PLANO
DE AULA
EDUCAÇÃO
ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
SOUZA,
Vera Lúcia Pereira de.
Público-Alvo: Educandos
do Ensino Fundamental – Série Inicial - com deficiência intelectual e múltipla
deficiência.
Perfil
da turma: Os educandos dessa turma não dominam a leitura e a
escrita.
Dados da Atividade
O que o educando
poderá aprender com esta atividade:
- Aprender a respeito da diversidade cultural e
lúdica dos países africanos, por meio dinâmicas e brincadeiras populares deste
continente.
- Aprender os regulamentos e estimular o pensamento
logico-estratégico das crianças por meio dos jogos.
- Aprender a desenvolver a percepção do seu próprio
corpo em relação ao tempo e espaço em que se concretizam os movimentos das
brincadeiras.
Duração das atividades
Cada atividade terá um tempo aproximado de 30
minutos.
Atividade 1 – Onde tudo começou
Duração: 30 minutos
Material: vídeos da
internet
Local: sala de apoio
pedagógico no computador
Para iniciar o tema dos jogos e brincadeiras provenientes
de países africanos a professora do ensino fundamental, fará uma breve
contextualização sobre a diversidade cultural e natural do continente africano por
meio de vídeos da internet.
Vídeos
que serão utilizados na aula
- Reportagem
produzida pela EPTV Campinas, afiliada da Rede Globo, sobre a África. Uma
viagem pela vida selvagem da África do Sul, Botswana, Namíbia, Zimbabwe e
Zâmbia. Duração: 5’23”. Disponível em:
- Reportagem
produzida pela EPTV Campinas, afiliada da Rede Globo, sobre a África. Uma
viagem pela vida selvagem da África do Sul, Botswana, Namíbia, Zimbabwe e Zâmbia.
Duração: 8’55”. Disponível em:
- Imagens
de cidades do continente africano que, não são mostradas nos livros didáticos.
Somente com uma boa pesquisa, podemos ver o outro lado do continente africano
que não nos é mostrado. Duração: 5’44”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=3vllE0-Xuo0&feature=related>.
Após assistirem aos vídeos,
a professora solicitará aos educandos que façam desenhos representando os
vídeos. A professora pedirá aos educandos que façam uma leitura dos desenhos
feitos. Por meio desta atividade a professora instigará os educandos sobre a
cultura étnico-racial, explorará o respeito ao nosso planeta e a todos as
pessoas que vivem em nosso planeta. A professora explicará que, é muito bom
termos uma diversidade de etnias em nosso país. Esta atividade será a
oportunidade de promover o respeito pelas várias etnias existentes.
Atividade 2 – Dinâmica das Cores
Recursos necessários:
- Lápis de cores (várias
cores e/ou giz, também de várias);
- Aparelho de som.
A professora levará um
aparelho de som para a sala de aula e colocará uma música suave. Espalhará
vários lápis ou gizes de cera, de várias cores, sobre a mesa e pedira para os
educandos escolherem a cor que mais lhes agrada. Terá cores iguais e cores
diferentes. A professora conversará com os educandos sobre como seria o mundo
se tudo fosse de uma só cor... vermelho, por exemplo; e se tudo fosse azul? Ou branco?
Será que os educandos comeriam uma banana azul? Ou um morango cinza? Sim? Não?
Por quê?
A professora perguntará se é
bom haver cores diferentes e por quê.
Depois, a professora pedirá que
os educando olhem uns para os outros. Assim como as cores, cada um é diferente.
Muitas coisas variam: cor e tipo de cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do
nariz, altura, cor da pele... A professora perguntará que cor de lápis ou giz é
mais parecida com a cor da pele de cada um. (Caso algum educando diga que sua
cor é “feia”, a professora trabalhará, que não existe cor feia, que as cores
fazem parte das nossas vidas).
Atividade
– 3
Será apresentado o desenho
animado “A história de Kirikou”. O
desenho animado mostra o cotidiano de uma aldeia senegalesa e retrata uma lenda
da África Ocidental. Duração: 23’31”. Disponível em:
Após assistirem ao desenho
animado, os educandos montarão um painel, com recortes de revistas, jornais,
sobre a cultura africana.
Atividade
– 4
A professora, juntamente com os educandos
procurará em revistas, na internet, livros, jornais, figuras de personagens
negros ou afros descendentes, para conversação e montagem de um painel. A
professora, também, fará a leitura de algumas biografias de pessoas negras:
Pelé, Mandela, Zumbi dos Palmares. Após montagem do painel, o mesmo será
exposto para que toda a Escola possa ver e fazer uma reflexão sobre a vida das
pessoas negras no Brasil e no mundo.
Avaliação
Ao final das
atividades, a professora pedirá aos educandos que relatem para os pais tudo que
foi aprendido na aula. A professora solicitará aos educandos, que peçam aos
pais para escreverem, um breve comentário, sobre as atividades que foram
desenvolvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário