CURSO: CONHECIMENTOS SOBRE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL,
DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM E A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO
Vera Lúcia Pereira de Souza[1]
1 APRESENTAÇÃO
Este curso está organizado para
lhe oportunizar a construção e a assimilação partilhada de conhecimentos sobre
a deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências, denominada Múltipla
Deficiência e Distúrbio de Aprendizagem – DA e saber um pouco mais a respeito
da Lei Brasileira de Inclusão – LBI. Apresenta como meta cooperar para a sua caminhada
nessa área, nos documentos e trabalhos que desempenha.
A observância das orientações aqui
contidas permitirá que você realize o curso com mais facilidade, entendendo a
disposição dos trabalhos e o que se espera de sua ação.
2 INTRODUÇÃO
Cortella (2011), destaca
que na Pedagogia do Passado, muitos professores utilizam o passado como
direção, e devemos entender que o passado deve ser nossa referência e não nossa
direção, portanto, escola necessita distinguir o
que vem do passado e precisa ser protegida, ou seja, o que é tradicional,
daquilo que necessita ser abandonado pois, é arcaico. Comando docente, atenção
ao conteúdo e desenvolvimento de personalidade ética são valores tradicionais.
A escola precisa estar atenta às transformações tecnológicas, mas não se submeter
a elas. Logo, a escola precisa ficar atenta ao novo, mas, não ser refém ao
novo. Assim, não ficará só na abstração, como no passado, e o conteúdo será
conectado ao dia-a-dia.
Assim, a inclusão da Tecnologia da
Informação e Comunicação - TIC na escola beneficia a concepção de redes especiais
de significados e a composição de uma comunidade de aprendizagem que, cria a
sua própria rede virtual de intercâmbio e cooperação, qualificada por avanços e
recuos num movimento não-linear de interconexões em um ambiente complexo, que
conduz ao desenvolvimento humano, educativo, social e cultural. (ALMEIDA, 2001).
Desta forma, a educação será um combinado
de tecnologias com períodos presenciais, outros de ensino online, adequação ao
ritmo individual, mais intercâmbio em grupo, avaliação mais personalizada (com
níveis distintos de visão pedagógica). (MORAN, 2000).
Essa transformação educacional torna-se
possível ao propiciar ao professor o domínio da TIC e utiliza desta para
inserir-se no contexto e no mundo; imaginar, interatuar, pensar, compreender e agir
na melhoria de procedimentos e produções, transformando-se e transformando-os.
(ALMEIDA, 2001).
Logo, lecionar com as novas mídias
será uma revolução, se transformarmos, ao mesmo tempo, os modelos convencionais
de educação, que mantêm afastados professores e alunos. (MORAN, 2000).
Assim, fica claro que, a apropriação
e uso das TICs é, hoje em dia, condição fundamental para a circulação do ser
humano em nossa sociedade, bem como para o exercício de sua cidadania. (OLIVEIRA,
2014).
Um dos problemas da inserção das novas
tecnologias nas Escolas, seria a falta de capacitação dos professores, portanto,
o ideal é capacitar professores envolvidos na educação dos alunos, por meio da
informática básica e ferramentas educacionais para uso em sala de aula (além da
sala de aula). (SILVA, 2017).
A motivação dos professores torna-se
muito maior em relação ao uso de tecnologia em sala de aula se ele tiver, mais
conhecimentos em relação as TICs, pois, capacitação dos professores desenvolve
uma espécie de acontecimentos em fluxo, em que a partir do período em que o
primeiro professor realiza a capacitação e apresenta a seus colegas os
benefícios que alcançou a partir desta, seus colegas se sentem motivados e passam
a sentir empenho em instruir-se em como associar tecnologias na sala de aula, e
o aluno será beneficiado cada vez mais, pois, terão professores engajados na
utilização das TICs na educação. (SILVA, 2017).
Assim, o curso que você irá
iniciar será ministrado na modalidade de educação a distância. A presença
física do professor será
suprida por atuações projetadas, preparadas e seguidas por ele na função de
professor tutor, mediante recursos pedagógicos como: orientação para avaliação
de textos e análise de vídeos; recomendação e acompanhamento de debates e
fóruns; organização de atividades avaliativas; sugestão de leituras
complementares, dentre outras determinadas para integrar o curso.
Nesse curso mostraremos as
possibilidades que as Tecnologias em Ensino a Distância proporcionam para
auxiliá-los em sua prática docente, no atendimento educacional dos alunos com
deficiência e distúrbios de aprendizagem.
3 PÚBLICO
ALVO
Professores, coordenadores e diretores
das Escolas Comuns do Ensino Médio.
4 OBJETIVOS DO CURSO
Qualificar e orientar os
professores das Escolas Comuns do Ensino Médio para o atendimento e a defesa
dos direitos dos alunos com deficiência e/ou distúrbios de aprendizagem – DA,
incluídos no Ensino Comum.
5 TEMÁTICA
A temática do curso terá como
enfoco Lei
Brasileira de Inclusão - LBI[2] (Estatuto
da Pessoa Com Deficiência), Lei nº
13.146, de 6 de julho de 2015, está
em vigor desde 03 de janeiro de 2016, “a Lei Brasileira de
Inclusão é o compromisso da sociedade brasileira em reafirmar a dignidade das
pessoas com deficiência. A LBI inova ao disciplinar como o poder público e a
sociedade devem assumir suas responsabilidades no tratamento das pessoas com
deficiência em igualdade de condições com as demais pessoas”[3].
Ainda,
o curso abordará o sistema recomendado pela Associação Americana
de Deficiências Intelectual e do Desenvolvimento - AADID[4]
em 2010. A Associação foi formada em 1876, sendo conhecida como Associação
Americana de Retardo Mental - AAMR. Desde sua fundação têm colaborado para
a apreensão, significação e classificação da deficiência intelectual, tendo
publicado com esse desígnio 12 manuais. O primeiro, em 1921 e o mais atual em
2010. Os manuais agrupam os progressos na área que ampliam a compreensão do
assunto mediante as contribuições da ciência e a evolução da própria sociedade
e cultura e suas implicações sobre a pessoa com deficiência em suas vivências e
experiências.
6 CARGA
HORÁRIA E DURAÇÃO DO CURSO
A carga horária do curso será de 30
horas (03 Módulos) pelo período de 24/05/2019 a 26/07/2019. Com
permanência de 10 semanas, que compreenderão o exercício principal para
utilização da plataforma; o desenvolvimento dos conteúdos previstos e a
concretização das atividades avaliativas, com a intervenção da tutoria.
7 METODOLOGIA
O Caderno de Textos será o material apontador da sequência dos
estudos. O Módulo I, será inicial e guia para uso da plataforma de aprendizagem
e os demais módulos enfocarão os aspectos fundamentais da LBI e do Sistema
AADID. Cada unidade será desenvolvida em aproximadamente 01 semana, com
intuito educativo/informativo definido, nomeadamente, em cada uma delas.
O curso recomendará, em cada
unidade, leituras complementares mediante textos referentes ao tema, ingresso à
apresentação de vídeos e questionamentos provocativos que apontam ao
enriquecimento e aprofundamento sobre a deficiência intelectual e os direitos
das pessoas com deficiência intelectual, Distúrbio de Aprendizagem – DA oportunizando
ponderações que remetem à prática e ao conhecimento teórico sobre o tema.
8 GRADE
MÓDULOS
|
CARGA HORÁRIA
|
PERÍODO
|
MÓDULO I - Ambientação Plataforma (03 horas)
|
||
1. Plataforma - ambiente de base para ensino
aprendizagem a distância
|
03 horas
|
24/05
|
MÓDULO II - Sistema AADID / LBI (21 horas)
|
||
Unidade 02 - Compreensão de Deficiência Intelectual
e Dificuldade Aprendizagem – DA
|
03 horas
|
31/05
|
Unidade 03 - Modelo Funcional e Multidimensional
de Deficiência Intelectual
|
18 horas
|
04/06 a 12/07
|
Unidade 04 - Avaliação, Diagnóstico e
Classificação
|
||
Unidade 05 - Modelo de Apoio
|
||
Unidade 06 – LBI – Lei Brasileira de Inclusão
|
||
MÓDULO III - (06 horas)
|
||
Trabalho de Conclusão de Curso
|
06 horas
|
19/07 a 26/07
|
TOTAL DE HORAS
|
30 horas
|
9 POSTAGENS DAS ATIVIDADES
As Postagens das Atividades pelos
cursistas serão por meio da abertura de pastas individuais na Plataforma do
curso, chamada ‘Portfólio Pessoal’. Neste ambiente o cursista organizará suas
atividades de acordo com as orientações das agendas de cada módulo.
Ainda, acontecerão debates, via
redes sociais, sobre a LBI e a inclusão social dos alunos com deficiência e
distúrbio de aprendizagem. Será criado um Facebook para divulgação dos
trabalhos acadêmicos produzidos no curso.
Serão postados no blog Deficiência
Intelectual[5] todas os trabalhos acadêmicos
produzidos pelos cursistas, pois, será mais um meio de divulgar os direitos das
pessoas com deficiência e, também divulgar a LBI para mais pessoas.
As atividades cumpridas em grupo
precisarão ser anexadas no ‘Portfólio Grupal’. Ambas as ferramentas permitirão
que coordenadores, tutores colegas façam explicações e sugestões a respeito da
produção anexada.
Outros subsídios importantes para
a compreensão sobre o funcionamento do curso poderão ser disponibilizados no
“material de contribuição”.
10 AVALIAÇÃO
As estratégias e os recursos
avaliativos serão diretamente indicados pela tutoria e serão apresentados de maneira
processual durante o curso. Agendarão os seguintes itens:
- Leitura e participação dos
fóruns em cada unidade, com contribuição na comunicação de suas avaliações,
resumos, dúvidas, soluções, relato de conhecimentos, e assim por diante.
- Trabalho pessoal, mediante
respostas às demandas apontadas pela tutoria.
-Trabalho de Conclusão de Curso,
constando de uma resposta prática à teoria desenvolvida no curso.
Serão responsáveis pela avaliação
processual a tutora e a coordenadora do curso.
11 RECURSOS
DE APOIO
O cursista contará durante todo o
curso com a tutoria, tanto para orientar a seqüência do trabalho como a leitura
dos textos; a realização das atividades de aprendizagem; a solução de dúvidas;
a comunicação de problemas pessoais que possam surgir; a realização das
avaliações, e assim por diante.
Terá o apoio direto ou indireto do
professor coordenador do curso em demandas pautadas aos conteúdos
desenvolvidos: dúvidas, aprofundamento, guias.
O contato com o tutor dar-se-á
mediante a plataforma do Curso pela ferramenta CORREIO.
12 CERTIFICAÇÃO
A certificação será derradeira fase
do curso. Será atrelada a entrega: (01) da ficha de avaliação do curso
completada pelos cursistas; (02) encerramento da condição de
aprovação/reprovação por parte tutor. Esses dois materiais serão enviados
pelo(a) tutor(a) a coordenação do Curso.
O certificado será expedido por
uma Universidade parceira e serão enviados via e-mail e/ou Plataforma de
Aprendizagem aos cursistas concluinte, no limite de até 40 dias posteriormente
a finalização do curso.
13 MATERIAL DO CURSO
Serão disponibilizados na
Plataforma do Curso na ferramenta ‘Material do Curso’ todos os materiais pedagógicos
e científicos, produzidos ao logo do curso Conhecimentos sobre Deficiência
Intelectual, Dificuldade de Aprendizagem e a LBI, na perspectiva inclusiva, preparado pela equipe
pedagógica.
Para saber mais sobre os materiais
que foram postados na Plataforma de Aprendizagem, poderá acessar a ferramenta:
‘Fale Conosco’ na Plataforma do Curso.
