MATRIZ DE DI
Vera Lúcia
Pereira de Souza[1]
|
||||||||||
MATRIZ
DE DI
|
||||||||||
TEMA:
|
MÓDULO I - Ambientação
Plataforma
|
|||||||||
UNIDADES DE APRENDIZAGEM
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
MATERIAIS
|
ESTRATÉGIAS
|
AVALIAÇÕES
|
||||||
Aula -1
|
Apresentação da Plataforma de Aprendizagem
|
|
- Leitura;
- Assistir ao
vídeo e fazer feedback.
|
Não se aplica.
|
||||||
Apresentação dos participantes e professores
responsáveis pelo curso
|
- O que se
espera do curso: Docente e discentes.
|
- Apresentação.
|
Não se aplica.
|
|||||||
TEMA:
|
MÓDULO II
- Sistema AADID
|
|||||||||
UNIDADES DE APRENDIZAGEM
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
MATERIAIS
|
ESTRATÉGIAS
|
AVALIAÇÕES
|
||||||
Aula - 2
|
- Compreender como funciona o Sistema AADID.
|
-
Texto: Sistema de Apoio Defendido pela AADID[2].
Disponível em: <http://deficinciaintelectual.blogspot.com/2013/10/sistema-de-apoio-defendido-pela-aadid.html>.
- Vídeo:
Conhecendo a Deficiência Intelectual. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=44r7OX26NVo>.
|
- Leitura do
texto;
- Vídeo.
|
-
Avaliação Diagnóstica, por meio de 10 questões objetivas.
|
||||||
Aula – 3
|
- Compreensão da Deficiência Intelectual – relato
crítico a AADID.
|
- Texto: Deficiência Intelectual: Conhecer para Intervir.
- Slide: Deficiência
Intelectual e a Competência Leitora e Escritora.
Disponível em: <https://midiasstoragesec.blob.core.windows.net/001/2017/02/deficincia-intelectual-e-competncia-leitora-e-escritora.pptx>.
|
- Leitura do texto.
- Slide.
|
- Avaliação
por meio da participação no Fórum.
|
||||||
TEMA:
|
MÓDULO III
- Currículo Funcional Natural
|
|||||||||
UNIDADES DE APRENDIZAGEM
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
MATERIAIS
|
ESTRATÉGIAS
|
AVALIAÇÕES
|
||||||
Aula - 4
|
- Compreensão do
Currículo Funcional Natural
|
- Texto: Currículo Funcional Natural. Disponível em: <http://deficinciaintelectual.blogspot.com/search?q=curr%C3%ADculo+funcional>.
-
Vídeo: Currículo Funcional natural concepção e prática Parte 1.
Disponível
em: <https://www.youtube.com/watch?v=Egby70xwDnM>.
|
- Leitura do
texto.
- Fórum.
- Vídeo.
|
- Avaliação
por meio da participação no Fórum.
|
||||||
Aula - 5
|
- Entender
as alternativas do Currículo Funcional Natural.
|
-
Slide: Currículo Funcional Natural – Buscando Alternativa.
Disponível
em: <https://pt.slideshare.net/rcgcbatista/palestra-eja-38667799>.
|
- Slide.
|
- Avaliação por meio da participação no Fórum.
|
TEMA:
|
MÓDULO IV
– Avaliação Diagnóstica e Classificação da pessoa com deficiência intelectual
|
|||
UNIDADES DE APRENDIZAGEM
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
MATERIAIS
|
ESTRATÉGIAS
|
AVALIAÇÕES
|
Aula – 6
|
- Compreensão: Avaliação, Diagnóstico e
Classificação.
|
-
Texto: Avaliação da necessidade de apoios para pessoas com Deficiência
Intelectual. Disponível em:< http://www.apaesp.org.br/pt-br/sobre-deficiencia-intelectual/publicacoes/Documents/DI_n11_baixa.pdf>.
-
Vídeo: Como fazer o diagnóstico de Deficiência Intelectual? Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=AiFEz93ZB2M>.
|
- Leitura do
texto.
- Vídeo.
|
- Avaliação Diagnóstica, por meio de 10 questões
objetivas.
|
Aula – 7
|
- Compreensão
o que é Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência.
|
- Texto: Como avaliar as aprendizagens dos alunos
com deficiência? Disponível em:
-
Vídeo: Como Avaliar o seu aluno com deficiência? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ksQSl80bGjc>.
|
- Leitura do
texto.
