quarta-feira, 6 de abril de 2011

GRUPO DE APOIO A IMPLEMENTAÇÃO AO PROJETO - PDE/2009 - 7º ENCONTRO


GRUPO DE APOIO AIMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO NA ESCOLA
7º ENCONTRO
DATA: 13/10/2010

VERA LÚCIA PEREIRA DE SOUZA, PROFª PDE/2009
 
PRIMEIRA  ATIVIDADE
Apresentação e leitura da proposta de conteúdos, discussão com os participantes. Leitura do texto “Pessoa com deficiência na história: modelos de tratamento e compreensão”, Capítulo I do Livro: Pessoa com Deficiência: Aspectos teóricos e práticos.
Site:

Debate sobre o tema abordado no texto, trabalho escrito em grupo.
Questionamento para ser respondido em grupo:
a) Se na Idade Antiga as pessoas com deficiência eram vistas como “Coisas”. Na Idade Média obtiveram o status de “Filhos de Deus”. A partir da Idade Moderna a pessoa com deficiência, aos poucos, passou a ser reconhecida como “ser humano” que necessita de tratamento e investimentos para o seu completo desenvolvimento.
b) Com base nos seus próprios conhecimentos, como são vistas as pessoas com deficiência hoje em dia na sua realidade social?
c) Quais são os desafios que hoje em dia enfrentamos considerando que não é possível alterar o passado, contudo, ao mesmo tempo, imprescindível construir o futuro?

SEGUNDA ATIVIDADE

Apresentação dos vídeos: O Direito à saúde e o Estatuto do Idoso, Lei de acessibilidade para portadores de deficiência é descumprida em MG, Série Eficientes: mudança de atitude pessoal é importante para pessoa com deficiência ocupar mercado.

Sites que se encontram os vídeos:




Após assistirem aos vídeos respondam as seguintes perguntas:
a) Apesar dos avanços científicos, legais e jurídicos os quais, sem dúvida alguma, versaram em verdadeiras alavancas à promoção de políticas públicas nestas áreas, longe estamos do atendimento íntegro às necessidades básicas daqueles que as compõem, fato este o qual se torna mais sério ainda, se adicionado aos inaceitáveis preconceitos de toda a espécie incididos da própria sociedade a qual se encontram inseridos.
Essa afirmação esta correta?
Por favor, justifique sua resposta.

b) O que representa na verdade, viver dignamente?

Segue, logo abaixo, sugestões de sites para vocês pesquisarem:





TERCEIRA ATIVIDADE

Dinâmica

Vídeo Motivação e Liderança para Educadores e Professores

O vídeo apresenta dinâmica de motivação voltada para professores. Um professor motivado consegue despertar dentro de si o espírito de liderança e transmite para seus alunos essa postura fundamental para manter a ordem na sala de aula.

http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/exemplos-de-dinamicas-de-grupos-em-sala-de-aula-com-motivacao-para-alunos.php#motivaralunos
Postar um comentário