14 ORIENTAÇÕES
PARA O BOM ANDAMENTO DO CURSO
Para o bom andamento do curso, contamos com a sua
cooperação e confiamos que você:
- Respeite o tempo determinado de entrega
das atividades;
- Coopere com as atividades em
grupo;
- Tenha acesso à condição
tecnológica imprescindíveis para o cumprimento do curso (tais como computadores
conectados à internet). Caso não possua, procure subsídio em sua Secretaria de
Ensino e/ou dos professores responsáveis pelo Laboratório de Informática da
Escola;
- Seja afável e procure ajudar os
colegas que estejam com problemas em seguir o curso;
- Acesse o espaço da Plataforma EaD
diariamente, especialmente para averiguar se possui novas mensagens na
ferramenta Correio e no Fórum de Aviso;
- Ao interagir pela primeira vez
em um novo Fórum de Discussão aberto pelo Tutor, veja as mensagens que já foram
postadas por seus colegas, para evitar redundância. Neste evento, seria mais
conveniente finalizar a ideia já apresentada e colaborar com novos
conhecimentos;
- Jamais responda a uma mensagem,
quando estiver aborrecido ou irritado. No ímpeto de responder, você corre a
precipitação de ser mais hostil do que gostaria e pode se arrepender. Aproveite
as vantagens da assincronicidade, pense com tranquilidade nas suas considerações,
para que a mensagem saia coesa, educada e bem argumentada;
- Não delongue a responder às
questões dos seus colegas ou tutores. No máximo em 8 horas, é importante dar um
retorno a uma solicitação ou pergunta. Por se tratar de um meio quase que
momentâneo de comunicação, não responder com presteza pode ecoar como
desinteresse e desrespeito;
- Procure estar atualizado com as
discussões, já que alguns temas se esgotam, pois enviar uma mensagem a respeito
de um assunto que deixou de ser debatido será no mínimo sem significado. Caso deseje
regressar ao tema, reinicie instigando os colegas com apropriados e novos
contextos;
- Organize seu tempo de curso: em
geral você terá um tempo determinado de uma semana para cumprir as atividades recomendadas
para cada fase do módulo do curso, ou seja, as agendas serão postadas
semanalmente;
- Entre em contato com o seu tutor
e ou coordenador, sempre que estiver com algum problema ou dúvida. Não deixe de
tirar suas dúvidas, pois essa providência poderá auxiliá-lo para a fase subsequente.
Estas são algumas “dicas” para tornar nosso
ambiente continuamente agradável.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, M. Tecnologia na Escola: criação de redes de conhecimento. Série
“Tecnologia na Escola” - Programa Salto para o Futuro, novembro, 2001.
Disponível em: .
Acesso em: 22.04.2019.
CORTELLA, M.S. Pedagogia do Passado. 2011. Vídeo disponível em: .
Acesso em: 22.04.2019.
MORAN, J.M. Mudar a forma de ensinar e de aprender com as novas tecnologias. ECA/USP
Universidade Mackenzie. INTERAÇÕES Vol. 5 — Nº 9 — pp. 57-72 JAN/JUN 2000. Disponível
em < http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnolo
gias_eduacacao/uber.pdf>. Acesso em: 25.04.2019.
OLIVEIRA, C.L.A.P e ARAÚJO, J. de
S. Inclusão digital na Escola Pública:
o Curso Aluno Integrado em Alagoas. Investigação Científica Educação Média e
Tecnológica Serviços de Apoio ao Estudante Relatório de Estudo Concluído. 2014.
Disponível em: < http://www.abed.org.br/hotsite/20-
ciaed/pt/anais/pdf/359.pdf >. Acesso em: 24.04.2019.
SILVA, I. N. (et.all) Inclusão digital em escolas públicas
através de tecnologias inovadoras de baixo custo no ensino de disciplinas STEM.
CINTED-UFRGS. Novas Tecnologias na Educação. V. 15 Nº 2, dezembro, 2017. Disponível
em: < https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/79264/46158 >. Acesso em:
24.04.2019.
[1] Mestranda em Tecnologias
Emergentes em Educação – MUST – Trabalho apresentado a Disciplina de
Tecnologias Atuais em Educação.
[2] Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>.
[3] secretário nacional de Promoção
dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos,
Antônio José Ferreira. Disponível em: <https://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/noticias/mais-de-100-motivos-para-comemorar-a-lei-brasileira-de-inclusao-da-pessoa-com-deficiencia>.
[4] Disponível em: <https://aaidd.org/>.
[5] Disponível em: <https://deficinciaintelectual.blogspot.com/>.
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