- Vídeo.
|
-
Avaliação por meio de participação no Fórum.
|
TEMA:
|
MÓDULO V
– Modelo de Apoio para pessoa com deficiência intelectual
Conclusão do curso
|
|||
UNIDADES DE APRENDIZAGEM
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
MATERIAIS
|
ESTRATÉGIAS
|
AVALIAÇÕES
|
Aula – 8
|
- Entender o que é Design Universal.
|
- Texto: Design universal, acessibilidade e espaço construído. Disponível
em: <http://www.fumec.br/revistas/index.php/construindo/article/viewFile/1763/1129>.
-
Vídeo: Acessibilidade e o Design Universal para Aprendizagem. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1yXqHVbw1CY>.
-
Vídeo: mostra os profissionais e suas ideias para a Lar Center de Arquitetura
e Design Universal. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=107&v=J4uWUk92Om8>.
|
- Leitura do texto.
- Vídeo.
|
- Avaliação
Diagnóstica, por meio de 10 questões objetivas.
|
Aula – 9
|
-
Compreender como os apoios beneficiam as pessoas com deficiência.
|
-
Texto: Modelo social: uma nova
abordagem para o tema deficiência.
|
- Leitura do
texto.
|
-
Por meio de participação no Fórum.
|
Aula – 10
|
-
Entender e respeitar as diferenças.
|
-
Vídeo: Dicas de Convivência com a Pessoa com Deficiência. Disponível em: <Https://Www.Youtube.Com/Watch?V=Lll9wfzbbkm>.
|
- Vídeo.
|
- Por meio de
participação no Fórum.
|
Aula – 11
|
-
Participação na Avaliação Final.
|
-
Texto: Educação inclusiva: o que o professor tem a ver com isso? Disponível
em: <https://livraria.imprensaoficial.com.br/media/ebooks/12.0.813.161.pdf>
-
Texto: Professor, você está preparado para a educação inclusiva? Disponível
em: <https://escolaweb.com.br/blog/educacao-inclusiva-professor-voce-esta/>.
|
- Texto.
|
- Avaliação Final, composta de 10
questões de múltipla escolha, que o aluno realizará online. Média de
aproveitamento mínima de 7,00 para ser aprovado.
|
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BIBLIOGRAFIA
BASE
CAIADO,
Katia Regina Moreno; BAPTISTA, Cláudio Roberto de; JESUS, Denise Meyrelles.
(orgs.) Deficiência Mental e Deficiência
Intelectual em Debate – Uberlândia: Navegando Publicações, 2017. Disponível
em: <https://56e818b2-2c0c-44d1-8359-cc162f8a5934.filesusr.com/ugd/35e7c6_1f3d5efacce34664b35c23b8dad0cbcf.pdf>.
Acesso em: 19 out. 2019.
CARVALHO, Erenice Natalia Soares de. Deficiência Intelectual: Conhecer -
para Intervir. 2016. Disponível em: <file:///C:/Users/VERINHA/Downloads/12845-Texto%20do%20artigo-46006-1-10-20160912.pdf>.
Acesso em: 20 out. 2019.
GIL, Marta. Educação inclusiva: o que o
professor tem a ver com isso? Marta Gil, coordenação; texto de apresentação do
Prof. Hubert Alquéres. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo:
Ashoka Brasil, 2005. Disponível em: <https://livraria.imprensaoficial.com.br/media/ebooks/12.0.813.161.pdf>.
Acesso em: 19 out. 2019.
SÃO PAULO. (Estado) Secretaria da
Educação. Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE. Deficiência intelectual: realidade e ação / Secretaria da Educação.
Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE; organização, Maria Amélia
Almeida. – São Paulo: SE, 2012. Disponível em: <http://cape.edunet.sp.gov.br/textos/textos/Livro%20DI.pdf>.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
AZEVEDO, Kátia Rosa. A Escolarização do Estudante com Deficiência Intelectual nas
Representações Sociais de Professores de Ensino Médio. Trabalho apresentado
para a obtenção do título de Mestre em Educação e aprovado em sua forma final
pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. BRASÍLIA. 2013.
Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/15027/1/2013_KatiaRosaAzevedo.pdf>.
Acesso em: 19 out. 2019.
TÉDDE, Samantha. Crianças com deficiência intelectual: a
aprendizagem e a inclusão / Samantha Tédde. – Americana: Centro Universitário
Salesiano de São Paulo, 2012. Disponível em: <https://unisal.br/wp-content/uploads/2013/03/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Samantha-T%C3%A9dde.pdf>.
Acesso em: 19 out. 2019.
[2] O conceito de deficiência intelectual adotado atualmente foi
instituído pela American Association on Intelectual and Developmental
Disabilities (AAIDD) como “Incapacidade caracterizada por limitações
significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo e
está expresso nas habilidades práticas, sociais e conceituais, originando-se
antes dos dezoito anos de idade”. Fonte: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=706>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário