domingo, 10 de novembro de 2019

MATRIZ DE DI



MATRIZ DE DI
Vera Lúcia Pereira de Souza[1]

Nome Curso

Objetivo Geral
Subsidiar e orientar os professores para o atendimento e a defesa dos direitos dos alunos com deficiência.



Ementa
- Aspectos necessários para promover a inclusão escolar.
- As necessidades educacionais especiais e as deficiências.
- Inclusão escolar e adequações curriculares.
- Princípios e fundamentos da inclusão escolar.
- Princípios básicos sobre do Currículo Funcional Natural - CFN: proposta de ensino.
- Abrangência a aplicabilidade do CFN.



MATRIZ DE DI


TEMA:
MÓDULO I - Ambientação Plataforma
UNIDADES DE APRENDIZAGEM
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
MATERIAIS
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÕES
Aula -1
Apresentação da Plataforma de Aprendizagem
- Vídeo introdutório, postado na Plataforma da Aprendizagem, com todas as orientações de como navegar na Plataforma do Curso.
- Manual postado na Plataforma, com todas as orientações de como navegar na Plataforma do Curso.

- Leitura;
- Assistir ao vídeo e fazer feedback.
Não se aplica.
Apresentação dos participantes e professores responsáveis pelo curso

- O que se espera do curso: Docente e discentes.
- Apresentação.
Não se aplica.
TEMA:
MÓDULO II - Sistema AADID
UNIDADES DE APRENDIZAGEM
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
MATERIAIS
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÕES
Aula - 2
- Compreender como funciona o Sistema AADID.
- Texto: Sistema de Apoio Defendido pela AADID[2]. Disponível em: <http://deficinciaintelectual.blogspot.com/2013/10/sistema-de-apoio-defendido-pela-aadid.html>.
- Vídeo: Conhecendo a Deficiência Intelectual. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=44r7OX26NVo>.
- Leitura do texto;
- Vídeo.
- Avaliação Diagnóstica, por meio de 10 questões objetivas.
Aula – 3
- Compreensão da Deficiência Intelectual – relato crítico a AADID.
- Texto: Deficiência Intelectual: Conhecer para Intervir.
- Slide: Deficiência Intelectual e a Competência Leitora e Escritora.

- Leitura do texto.
- Slide.
- Avaliação por meio da participação no Fórum.
TEMA:
MÓDULO III - Currículo Funcional Natural
UNIDADES DE APRENDIZAGEM
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
MATERIAIS
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÕES
Aula - 4
- Compreensão do Currículo Funcional Natural
- Texto: Currículo Funcional Natural. Disponível em: <http://deficinciaintelectual.blogspot.com/search?q=curr%C3%ADculo+funcional>.
- Vídeo: Currículo Funcional natural concepção e prática Parte 1.

- Leitura do texto.
- Fórum.
- Vídeo.
- Avaliação por meio da participação no Fórum.
Aula - 5
- Entender as alternativas do Currículo Funcional Natural.

- Slide: Currículo Funcional Natural – Buscando Alternativa.
- Slide.
- Avaliação por meio da participação no Fórum.

TEMA:
MÓDULO IV – Avaliação Diagnóstica e Classificação da pessoa com deficiência intelectual
UNIDADES DE APRENDIZAGEM
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
MATERIAIS
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÕES
Aula – 6
- Compreensão: Avaliação, Diagnóstico e Classificação.
- Texto: Avaliação da necessidade de apoios para pessoas com Deficiência Intelectual. Disponível em:< http://www.apaesp.org.br/pt-br/sobre-deficiencia-intelectual/publicacoes/Documents/DI_n11_baixa.pdf>.
- Vídeo: Como fazer o diagnóstico de Deficiência Intelectual? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AiFEz93ZB2M>.

- Leitura do texto.
- Vídeo.
- Avaliação Diagnóstica, por meio de 10 questões objetivas.




Aula – 7
- Compreensão o que é Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência.
- Texto: Como avaliar as aprendizagens dos alunos com deficiência? Disponível em: .
- Vídeo: Como Avaliar o seu aluno com deficiência? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ksQSl80bGjc>.

- Leitura do texto.
- Vídeo.
- Avaliação por meio de participação no Fórum.
TEMA:
MÓDULO V – Modelo de Apoio para pessoa com deficiência intelectual
Conclusão do curso
UNIDADES DE APRENDIZAGEM
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
MATERIAIS
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÕES
Aula – 8
- Entender o que é Design Universal.
- Texto: Design universal, acessibilidade e espaço construído. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/index.php/construindo/article/viewFile/1763/1129>.
- Vídeo: Acessibilidade e o Design Universal para Aprendizagem. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1yXqHVbw1CY>.
- Vídeo: mostra os profissionais e suas ideias para a Lar Center de Arquitetura e Design Universal. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=107&v=J4uWUk92Om8>.

- Leitura do texto.
- Vídeo.
- Avaliação Diagnóstica, por meio de 10 questões objetivas.

Aula – 9
- Compreender como os apoios beneficiam as pessoas com deficiência.

- Texto: Modelo social: uma nova abordagem para o tema deficiência.

- Leitura do texto.
- Por meio de participação no Fórum.
Aula – 10
- Entender e respeitar as diferenças.
- Vídeo: Dicas de Convivência com a Pessoa com Deficiência. Disponível em: <Https://Www.Youtube.Com/Watch?V=Lll9wfzbbkm>.
- Vídeo.
- Por meio de participação no Fórum.
Aula – 11
- Participação na Avaliação Final.
- Texto: Educação inclusiva: o que o professor tem a ver com isso? Disponível em: <https://livraria.imprensaoficial.com.br/media/ebooks/12.0.813.161.pdf>
- Texto: Professor, você está preparado para a educação inclusiva? Disponível em: <https://escolaweb.com.br/blog/educacao-inclusiva-professor-voce-esta/>.
- Texto.




- Avaliação Final, composta de 10 questões de múltipla escolha, que o aluno realizará online. Média de aproveitamento mínima de 7,00 para ser aprovado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


BIBLIOGRAFIA BASE


CAIADO, Katia Regina Moreno; BAPTISTA, Cláudio Roberto de; JESUS, Denise Meyrelles. (orgs.) Deficiência Mental e Deficiência Intelectual em Debate – Uberlândia: Navegando Publicações, 2017. Disponível em: <https://56e818b2-2c0c-44d1-8359-cc162f8a5934.filesusr.com/ugd/35e7c6_1f3d5efacce34664b35c23b8dad0cbcf.pdf>. Acesso em: 19 out. 2019.


CARVALHO, Erenice Natalia Soares de. Deficiência Intelectual: Conhecer - para Intervir. 2016. Disponível em: <file:///C:/Users/VERINHA/Downloads/12845-Texto%20do%20artigo-46006-1-10-20160912.pdf>. Acesso em: 20 out. 2019.


GIL, Marta. Educação inclusiva: o que o professor tem a ver com isso? Marta Gil, coordenação; texto de apresentação do Prof. Hubert Alquéres. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Ashoka Brasil, 2005. Disponível em: <https://livraria.imprensaoficial.com.br/media/ebooks/12.0.813.161.pdf>. Acesso em: 19 out. 2019.


SÃO PAULO. (Estado) Secretaria da Educação. Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE. Deficiência intelectual: realidade e ação / Secretaria da Educação. Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE; organização, Maria Amélia Almeida. – São Paulo: SE, 2012. Disponível em: <http://cape.edunet.sp.gov.br/textos/textos/Livro%20DI.pdf>.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR


AZEVEDO, Kátia Rosa. A Escolarização do Estudante com Deficiência Intelectual nas Representações Sociais de Professores de Ensino Médio. Trabalho apresentado para a obtenção do título de Mestre em Educação e aprovado em sua forma final pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. BRASÍLIA. 2013. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/15027/1/2013_KatiaRosaAzevedo.pdf>. Acesso em: 19 out. 2019.


TÉDDE, Samantha. Crianças com deficiência intelectual: a aprendizagem e a inclusão / Samantha Tédde. – Americana: Centro Universitário Salesiano de São Paulo, 2012. Disponível em: <https://unisal.br/wp-content/uploads/2013/03/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Samantha-T%C3%A9dde.pdf>. Acesso em: 19 out. 2019.




[2] O conceito de deficiência intelectual adotado atualmente foi instituído pela American Association on Intelectual and Developmental Disabilities (AAIDD) como “Incapacidade caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo e está expresso nas habilidades práticas, sociais e conceituais, originando-se antes dos dezoito anos de idade”. Fonte: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=706>.

Nenhum comentário: