ANÁLISE INICIAL
Vera Lúcia Pereira de Souza[1]
CURSO A SER PLANEJADO: Conhecimentos Sobre Deficiência
Intelectual
IDENTIFICAÇÃO DO DESIGNER INSTRUCIONAL: Vera Lúcia Pereira de Souza
INSTITUIÇÃO:
Colégio Est. Padre Carmelo Perroni
Como
a instituição (cliente) pensa a educação? Ou seja, quais abordagens teóricas
predominam nos cursos que a instituição já possui?
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O Colégio Estadual Padre Carmelo Perroni, não é considerado
como espaço de reprodução e redenção, mas sim, espaço de discussão e
possibilidade de transformação da sociedade.
Assim, é função da escola, transformar as relações sociais
através de uma compreensão crítica do mundo, oferecendo condições para a
emancipação, através da apropriação dos conhecimentos historicamente
produzidos.
O coletivo de profissionais da instituição encaminha suas
atividades numa abordagem Materialista Histórico Dialética, num processo de
formação coletiva e de assimilação teórico metodológica, numa construção
histórico crítica dos conhecimentos.
O trabalho pedagógico realizado na escola se fundamenta na
concepção de ensino e aprendizagem que considera a historicidade como
elemento norteador para a compreensão do momento vivido, através de análise
das relações do passado e futuro, numa perspectiva dialética deste processo.
Tal opção pedagógica se justifica devido o compromisso
filosófico da escola com a classe trabalhadora e a proposta de emancipação da
mesma.
A escola adota como opção pedagógica as teorias com base
materialistas, Pedagogia Progressista e Pedagogia Histórico Crítica, que
respaldam a visão filosófica encampada. Ambas concepções priorizam aspectos
sociais, políticos e culturais, na perspectiva de transformação social.
A teoria psicológica que, mais se aproxima aos propósitos
desta escola é a Sócio Histórica - Vygotsky, que considera as condições
histórico sociais como fundamental para a ampliação do conhecimento,
valorizando as funções psicológicas superiores.
Este conhecimento se traduz através dos conteúdos
explícitos na proposta curricular de cada disciplina e aqui entendidos como a
seleção de conhecimentos, saberes próprios de cada ciência.
A avaliação da aprendizagem tem como princípio básico a
constatação do desenvolvimento intelectual do aluno. Trata-se pois, de
perceber nos alunos, suas fragilidades, seus avanços, intervindo e mediando
concomitantemente ao processo educativo.
Assim, a Escola Padre Carmelo Perroni tem a função de transmitir
o conhecimento científico historicamente acumulado a fim de colaborar na
formação integral do aluno, para que o mesmo seja capaz de transformar sua
vida a partir do meio social, buscando sua emancipação e possibilitando
assim, intervir no contexto social em que vive.
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Qual curso (curso de treinamento; curso de
aperfeiçoamento; curso de extensão; disciplina de graduação ou de pós, etc.) será
desenvolvido?
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Será desenvolvido no Colégio Padre Carmelo
Perroni, um Curso de Aperfeiçoamento em EaD, direcionado aos professores que
atende aos alunos do Ensino Fundamental Final, do Ensino Médio, dos Cursos
Técnicos Profissionalizantes, Pedagogos, Direção, Vice direção e funcionários.
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Que
tipo de curso a distância ele será (autoinstrucional, colaborativo, videoaula,
com atividades síncronas ou assíncronas, etc.)?
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O curso a distância será colaborativo e contará
com atividades assíncronas (por meio de Fóruns e E-mail).
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A
instituição já possui outros cursos em EAD? De que tipo são?
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A Escola não oferece Cursos em EaD. Esse curso é
inovador.
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Qual
a previsão de oferecimento? (mensal, bimestral, trimestral, semestral ou
anual)
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As atividades terão prazo de serem desenvolvidas
durante a semana, isto é, prazo de 01 semana para cada aula.
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OBJETIVOS
GERAIS
Defina
quais objetivos os alunos devem alcançar ao final do curso
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Ao final do curso os participantes terão uma
visão mais ampla, sobre as pessoas com deficiência, e, também sobre os seus
direitos.
Também, passarão a entender
que, as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos que, os nossos, mas, necessitam
de adaptação (de tratamentos diferenciados) do meio e das pessoas que, não tem
deficiência, isto é, elas têm o direito a inclusão social.
Por fim, entenderão que
nenhum de nós estamos livres de ter uma deficiência, de ser uma pessoa com
deficiência.
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Quais
as ‘soluções’ esse curso pretende oferecer aos alunos?
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Esse curso pretende oferecer aos participantes que
todas as pessoas com deficiência pertencem ao Planeta Terra – nosso Lar e que
as pessoas com deficiência têm o direito de estarem no nosso meio.
Uma das soluções seria a quebra das barreiras
atitudinais e arquitetônicas, por meio de Projetos, Palestras e Cursos para
toda a Escola, isto é, para os docentes e discentes.
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PÚBLICO-ALVO
Quantos alunos haverá em
cada turma? Previsão
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Nesta primeira etapa serão
abertas 30 vagas (20 para professors, 5 para pedagogos e 5 para funcionários).
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Qual
é o nível de instrução exigido para ser aluno do curso?
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Saber
ler e escreve, ter o Ensino Fundamental Final completo.
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É
pré-requisito para participar do curso ter formação em uma determinada área
e/ou alguma experiência profissional específica?
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É
necessário que atende ou já atendeu aluno com deficiência ou que tem
interesse em atender aluno com deficiência.
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Qual
será a faixa etária do público-alvo do curso?
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Pessoas maiores
de idade.
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Que
nível de fluência tecnológica os alunos precisam ter para o curso? (Quais aplicativos, softwares, etc.,
deverão saber manusear?)
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É necessário ter conhecimentos básicos, como
saber digitar um texto e organizá-lo, acessar páginas na internet, assistir a
um vídeo, mandar e-mails com textos e anexos.
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Será
necessário que os alunos possuam fluência na leitura em uma segunda língua? Se sim, qual?
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Não é
necessário ter fluência em outra lìngua.
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Qual
deverá ser a disponibilidade de tempo dos alunos para estudo?
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Será
necessário que o participante do curso disponibilize, pelo menos, 04 semanais
para fazer o curso, isto é, participar e fazer as atividades propostas.
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Que
tipo de conexão à internet será necessária para uma boa participação no
curso?
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É muito importante que a conexão com a internet
seja de banda larga, pois, todo o material será passado ao cursista, pelo tutor,
usando a internet.
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Informações adicionais
Inclua informações que não estejam listadas
acima e que são importantes para a execução do curso.
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Para se sair bem um cursista do curso EAD,
assim como acontece em um curso presencial habitual, é importante ter
disciplina, seriedade e compromisso.
O cursista deve ter seus horários de estudo
organizados e cumprir um hábito básico para acompanhar os conteúdos e as
atividades propostas no curso.
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[1] Mestranda
em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST – University – Florida -
USA. Atividade apresentada à disciplina
de Princípio do Design Instrucional. Ano: 2019.
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