcionamento do curso poderão ser disponibilizados no “material de contribuição”. 


10 AVALIAÇÃO

              As estratégias e os recursos avaliativos serão diretamente indicados pela tutoria e serão apresentados de maneira processual durante o curso. Agendarão os seguintes itens:
              - Leitura e participação dos fóruns em cada unidade, com contribuição na comunicação de suas avaliações, resumos, dúvidas, soluções, relato de conhecimentos, e assim por diante.
              - Trabalho pessoal, mediante respostas às demandas apontadas pela tutoria.
              -Trabalho de Conclusão de Curso, constando de uma resposta prática à teoria desenvolvida no curso.
              Serão responsáveis pela avaliação processual a tutora e a coordenadora do curso.

11 RECURSOS DE APOIO

              O cursista contará durante todo o curso com a tutoria, tanto para orientar a seqüência do trabalho como a leitura dos textos; a realização das atividades de aprendizagem; a solução de dúvidas; a comunicação de problemas pessoais que possam surgir; a realização das avaliações, e assim por diante.
              Terá o apoio direto ou indireto do professor coordenador do curso em demandas pautadas aos conteúdos desenvolvidos: dúvidas, aprofundamento, guias.
              O contato com o tutor dar-se-á mediante a plataforma do Curso pela ferramenta CORREIO.

12 CERTIFICAÇÃO

              A certificação será derradeira fase do curso. Será atrelada a entrega: (01) da ficha de avaliação do curso completada pelos cursistas; (02) encerramento da condição de aprovação/reprovação por parte tutor. Esses dois materiais serão enviados pelo(a) tutor(a) a coordenação do Curso.
              O certificado será expedido por uma Universidade parceira e serão enviados via e-mail e/ou Plataforma de Aprendizagem aos cursistas concluinte, no limite de até 40 dias posteriormente a finalização do curso.

13 MATERIAL DO CURSO

              Serão disponibilizados na Plataforma do Curso na ferramenta ‘Material do Curso’ todos os materiais pedagógicos e científicos, produzidos ao logo do curso Conhecimentos sobre Deficiência Intelectual, Dificuldade de Aprendizagem e a LBI, na perspectiva inclusiva, preparado pela equipe pedagógica.
              Para saber mais sobre os materiais que foram postados na Plataforma de Aprendizagem, poderá acessar a ferramenta: ‘Fale Conosco’ na Plataforma do Curso. 

14 ORIENTAÇÕES PARA O BOM ANDAMENTO DO CURSO

              Para o bom andamento do curso, contamos com a sua cooperação e confiamos que você:
              - Respeite o tempo determinado de entrega das atividades;
              - Coopere com as atividades em grupo;
              - Tenha acesso à condição tecnológica imprescindíveis para o cumprimento do curso (tais como computadores conectados à internet). Caso não possua, procure subsídio em sua Secretaria de Ensino e/ou dos professores responsáveis pelo Laboratório de Informática da Escola;
              - Seja afável e procure ajudar os colegas que estejam com problemas em seguir o curso;
              - Acesse o espaço da Plataforma EaD diariamente, especialmente para averiguar se possui novas mensagens na ferramenta Correio e no Fórum de Aviso;
              - Ao interagir pela primeira vez em um novo Fórum de Discussão aberto pelo Tutor, veja as mensagens que já foram postadas por seus colegas, para evitar redundância. Neste evento, seria mais conveniente finalizar a ideia já apresentada e colaborar com novos conhecimentos;
              - Jamais responda a uma mensagem, quando estiver aborrecido ou irritado. No ímpeto de responder, você corre a precipitação de ser mais hostil do que gostaria e pode se arrepender. Aproveite as vantagens da assincronicidade, pense com tranquilidade nas suas considerações, para que a mensagem saia coesa, educada e bem argumentada;
              - Não delongue a responder às questões dos seus colegas ou tutores. No máximo em 8 horas, é importante dar um retorno a uma solicitação ou pergunta. Por se tratar de um meio quase que momentâneo de comunicação, não responder com presteza pode ecoar como desinteresse e desrespeito; 
              - Procure estar atualizado com as discussões, já que alguns temas se esgotam, pois enviar uma mensagem a respeito de um assunto que deixou de ser debatido será no mínimo sem significado. Caso deseje regressar ao tema, reinicie instigando os colegas com apropriados e novos contextos;
              - Organize seu tempo de curso: em geral você terá um tempo determinado de uma semana para cumprir as atividades recomendadas para cada fase do módulo do curso, ou seja, as agendas serão postadas semanalmente;
              - Entre em contato com o seu tutor e ou coordenador, sempre que estiver com algum problema ou dúvida. Não deixe de tirar suas dúvidas, pois essa providência poderá auxiliá-lo para a fase subsequente.
Estas são algumas “dicas” para tornar nosso ambiente continuamente agradável.












































REFERÊNCIAS


ALMEIDA, M. Tecnologia na Escola: criação de redes de conhecimento. Série “Tecnologia na Escola” - Programa Salto para o Futuro, novembro, 2001. Disponível em: . Acesso em: 22.04.2019.


CORTELLA, M.S. Pedagogia do Passado. 2011. Vídeo disponível em: . Acesso em: 22.04.2019.


MORAN, J.M. Mudar a forma de ensinar e de aprender com as novas tecnologias. ECA/USP Universidade Mackenzie. INTERAÇÕES Vol. 5 — Nº 9 — pp. 57-72 JAN/JUN 2000. Disponível em < http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnolo gias_eduacacao/uber.pdf>. Acesso em: 25.04.2019.


OLIVEIRA, C.L.A.P e ARAÚJO, J. de S. Inclusão digital na Escola Pública: o Curso Aluno Integrado em Alagoas. Investigação Científica Educação Média e Tecnológica Serviços de Apoio ao Estudante Relatório de Estudo Concluído. 2014. Disponível em: < http://www.abed.org.br/hotsite/20- ciaed/pt/anais/pdf/359.pdf >. Acesso em: 24.04.2019.


SILVA, I. N. (et.all) Inclusão digital em escolas públicas através de tecnologias inovadoras de baixo custo no ensino de disciplinas STEM. CINTED-UFRGS. Novas Tecnologias na Educação. V. 15 Nº 2, dezembro, 2017. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/79264/46158 >. Acesso em: 24.04.2019.









[1] Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – MUST – Trabalho apresentado a Disciplina de Tecnologias Atuais em Educação.
[3] secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos, Antônio José Ferreira. Disponível em: <https://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/noticias/mais-de-100-motivos-para-comemorar-a-lei-brasileira-de-inclusao-da-pessoa-com-deficiencia>.
[4] Disponível em: <https://aaidd.org/>.

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