quarta-feira, 6 de abril de 2011

GRUPO DE APOIO A IMPLEMENTAÇÃO AO PROJETO - PDE/2009 - 8º ENCONTRO


GRUPO DE APOIO AIMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO NA ESCOLA
8º ENCONTRO
DATA: 20/10/2010

VERA LÚCIA PEREIRA DE SOUZA, PROFª PDE/2009
 
PRIMEIRA ATIVIDADE

Apresentação do Filme “Janela Indiscreta” – Duração: 102 minutos - (Rear Window) - 1998 - Suspense Refilmagem do clássico de Hitchcock sobre um homem atrelado a sua cadeira de rodas que, sem ter o que fazer, bisbilhota os vizinhos, e acaba esbarrando no que ele crê ser uma ocorrência de assassinato. Filme feito para a TV que marca o regresso do ex-Super-Homem Christopher Reeve, depois do acidente que o deixou tetraplégico.
Atores: Christopher Reeve, Daryl Hannah, Robert Forster, Ruben Santiago-Hudson, Anne Twomey, Ali Marsh. Diretor: Jeff Bleckner

Após assistirem o filme, respondam, em grupo, os seguintes questionamentos:
a) O que mais lhe chamou atenção nesse filme?
b) A história do filme tem alguma função social? Qual?
c) É fato que, o que vivemos hoje, é fruto das nossas escolhas. Revendo a sua vida, quais as escolhas que você elege como as mais importantes? Mudaria algo? Vamos refletir sobre isso?


SEGUNDA ATIVIDADE

Leitura do Texto: “Esticar ou cortar?”, discussão do conteúdo abordado no texto e a relação com a prática pedagógica na escola.
Site:

Questionamento para ser respondido em grupo:
a) Diante dos temas já estudados e seu entendimento sobre o assunto, dê a sua definição de Escola Inclusiva.
b) As adaptações curriculares são essencialmente de responsabilidade do professor regente com assessoria do pedagogo da Escola. Porque os professores ainda encontram resistência em executá-las?
TERCEIRA  ATIVIDADE

Dinâmica
Um novo olhar.
Objetivo: Refletir sobre as nossas "deficiências".
Material: Pano ou qualquer outro material para se vedar os olhos e para tapar a boca. Corda ou barbante para amarrar as pernas dos participantes. Para a meta: pode se levar balas ou doces, ou então colocar um caderno ou outro objeto

Primeiro passo:
Dividir os participantes em 4 grupos
• Primeiro grupo: vedar os olhos (cegos);
• Segundo grupo: tapar a boca (mudos) escolher para serem os mudos aqueles participantes que mais conversam nos encontros;
• Terceiro grupo: amarrar as pernas e os braços participante sentando-o em uma cadeira. (paralíticos);
• Quarto grupo: observadores ("perfeitos");

Descrição:
1. Pedir para os participantes do segundo grupo (mudos) e quarto grupo ("perfeitos") observarem com detalhe tudo aquilo que será feito.
2. Planejar uma meta a ser alcançada, por exemplo: colocar na mesa balas para serem pegas, ou então, um caderno para ser pego.
3. Os demais participantes, primeiro grupo (cegos) e terceiro grupo (paralíticos) irão andar pela sala ou ambiente que está sendo aplicada a dinâmica até alcançarem o objetivo.

Colocar no caminho alguns impedimentos para se atrapalhar a caminho.

Conclusão: Perguntar aos participantes como eles se sentiram:
• Cegos - não podendo ver o caminho a ser percorrido;
• Paralíticos - prendidos nas cadeiras, não podendo se mover;
• Mudos - aqueles que tanto gostam de dialogar, não podendo nada falar;
• "Perfeitos" - que só ficaram a analisar, sem adotar nenhuma atitude, indo auxiliar aqueles que estavam em dificuldades.

Reflexão:
"Deficiente" é aquele que não consegue transformar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"Louco" é quem não busca ser feliz com o que tem.
"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de friagem, de fome, de miséria. E só tem olhares para seus míseros problemas e pequenas desgostos.
"Surdo" é aquele que não tem momento de escutar um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre acelerado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue caminhar na direção daqueles que necessitam de sua ajuda.
E, por fim, a maior das deficiências é ser miserável, pois "Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.
"A amizade é um amor que nunca morre." Mário Quintana

QUARTA ATIVIDADE
Apresentação do Vídeo “Desafiando Gigantes”, tempo de duração: 10’ 17”.

QUINTA ATIVIDADE
Apresentação do vídeo “Vida de Inseto, Liderando e Motivando Equipe”, tempo de duração: 04’ 57”.

SEXTA ATIVIDADE
Apresentação do vídeo “De Motivação: O Gladiador”, tempo de duração: 05’ 31”.

SÉTIMA ATIVIDADE
Apresentação da Ficha de Avaliação do Curso.

Postar um comentário