sábado, 14 de maio de 2011

CURSO DE MÍDIAS INTEGRADA NA EDUCAÇÃO - GESTÃO INTEGRADA EM MÍDIAS


PROPOSTA DA ATIVIDADE ARTICULADA DE SALA DE AULA

              Nome da cursista: Vera Lúcia Pereira de Souza

              Contextualização da atividade:

              Série: Alunos da Escola de Educação Especial “Novo Amanhecer”.

              Disciplinas envolvidas: Todas as disciplinas trabalhadas na Escola Especial

              Conteúdos a serem desenvolvidos: Língua Portuguesa, Linguagens da Internet, Cidadania, Ética e Respeito às Diferenças

              Dinâmicas de trabalho:
              A informática na educação ressalta a necessidade de o professor ter o conhecimento das potencialidades educacionais do computador para, assim, poder fazer uso das atividades de educação por meio desse instrumento. No entanto, para que a informática possa ser aproveitada no processo de ensino, não satisfaz instalar máquinas nas escolas. É de suma importância que a escola pense sobre o modo por meio do qual o uso dos computadores pode promover circunstâncias expressivas de aprendizagem.
              Sabemos que atualmente o blog tem sido um meio de comunicação popular, especialmente por não exigir conhecimentos particulares em informática, o que torna simples a sua utilização na Educação Especial. E em uma perspectiva da Inclusão Social, podemos utilizar o blog como uma ferramenta de aprendizagem, inclusão e intercâmbio de alunos com deficiência intelectual, múltipla deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, visando ampliar seu processo de ensino e aprendizagem.
              Para o professor a criação de um blog é a ocasião de disponibilizar na internet, junto com seus alunos e comunidade escolar, toda a produção feita no transcorrer de um ano letivo, trocar experiências com outros colegas e até mesmo fazer interação e com isso enriquecer sua prática educacional, expandir o campo de conhecimento dos alunos especiais, empregando as tecnologias a favor da construção da aprendizagem como um todo. “Educar é ajudar a construir caminhos para que nos tornemos mais livres, para fazer escolhas em cada momento”. (MORAN, 2008, p. 173).
              Pretende-se com esta atividade que o blog seja realmente um diário eletrônico de grande veículo de comunicação pedagógica. O blog será trabalhado dentro da realidade da turma. Todo o processo de criação do blog será compartilhado com a comunidade escolar, pais e alunos especiais. “A escola precisa fazer a ponte entre a teoria e a pratica, entre a realidade local e internacional. Qualquer tema mais amplo pode ser trabalhado também na dimensão local, próxima do aluno”. (MORAN, 2008, p. 172).
              Para os alunos especiais, uma das vantagens das tecnologias aliadas ao planejamento e currículo é a quebra do isolamento, que às vezes, por condições físicas, ficam impedidos de ter acesso às informações de forma interativa
              Objetivos:
              Específico: Criar um blog para empregar como ferramenta da aprendizagem, interação e inclusão social dos alunos com deficiência intelectual, múltipla deficiência e transtornos globais do desenvolvimento.
              Gerais:
              - Refletir sobre o impacto dos blogs sobre a aprendizagem e interação;
              - Utilizar o blog em atividades práticas pedagógicas;
              - Trabalhar a escrita da Língua Portuguesa, da Internet, Ética e as Diferenças Sociais e Pessoais;
              - Produzir um vídeo com as fotos da turma para inserir no blog;
              - Integrar as tecnologias ao planejamento e currículo, promovendo a articulação entre prática e conhecimentos.
              A avaliação será feita no decorrer da atividade mediante a participação de todos os envolvidos.

              Tempo de Duração da Atividade: De início 04 aulas de 04 horas cada, pretende-se estender as atividades durante todo o ano letivo.

              Recursos das TICs utilizados:
              Sala de Computação (computadores), Câmara digital, celular com câmera

              Possíveis articulações entre: Projeto da comunidade + Recursos das TICs + Conteúdos curriculares:
              Serão envolvidos nesta atividade alunos com deficiência intelectual, múltipla deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, professores da Escola Especial, pais dos alunos especiais e comunidade local.

              Análise sucinta sobre algumas articulações previstas em termos do aprendizado dos alunos:
              “Na educação, creio que já superamos a fase da desconfiança radical da tecnologia, mas o deslumbramento, o encantamento e a expectativa de que ela possa resolver magicamente nossos problemas é outra forma simplista de alimentar novas e perigosas dependências”. (MORAN, 2008, p. 173).
              O blog é realmente um diário eletrônico e um grande veículo de comunicação pedagógica.
              Constata-se e ressalta-se que o emprego dos blogs na educação, as estratégias e atividades escolhidas pelos professores por meio dos blogs, vai depender especialmente da Epistemologia do professor, da sua compreensão de aprendizagem, conhecimento e aluno especial, que sustenta sua prática.
              Destaca-se que entre as diferentes possibilidades do uso dos blogs na educação estão:
              - Blog de fontes externas às escolas, de informação temática ressaltante, distinguidos como apropriado pelos professores;
              - Blog sob a forma de depósito de informação estudada, sintetizada e explanada pelo professor;
              - Blog como portfólios digitais ou diários de aprendizagem;
              - Blog como ambiente de interação e cooperação;
              - Blog como ambiente de simulação e/ou debate;
              - Blog como ambiente de integração e comunicação.
              Aponta-se apenas alguns dos empregos dos blogs na educação, pois os blogs continuam sendo explorados e a cada dia aparecem novas formas de explorar seus recursos e potencialidades.
              Neste aspecto, destaca-se que cabe ao professor apropriar-se das TICs refletindo a respeito de suas possibilidades, propondo atividades e estratégias diferenciadas ao usar os blogs. Ainda, a importância da criatividade, empenho e formação do professor para empregar e explorar os recursos disponíveis e suas potencialidades, valorizando o papel ativo dos alunos especiais no processo de aprendizagem.


REFERÊNCIAS

MORAN, J. M. Formação de educadores inovadores para uma nova escola. Boletim Salto para o Futuro, ano XVIII, n. 18, set/out, 2008. Brasília: SEED/MEC, 2008.

Nenhum comentário: