quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

03/12 – DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pelas Nações Unidas em 1998 com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar dessas pessoas. Nesta data procura-se também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural.

Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que o afetem.

Para que este preceito se concretize devemos manter nossa luta por inclusão, e para isso a acessibilidade deve acontecer de fato. Tanto a acessibilidade arquitetônica quanto a acessibilidade na comunicação, na educação e às tecnologias de informação, são de fundamental importância. As Pessoas com Deficiência podem sim serem amplamente produtivas e colaborarem com o desenvolvimento da cidade, estado e nação, mas precisam, e é um direito, ter acesso a esse desenvolvimento.

Fonte: APAE Anápolis

Nenhum comentário: