quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

"Dia Nacional das APAEs" 11/12/2012


"Dia Nacional das APAEs" 11/12/2012

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) estão comemorando, nesta terça-feira (11), seus 58 anos de atuação no Brasil. Atualmente, são ao todo 2115 APAEs que prestam atendimento a 250 mil alunos no território nacional. Essas instituições foram criadas há mais de meio século com a intenção de suprir a omissão dos governos em promoverem a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla nas escolas comuns.

 
 
 
 

A primeira APAE foi fundada em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma organização social sem fins lda preparação para o mercado de trabalho.ucrativos (ONG), cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Essas entidades prestam um relevante serviço à sociedade em vários segmentos: na defesa de direitos das pessoas com deficiência; promoção e prevenção da saúde; apoio à família; atendimento educacional especializado; Assistência Social, além da preparação para o mercado de trabalho. 
 

Inclusão – Mas a preocupação das APAEs vai mais além desses atendimentos. As Escolas de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial mantidas pelas associações também proporcionam outras atividades de integração. A área de Educação Física, Esporte e Lazer é um entre muitos exemplos: abrange diversos eventos como os jogos regionais; olimpíadas nos níveis regional, estadual e nacional (muitos atletas têm participado de campeonatos e jogos especiais em âmbito internacional).
 
O acesso à Arte e à Cultura é também garantido, instrumento determinante para a qualidade de vida das pessoas com deficiência: meio de dar expressão às suas aptidões e potencialidades. Essa imersão no mundo da criatividade é propiciada através de oficinas; concursos e festivais de Arte nas esferas regional, estadual e nacional.
 
História - Toda essa mobilização em torno da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, impulsionada pela Declaração dos Direitos Humanos, culminou na criação das APAEs. Na continuidade, com a expansão desta iniciativa Brasil afora nasceu o "Movimento Apaeano Brasileiro". É uma grande rede formada por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras - públicas e privadas - para a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e a sua inclusão social.
 
Agradecimento - Estes 58 anos de percurso em prol do bem só foi viável graças à colaboração de incansáveis profissionais voluntários, gente que se uniu ao longo deste tempo e que continua somando seus esforços pela credibilidade de uma causa. A nossa causa: as pessoas com deficiência intelectual e múltipla. A eles e a todos os demais colaboradores é o momento de agradecer.
 
 
 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da FEAPAEs/PR

Nenhum comentário: