quarta-feira, 23 de março de 2011

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE TUTORES - ESTUDO DE CASO - BLOGS, INTERATIVIDADE A SEVIÇO DO ENSINO


CURSO DE CAPACITAÇÃO DE TUTORES

 

TUTOR: Mauro Eduardo Soares de Oliveira

TURMA: 7
ALUNA/CURSISTA: Vera Lúcia Pereira de Souza
UNIDADE 4 - COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO EM EaD
ETAPA: 02
DATA: 08/11/2010

ESTUDO DO CASO 2

BLOGS, INTERATIVIDADE A SERVIÇO DO ENSINO
 VERA LÚCIA PEREIRA DE SOUZA
            Reestruturaria o curso utilizando o blog, pois, o blog esta se profissionalizando e deixando de ser somente "diário virtual adolescente" para virar palco de discussões e fonte de informações para muitos campos. No mundo corporativo, diversos executivos têm seus próprios blogs, assim como jornalistas renomados igualmente alimentam um canal próprio de informação e discussão. E esta febre começa a contagiar professores e educadores, que já notam nos blogs uma alternativa para comunicação na educação e um extraordinário meio para oferecer uma formação descentralizada.
            A rede mundial de computadores diminuiu distâncias de uma forma surpreendente até pouco tempo atrás.
            Atualmente basta um clique no mouse e é possível instantaneamente estar plugado com o outro lado do mundo.
            No entanto, a maior revolução que a internet trouxe não é a facilidade de ingresso a informações, mas a possibilidade do usuário “interatuar”, podendo intervir nesse processo, sendo autor e não somente receptor. São várias as ferramentas que permitem isso, mas de maneira especial uma delas tem obtido grande espaço na mídia virtual nos últimos momentos: o blog.
            O blog agrega a categoria do que é chamado software social.
            Software social vem sendo definido como uma ferramenta, (para acrescentar habilidades sociais e colaborativas humanas), como um meio (para promover conexões sociais e a interação de informações) e como uma ecologia (permitindo um sistema de pessoas, práticas, valores e tecnologias num espaço particular local).  (FRANCO, 2005).
            O software social é uma nova onda das tecnologias do conhecimento e comunicação (TIC) que permite preparar os estudantes para compartilharem em redes aonde o conhecimento é coletivamente construído e compartilhado. (FRANCO, 2005).
            O blog consiste numa página de simples divulgação de textos e imagens em ordem cronológica, permitindo comentários dos internautas. Para ter um blog, basta cadastrar uma conta de e-mail em um provedor (diversos deles dão o serviço gratuito), preencher algumas informações e pronto; em poucos minutos, sem ter maiores conhecimentos de programação, qualquer pessoa pode publicar suas opiniões para o mundo.
            O blog educacional ainda tem história pequena, mas revela-se como uma prestigiosa ferramenta interativa, que possibilita aos alunos e professores noticiar suas produções e interagir com outras pessoas, tornando-se autores, construtores de conhecimento, constituindo redes virtuais de aprendizagem, as quais empregam estratégias comuns para elaboração de projetos colaborativos.
            Os blogs educativos podem tratar sobre variedades como notícias, literatura, relatos, debates, histórias colaborativas, registros, enfim, inúmeras possibilidades. Comumente a interação se dá por meio do acesso a outros blogs, os quais costumam ser linkados na página, promovendo a navegação.
            A divulgação do blog é muito importante para que exista interação. Para isso pode-se utilizar várias ferramentas associadas a ele como correio eletrônico, fóruns, chats, listas de discussão (blogs educativos no yahoo e PROINFO), orkut, MSN.
            O visitador do blog pode colaborar participando das discussões propostas, fazendo as atividades solicitadas e enviando as mesmas, por e-mail ou outro meio eletrônico que ele possuir. E sempre retomando as discussões, considerando os comentários feitos. Deste modo acontece a aprendizagem pela interação. O blog surge como uma ferramenta que pode viabilizar a comunicação da escola com o mundo, contextualizando a aprendizagem por meio da interação.
            Os blogs educacionais são vistos por Suter; Alexander; Kaplan, (2005) como uma ferramenta instrucional centralizada na aprendizagem. Como atividade centralizada nos alunos, os blogs permitem a eles estabelecer capacidade de agirem tanto particularmente como em grupo, característicos que atualmente são reconhecidos como importantes e fundamentais para as pessoas na sociedade atual.

OS BENEFÍCIOS DOS BLOGS

            - Aproximar professores e alunos:
            Os estudantes tendem a se aproximar com o professor blogueiro. Se o aluno cria um blog, os professores apresentam um ambiente a mais para encaminhar o aluno.

            - Permitir maior reflexão sobre o conteúdo:
            Quando o professor blogueiro divulga sua opinião, está sujeito a críticas e elogios.
            Com isso, reflete a respeito de seu trabalho e faz os alunos refletir mais sobre o tema recomendado.

            - Manter o professor atualizado:
            O professor blogueiro procura em outros sites e blogs dados para compartilhar com os alunos. Isso o põe em constante reciclagem

            - Indicar uma atividade fora do horário de aula:
            O estudo não fica reservado a sala de aula. Com o blog, o professor estimula os alunos a analisar mais. Eles procuram no blog desafios, exercícios e gabaritos

            - Trazer experiências de fora da escola:
            O blog abre as atividades da escola para pessoas de outros colégios, cidades e até países contribuírem. Isso aumenta a visão de mundo da turma.

            - Divulgar o trabalho do aluno e do professor:
            As produções do aluno ou do professor podem ser vistas, interpretadas e conhecidas por qualquer internauta do mundo. Isso é um estímulo para alunos e professores se dedicarem.

            - Ensinar linguagem digital:
            Ao montar blogs, alunos e professores passam por um procedimento de "alfabetização digital". Aprendem a fazer downloads e outros recursos para navegar com facilidade.

REFERÊNCIAS

FRANCO, M. F. (2005). Blog educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa. XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, SBIE 2005. Anais. Juiz de Fora, SBIE. 9-11 Nov. 2005. Universidade Federal de Juiz de Fora.

SUTER, V.; ALEXANDER, B.; KAPLAN, P. (2005). Social software and the future of conferences – Right Now. EDUCAUSE Review, v.40, n.1, p.46-59. Jan-Fev.


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