domingo, 10 de novembro de 2019

ANÁLISE INICIAL - MATRIZ DE DU


ANÁLISE INICIAL

Vera Lúcia Pereira de Souza[1]
CURSO A SER PLANEJADO: Conhecimentos Sobre Deficiência Intelectual
IDENTIFICAÇÃO DO DESIGNER INSTRUCIONAL: Vera Lúcia Pereira de Souza

INSTITUIÇÃO: Colégio Est. Padre Carmelo Perroni

Como a instituição (cliente) pensa a educação? Ou seja, quais abordagens teóricas predominam nos cursos que a instituição já possui?
O Colégio Estadual Padre Carmelo Perroni, não é considerado como espaço de reprodução e redenção, mas sim, espaço de discussão e possibilidade de transformação da sociedade.
Assim, é função da escola, transformar as relações sociais através de uma compreensão crítica do mundo, oferecendo condições para a emancipação, através da apropriação dos conhecimentos historicamente produzidos.
O coletivo de profissionais da instituição encaminha suas atividades numa abordagem Materialista Histórico Dialética, num processo de formação coletiva e de assimilação teórico metodológica, numa construção histórico crítica dos conhecimentos.
O trabalho pedagógico realizado na escola se fundamenta na concepção de ensino e aprendizagem que considera a historicidade como elemento norteador para a compreensão do momento vivido, através de análise das relações do passado e futuro, numa perspectiva dialética deste processo.
Tal opção pedagógica se justifica devido o compromisso filosófico da escola com a classe trabalhadora e a proposta de emancipação da mesma.
A escola adota como opção pedagógica as teorias com base materialistas, Pedagogia Progressista e Pedagogia Histórico Crítica, que respaldam a visão filosófica encampada. Ambas concepções priorizam aspectos sociais, políticos e culturais, na perspectiva de transformação social.
A teoria psicológica que, mais se aproxima aos propósitos desta escola é a Sócio Histórica - Vygotsky, que considera as condições histórico sociais como fundamental para a ampliação do conhecimento, valorizando as funções psicológicas superiores.
Este conhecimento se traduz através dos conteúdos explícitos na proposta curricular de cada disciplina e aqui entendidos como a seleção de conhecimentos, saberes próprios de cada ciência.
A avaliação da aprendizagem tem como princípio básico a constatação do desenvolvimento intelectual do aluno. Trata-se pois, de perceber nos alunos, suas fragilidades, seus avanços, intervindo e mediando concomitantemente ao processo educativo.
Assim, a Escola Padre Carmelo Perroni tem a função de transmitir o conhecimento científico historicamente acumulado a fim de colaborar na formação integral do aluno, para que o mesmo seja capaz de transformar sua vida a partir do meio social, buscando sua emancipação e possibilitando assim, intervir no contexto social em que vive.

Qual curso (curso de treinamento; curso de aperfeiçoamento; curso de extensão; disciplina de graduação ou de pós, etc.) será desenvolvido?
Será desenvolvido no Colégio Padre Carmelo Perroni, um Curso de Aperfeiçoamento em EaD, direcionado aos professores que atende aos alunos do Ensino Fundamental Final, do Ensino Médio, dos Cursos Técnicos Profissionalizantes, Pedagogos, Direção, Vice direção e funcionários.

Que tipo de curso a distância ele será (autoinstrucional, colaborativo, videoaula, com atividades síncronas ou assíncronas, etc.)?
O curso a distância será colaborativo e contará com atividades assíncronas (por meio de Fóruns e E-mail).



A instituição já possui outros cursos em EAD? De que tipo são?
A Escola não oferece Cursos em EaD. Esse curso é inovador.


Qual a previsão de oferecimento? (mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual)
As atividades terão prazo de serem desenvolvidas durante a semana, isto é, prazo de 01 semana para cada aula.

OBJETIVOS GERAIS

Defina quais objetivos os alunos devem alcançar ao final do curso
 Ao final do curso os participantes terão uma visão mais ampla, sobre as pessoas com deficiência, e, também sobre os seus direitos.
Também, passarão a entender que, as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos que, os nossos, mas, necessitam de adaptação (de tratamentos diferenciados) do meio e das pessoas que, não tem deficiência, isto é, elas têm o direito a inclusão social.
Por fim, entenderão que nenhum de nós estamos livres de ter uma deficiência, de ser uma pessoa com deficiência.

Quais as ‘soluções’ esse curso pretende oferecer aos alunos?
Esse curso pretende oferecer aos participantes que todas as pessoas com deficiência pertencem ao Planeta Terra – nosso Lar e que as pessoas com deficiência têm o direito de estarem no nosso meio.
Uma das soluções seria a quebra das barreiras atitudinais e arquitetônicas, por meio de Projetos, Palestras e Cursos para toda a Escola, isto é, para os docentes e discentes.

PÚBLICO-ALVO

Quantos alunos haverá em cada turma? Previsão
Nesta primeira etapa serão abertas 30 vagas (20 para professors, 5 para pedagogos e 5 para funcionários).

Qual é o nível de instrução exigido para ser aluno do curso?
Saber ler e escreve, ter o Ensino Fundamental Final completo.
É pré-requisito para participar do curso ter formação em uma determinada área e/ou alguma experiência profissional específica?
É necessário que atende ou já atendeu aluno com deficiência ou que tem interesse em atender aluno com deficiência.
Qual será a faixa etária do público-alvo do curso?
Pessoas maiores de idade.
Que nível de fluência tecnológica os alunos precisam ter para o curso? (Quais aplicativos, softwares, etc., deverão saber manusear?)

É necessário ter conhecimentos básicos, como saber digitar um texto e organizá-lo, acessar páginas na internet, assistir a um vídeo, mandar e-mails com textos e anexos.
  

Será necessário que os alunos possuam fluência na leitura em uma segunda língua? Se sim, qual?

Não é necessário ter fluência em outra lìngua.
Qual deverá ser a disponibilidade de tempo dos alunos para estudo?
Será necessário que o participante do curso disponibilize, pelo menos, 04 semanais para fazer o curso, isto é, participar e fazer as atividades propostas.

Que tipo de conexão à internet será necessária para uma boa participação no curso?
É muito importante que a conexão com a internet seja de banda larga, pois, todo o material será passado ao cursista, pelo tutor, usando a internet.

Informações adicionais

Inclua informações que não estejam listadas acima e que são importantes para a execução do curso.
Para se sair bem um cursista do curso EAD, assim como acontece em um curso presencial habitual, é importante ter disciplina, seriedade e compromisso.
O cursista deve ter seus horários de estudo organizados e cumprir um hábito básico para acompanhar os conteúdos e as atividades propostas no curso.




[1] Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST – University – Florida - USA.  Atividade apresentada à disciplina de Princípio do Design Instrucional. Ano: 2019.


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