sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PLANO DE AULA ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EJA


EDUCAÇÃO ESPECIAL

PLANO DE AULA PARA ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EJA

 

Vera Lúcia Pereira de Souza

 

Tema: Bem-Estar e Qualidade de Vida

Grupo de Conteúdo
Conhecimento sobre o corpo.

Conteúdos
- Exercício e condicionamento físicos.
- Conceitos de atividade física, exercício, saúde e qualidade de vida.

Objetivos
- Compreender importância e procedimentos fundamentais sobre atividade física, exercício, saúde e qualidade de vida e como eles se relacionam.
- Compartilhar de um programa de exercícios físicos.

Tempo Estimado
Durante o ano Letivo – conforme a necessidade da turma.

Material Necessário
Computador com acesso à internet e fichas de registro.

Desenvolvimento
1ª etapa
Conversar com os alunos sobre atividades físicas e exercícios. Qual a diferença entre eles? O que é capacidade física e como desenvolvê-la? Saúde e qualidade de vida é a mesma coisa? Quais as similaridades e diferenças? Quais são as atividades físicas e os exercícios exercitados por eles dentro e fora da escola? Qual a periodicidade da prática? Quais benefícios trazem para a saúde? Depois de responderem a essas questões, expor outras. Quais as práticas mais recomendadas para o desenvolvimento da capacidade física? E as melhores para a força muscular, a resistência cardiovascular, a flexibilidade e a manutenção de um peso apropriado?
2ª etapa
Realizar uma avaliação da capacidade física de cada um, mensurando indicadores como o Índice de Massa Corporal (IMC) e a potência aeróbica. Os dados necessitam ser anotados em fichas (veja um modelo abaixo), que devem ser avaliadas no início e no fim da realização do programa. Nelas, ao mesmo tempo há espaço para marcar as atividades realizadas.


3ª etapa
Reunir os alunos em grupos e orientá-los a pesquisar algum tema relacionado à prática física para a apresentação de seminários. Por modelo, freqüência e intensidade da atividade, aptidão física, práticas mais adequadas à determinada faixa etária e roupas necessárias.
4ª etapa
Entregar um roteiro aos grupos com orientações sobre seminários. É importante, por exemplo, que todas as apresentações considerem elementos básicos sobre cada tema. Durante as apresentações, orientar a turma a fazer boas perguntas. Qual a prática mais aconselhada para um idoso? É verdade que o exercício só funciona quando sentimos dor ao praticá-lo?
5ª etapa
Selecionar com os alunos os exercícios mais recomendados para proporcionar um bom desenvolvimento da capacidade física (e que possam ser realizados na escola, como futebol, corrida e alongamento) e elaborar uma rotina para eles praticarem. Verificar e monitorar a qualidade da prática de todos. Tudo necessita ser anotado nas fichas de avaliação. Recomendar ao mesmo tempo em que eles anotem no caderno percepções subjetivas sobre melhoras do humor e do sono e se notaram o aumento de apetite.
Adaptar os exercícios para que todos possam praticá-los, também e esclareça a importância de se alongar para estimular os membros paralisados.
 6ª etapa
Convidar a turma a avaliar o entorno da escola. Existem espaços apropriados para exercícios físicos (como parques e clubes)? Nesse período, ao mesmo tempo é conveniente levar os alunos a uma academia para conversar com os professores e os freqüentadores a respeito dos melhores procedimentos de treinamento e condicionamento físico.
7ª etapa
De volta à escola, conversar sobre lendas e verdades sobre exercícios físicos, o uso de anabolizantes e a prática de esportes em excesso.

Avaliação
Mensurar outra vez o IMC e a potência aeróbica de cada aluno e registrá-las nas fichas. Explicar as modificações subjetivas. Avaliar os resultados com o grupo, analisando se o tempo de prática e realização do programa foi satisfatório para que cada um notasse algum progresso no nível de competência física. Pedir que organizem, individualmente, um panfleto informativo, para ser distribuído à comunidade, sobre os procedimentos fundamentais para a realização de um bom programa de exercícios físicos.

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