quarta-feira, 6 de abril de 2011

GRUPO DE APOIO A IMPLEMENTAÇÃO AO PROJETO - PDE/2009 - 5º ENCONTRO


GRUPO DE APOIO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO NA ESCOLA
5º ENCONTRO / 29/09/2010

ATIVIDADE

Apresentação do FilmeDe Porta em Porta”. Duração: 91 minutos.

Sinopse: Portland, Oregon, 1955. Apesar de ter nascido com uma paralisia cerebral, que cria limitações na sua fala e movimentos, Bill Porter (William H. Macy) tem todo o apoio da sua mãe para obter um emprego como vendedor na Watkins Company. Bill consegue o emprego, apesar de certa relutância devido às suas limitações, pois teria que ir de porta em porta oferecendo os produtos da companhia. Bill só conseguiu o emprego quando disse para lhe darem a pior rota. Primeiramente Bill é recusado pelas pessoas "normais", mas ao fazer sua primeira venda para uma alcoólatra reclusa, Gladys Sullivan (Kathy Baker), ele literalmente não parou mais. Por mais de 40 anos Bill andou 16 quilômetros por dia e, para ajudá-lo neste caminho, além da sua mãe e Gladys, apareceu Shelly Soomky Brady (Kyra Sedgwick).


Após assistirem ao filme, respondam, em grupo, as seguintes questões:
a) O filme nos transmite a capacidade de acreditar em si, não importando os limites sociais e estruturais e que todos nós podemos ser agentes de transformação.
Você concorda ou discorda com essa afirmação? Justifiquem a resposta.

b) Mesmo diante dos avanços e do respaldo legal para a garantia dos direitos de igualdade e oportunidade, os indivíduos com necessidades especiais continuam lutando por seu lugar na sociedade e nas organizações.
A afirmativa é verdadeira ou falsa? Justifiquem a resposta.

Sugestão de Sites para consulta:





Dinâmica
Desordem de Sapatos
1 – Passo
- Serão sorteados os pares de colegas, isto é, que ficarão juntos, que deverão ser amarrados pelos braços e sempre deverão fazer as atividades juntos, todos descalços, andam cantam, fazem atividades conforme o coordenador da atividade solicita.

2 – Passo
- Desenha-se 2 linhas paralelas a uma distância de 10m.
- Detrás de uma das linhas, o de partida fica alinhado os participantes em par;
- Detrás da outra linha, ficam os sapatos dos participantes, todos embaralhados, no entanto sem estarem amarrados ou abotoados;
 - Ao sinal de partida, todos percorrem para a linha de chegada, e cada qual procura calçar o seu sapato.
Este deve ser amarrado ou abotoado, segundo a necessidade. Em seguida, retorna-se à linha de partida.
- A primeira dupla que atravessar a linha de partida, devidamente calçada com o seu sapato, será o vitoriosa.

Avaliação
- O que descobrimos acerca dos demais, através desse exercício?
- Como nos sentimos?

2 comentários:

Irineia Kirach disse...

Verinha
Adorei a sua proposta...Parabéns.
Quanta ideia bacana tem no seu blog.
Continue assim...sempre dedicada, especial.
bjo Neia

vera lucia pereira de souza disse...

Ola professora Neia!
Tudo bem?
Muito obrigada por ter gostado do meu blog!
Continue visitando-o, pois, é um prazer tê-la como visitante e também como amiga "virtual".
Um grande abraço e que Cristo continue nos iluminando e habitando os nossos corações...
Verinha