ESCOLA
DA APAE DE NOVA AURORA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
SOUZA, Vera Lúcia
Pereira de[1]
A
arte de ensinar seguramente é a mais ilustre de todas. Weiduschat (2007, p. 49)
nos confirma que: “certamente, a grande preocupação que se apresenta gira em torno
da formação do educador e da educadora para que estes deem conta de discutir e
de participar da construção de uma escola com valores humanísticos, de formação
de sujeitos autônomos”.
O mestre, professor, deve sempre estar
cauteloso a sua formação, pois, o mundo esta em constante transformação.
Mencionando outra vez Paulo Freire “Esta atividade exige que sua preparação,
sua capacitação, sua formação se tornem processos permanentes”. (apud
WEIDUSCHAT, 2007, p.51).
A Educação Especial é avaliada
como um campo de conhecimento e
uma modalidade transversal de ensino,
que tem como finalidade disponibilizar um conjunto de serviços,
recursos e estratégias especiais para beneficiar o processo de escolarização de
todos os alunos especiais, sua inclusão social no contexto educacional,
familiar, social e cultural.
O estágio é um período em que
procuramos vincular aspectos teóricos com aspectos práticos. Foi um período em
que a teoria e a prática se combinaram para que fosse possível apresentar um
bom resultado. E, especialmente perceber a necessidade em adotar uma postura
não só crítica, mas ao mesmo tempo reflexiva da nossa prática educativa perante
a realidade e a partir dela, para buscar uma educação de qualidade, que é
afiançada em lei. (LDB - Lei nº 9394/96).
Este Relatório de Estágio
apresenta uma síntese das atividades desenvolvidas que foram extremamente
importantes para o aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos durante a
graduação.
Por meio dessas várias atividades
supervisionadas por profissionais extremamente qualificados e empenhados na
transmissão dos conhecimentos e orientação da prática de ensino pudemos aplicar
os numerosos conhecimentos adquiridos nas disciplinas ao longo da graduação.
Deste modo, pudemos aplicar e desenvolver todas as informações e experiências
adquiridas de forma árdua, contudo com extraordinária gratificação, pois, hoje
podemos concluir que nos avaliamos aptas e capazes, de poder assumir a
responsabilidade, de estar na posição de professora.
Posso
concluir, através desse Estágio supervisionado, que devo pesquisar, observar e
transcrever os conhecimentos e a aprendizagem pautado no trabalho em uma instituição
de ensino. Acredito que a teoria que é passada por meio das disciplinas do
curso de Pedagogia seja aplicada na prática nas escolas das séries iniciais, em
especial nas Escolas de Educação Especial. Percebo que é necessário aos
professores estarem sempre fazendo cursos de especializações e cursos de
formação continuada na área da educação, que leiam muito para estarem atuais,
pois estamos vivendo em uma era informatizada e crítica.
Considerando
que todos os objetivos propostos foram alcançados com sucesso, tendo em vista
que todas as condições foram disponibilizadas, todas as atividades foram
cumpridas e não houve nenhuma falta grave. Alguns poucos problemas levantados
durante a realização das atividades foram sanados de maneira satisfatória.
Quero
continuar sendo profissional aplicada e dedicada que tem como meta a promoção
de modificações na educação nacional, por que entendo que a educação é
responsabilidade de todos que ambicionam uma vida mais digna aos cidadãos de
nosso país e do mundo, não importando se apresentam deficiência ou não.
Sei
que não posso enfraquecer frente às dificuldades. Percebo que a educação é um
desafio enorme e, por isso mesmo, quero estar disposta para batalhar
diariamente, sem perder o foco e derrotar os problemas.
A evolução no atendimento das Escolas
das APAEs e instituições filantrópicas procura proporcionar melhores condições
educacionais à pessoa com deficiência, e para que alcance o máximo possível de
seu desenvolvimento, a fim de ser inserida no ensino comum.
Apesar das criticas que são feitas
às escolas de das APAEs e instituições filantrópicas, aquelas que
verdadeiramente se transformaram em escolas no sentido amplo da palavra, como a
Escola “Novo Amanhecer”, serviram para por em destaque e comprovar as enormes
possibilidades de desenvolvimento que apresentam os alunos com deficiência
intelectual e/ou múltipla deficiência, quando são bem atendidos e educados, e
que perante a ausência de políticas públicas, que garantissem o atendimento
escolar às crianças com deficiência, impulsionaram as famílias a procurarem
alternativas para que seus filhos tivessem ingresso à educação, criando
instituições filantrópicas ao longo do tempo. Essas instituições, de acordo com
a história, apresentaram-se como a única opção de atendimento educacional
especializado, destinado aos alunos não elegível à educação do ensino público.
No
mais, narro que saber que existem em curso várias atuações com a finalidade de
melhorar a qualidade da educação, como a Escola “Novo Amanhecer”, nos permitem
enxergar esperanças que conseguiremos obter, num futuro não muito longínquo,
uma situação almejada e muitas décadas de educação para todos.
É
a educação transformadora que permite que o aluno especial encare os problemas
do dia-a-dia e a mesma esta presente na Escola “Novo Amanhecer”. Sou grata pelo apoio que recebi de
todos os profissionais da Escola “Novo Amanhecer” que dispôs de todo material
solicitado, bem como a sala de Apoio Pedagógico no Computador, que ficou a minha
disposição para atender ao trabalho como estagiária em tudo que foi solicitado.
Enfim, tenho a sensação de que sou
vencedora, por alcançar as finalidades traçadas para este estágio, por
atravessei as dificuldades deparadas e, especialmente, conquistar se não todos
os alunos, pelo menos uma parte deles.
Concluo consciente de que é o
desafio que concede entusiasmo criador, que ultrapassar os modelos prontos de
atitude e criar no processo de formação são pré-requisitos nos nossos caminhos.
Mais ensejos e sonhos brotam a cada aprendizado.
[1] Professora QPM, Professora PDE/2009, Projeto: Educação
Profissional para Alunos com Deficiência Intelectual Significativa - Oficinas
Pedagógicas. Graduada em: - Ciências biológicas, com Habilitação em matemática para
1º grau e ensino médio; - Pedagogia e; - Bacharel em Serviço Social. Pós-Graduada em: -
Profissionalização da Pessoa Portadora de Deficiência Mental (UEL);
- Magistério Superior (TUIUTI); - Arte, Educação e Terapia
(FAPI) e; - Psicopedagogia Institucional e Clínica (UNIMEO). Atua na Escola da APAE de
Nova Aurora, trabalhando com alunos com deficiência intelectual, múltipla deficiência
e transtornos globais do desenvolvimento.
Blog.: http://deficinciaintelectual.blogspot.com
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