TRAJETÓRIA
DA EAD
SOUZA,
Vera Lúcia Pereira de.
Em sua trajetória, a EaD retrata
os vários momentos tecnológicos ao longo da história, por meio da incorporação
da televisão aberta e a cabo, do telefone, da Internet e da comunicação digital
como ferramentas tecnológicas do processo. As novas tecnologias têm um papel
extraordinário não só como meio para distribuir as informações e os
conhecimentos, mas especialmente como facilitadoras do intercâmbio necessário a
qualquer processo educativo, sugerindo novos papéis para os alunos e para os
professores, novos costumes e novos pontos de vista metodológicos. (CASSETTARI,
2001).
O uso de novas tecnologias na
metodologia de ensino-aprendizagem presencial e/ou virtual tem se apresentado
como uma exigência e um desafio para as instituições de ensino superior. Em
termos de cobrança, o uso de novas tecnologias vem se diferenciando como
diferencial oferecido por instituições que já as aplicam.
A utilização de recursos da
informática pode enriquecer os espaços de aprendizagem, à medida que beneficia
o intercâmbio entre o aluno e o computador, ou seja, cada estudante é um
sujeito ativo, e através destes recursos pode conseguir conhecimentos e
esclarecer suas dúvidas o mais breve possível. As atividades desenvolvidas em
tal espaço buscam impulsionar o questionamento, a reflexão sobre as próprias
ações e especialmente, a colaboração entre os agentes do processo de
ensino-aprendizagem.
Considerando-se que toda a
tecnologia relacionada deve ser usada na educação visando à formação do
pensamento crítico de estudantes e professores para a resolução de problemas,
reconhece-se que a EaD serve-se de diversas mídias para a programação de aulas
e transferências de material, elegendo a mídia apropriada de acordo com o tipo
de aluno e infraestrutura disponível.
Para Lisboa (2002), o ferramental
tecnológico usado pela EaD pode ser classificado em dois grupos fundamentais:
um para a geração de material didático e outro para interação entre
participantes e informação/conhecimento, cada um deles subdividido em básicas e
avançadas. Em função dos tipos de mídia de distribuição da informação
educacional, o ferramental tecnológico pode ser classificado como: mídias
síncronas (TV, rádio, chat, videoconferência) ou mídias assíncronas (texto, CD-ROM,
áudio-tape, vídeo-tape, Internet, e-mail).
O ferramental tecnológico deve ser
utilizado pela metodologia do curso levando-se em conta as fronteiras
individuais, distâncias espaciais e aspectos temporais, tecnológicos, e socioeconômicos;
deve consentir que o aluno aprenda no seu contexto imediato, planeje no tempo e
no espaço suas atividades de estudo e siga o seu ritmo de estudo (LISBOA,
2002).
O uso de meios de comunicação ou
mídias promove as comunicações: professor/aluno, aluno/aluno e
aluno/instituição. As mídias são determinadas como suporte para informações e
tem características específicas em relação à linguagem e objetivos.
Ultimamente, várias mídias são usadas na EaD, cabendo destaque ao material
impresso, vídeo, teleconferência, videoconferência e Internet dentre outras.
PRINCIPAIS
MÍDIAS E TECNOLOGIAS UTILIZADAS EM EAD
Segundo Moran,
2002, as principais mídias são:
-
Material Impresso
Embora
de todas as potencialidades trazidas pelo acesso on-line aos conteúdos, o
material impresso permanece sendo a mídia mais acessível aos alunos. O material
no formato impresso visa promover o procedimento de estudo dos alunos, uma vez
que esse formato proporciona, entre outros benefícios, os seguintes:
-
Maior facilidade de leitura (muitos ainda apresentam problema com a leitura na
tela do computador);
-
Possibilidade de pesquisar os conteúdos da semana ou unidade sem carecer de se
conectar (muitos apresentam obstáculos de acesso ao computador e à internet);
-
Possibilidade de estudar os conteúdos com mais tranquilidade, tecendo
explanação na borda do material impresso e/ou fazendo comentários a parte para,
depois, compartilhar e discutir no espaço virtual de aprendizagem Moodle;
-
Possibilidade de consulta instantânea ao material de estudo.
-
Conferência Web
A
Conferência Web foi colocada atualmente e já é uma influente ferramenta de
comunicação para uso pedagógico e administrativo.
A
Videoconferência demanda uma baixa banda andante e contem recursos adicionais,
tais como: bate-papo, compartilhamento de arquivos e tela, enquetes, assim por
diante.
Os
eventos mais habituais empregados por meio da Conferência Web são: reunião de
tutores, apresentação de trabalhos dos alunos, aulas expositivas com
interatividades, dentre outras.
-
DVDs – Filmes
Os
professores requerem frequentemente aos alunos a visualização de filmes
comerciais com fins pedagógicos. Contudo, alguns títulos de filmes são mais
difíceis de adquirir que outros.
Sendo
assim, para que não haja perda aos alunos que estão afastados dos grandes
centros de distribuição, fornecer filmes ao Polo é uma ação importantíssima.
-
DVD – Gravações
O
DVD é uma importante ferramenta na comunicação de vídeos planejados e gravados
pelos autores das disciplinas. O acesso ao DVD é fundamental, pois mesmo que o
vídeo esteja disponibilizado no ambiente Moodle, o aluno que não possui
computador ou o seu sistema de internet tem problema de capacidade para fazer
download (baixar arquivo) não será prejudicado, podendo assistir o vídeo em
casa ou em outra localidade em que tenha acesso a uma televisão e um aparelho
de DVD.
-
CDs – Dados e Áudio
Visando
dar maior acessibilidade aos alunos, os CDs destinam os diferentes usos.
Enciclopédias, Dicionários, CD-ROM Interativos e CD de Áudio são produzidos
para que o aluno tenha acesso aos conteúdos sem necessitar estar on-line.
-
Imagens / Fotografias / Ilustração
Os
materiais didáticos dos cursos em EaD compreendem o uso de diversas formas de imagens,
fotografias e ilustrações, utilizadas de acordo com os objetivos
didático-pedagógicos de cada disciplinas. Habitualmente, esses recursos são
mais usados em disciplinas práticas, nas quais as imagens cooperam para maior
concepção, assimilação e entendimento daquilo que está sendo estudado. Existi
casos também em que os estudantes são convidados a produzirem fotografias e
ilustrações para dividir e criar fóruns de discussões com os colegas no AVA.
Este é o caso, por exemplo, de disciplinas dos cursos de Artes Visuais, nas
quais os professores requerem que os alunos produzam (pintura, escultura,
etc.), fotografem e disponibilizem no ambiente Moodle.
-
Computadores e acesso à internet
O
computador é a ferramenta e a internet é o recurso. Conectados, permitem o
acesso aos cursos a alunos de diversos estados do Brasil, por meio do AVA
(Plataforma Moodle). Excetuando-se as atividades presenciais na EaD, todas as
outras atividades são cumpridas por mediação da rede mundial de computadores.
A
partir de um terminal de computador conectado à internet, todos os
participantes do AVA podem acessar os conteúdos, preencher relatório, discutir
em fóruns, enviar tarefas, usar todos os recursos multimídias para construir
conhecimento, colaborativamente, no Moodle, além de trocarem e compartilharem
conhecimentos entre si.
Para
atender aos alunos com deficiência no que diz respeito ao acesso/configurações
a computador e a internet, os ambientes de Apoio Presencial (nas Escolas
Estaduais) possuem laboratórios equipados com computadores e acesso à web para
que esses estudantes possam acessar seus cursos e cumprir seus estudos e
atividades.
-
Scanners
Os
scanners são usados pelos alunos para digitalizar documentos e obras a serem
encaminhadas aos professores, por meio do AVA, para avaliação. O scanner é
usado igualmente pelos tutores-presenciais para digitalizar as listas de
presença de cada encontro realizado nos ambientes EaD e anexá-las na plataforma
para conhecimento e acompanhamento dos professores-tutores, professores-supervisores
e coordenadores de curso.
-
Máquinas fotografias e filmadoras digitais
Várias
disciplinas usam as riquezas e peculiaridades regionais para animar discussões
no AVA Moodle. O registro é feito por câmeras digitais e até mesmo câmeras com
baixa resolução, como a de celulares, já resolvem várias ações. Produções que
não podem ser escaneadas, devido ao volume, podem ser fotografadas e expedidas.
A
filmadora é uma importante ferramenta de registro e vem sendo usada com
assiduidade, principalmente nas disciplinas práticas de alguns cursos. A
possibilidade de o próprio aluno ver e analisar sua atuação docente registrada
nos vídeos tem enriquecido as meditações sobre seu aprendizado.
Nota-se,
consequentemente, a importância deste recurso para curso em EaD; contudo, vale
ressaltar que alguns Polos não têm filmadoras e as atividades são desempenhadas
com equipamentos pessoais de tutores-presenciais ou de alunos.
A
filmadora igualmente é usada na Conferência Web, pois exceder as barreiras do
webcam (zoom e mobilidade) e dá maior comodidade aos partícipes.
-
Projetores - data show
Atividades
como a Conferência Web e apresentação de filmes geram dificuldades quando
visualizados em cada microcomputador na EaD. Deste modo, a projeção numa única
grande tela gera melhor visualização e permiti a participação de maior número
de alunos.
-
Webcams e headsets (microfone e fone de ouvido acoplado)
A
webcam é usada na EaD para transmissão de vídeo na Conferência Web. É ela que
admiti uma maior ‘presencial idade’ dos participantes, uma vez que captura e
envia a imagem dos presentes nas duas pontas: quem assiste e quem comunica.
O
headset é uma ação recente, surgida devido à implantação da Conferência Web. Em
função das limitações de banda passante, que compunge a EaD a usarem caixa
amplificadoras, os alunos não conseguem participar com eficácia das
Conferências Web. O headset impede o efeito de eco e melhora a propriedade de
gravação de áudio.
EDUCADOR
E O ALUNO NA EaD
Como
encarar a demanda de educar para as mídias, considerando nossa condição de país
periférico, que importa um discurso tecnocrático e desconsidera uma expectativa
"sociopolítica dos usos"? É Maria Luiza Belloni que apresenta esse
tema, propondo-se discutir algumas compreensões que vinculam as novidades tecnológicas
como um "constructo igualitário", como o "sócio construtivismo"
e as "redes técnico-econômicas".
Se
vivermos cada vez mais dependentes das mídias para a construção de
conhecimentos e valores, é imprescindível procurar outras articulações entre educação
e comunicação para que o homem garanta seu espaço no meio ambiente.
A
educação está se modificando tanto em termos de fins sociais quanto no que diz
respeito a táticas e modalidades, de maneira especial com o ingresso de meios
técnicos e com a tendência a uma maior flexibilidade de ingresso, currículos e
metodologias.
Com as novas tecnologias de informação e comunicação,
novos costumes estão se congregando a vida das pessoas, implicando novos
produtos e serviços, novas formas de trabalho e novas capacidades
profissionais.
A necessidade de estudar neste mundo está induzindo à
procura de escolhas educacionais, abrindo novos lugares para a educação à
distância com novas tecnologias.
Para operar na EaD, não satisfaz o professor ser
competente no seu campo de conhecimento: ele necessita, além disso, ter
fluência tecnológica e dominar a arte de trabalhar em conjunto. A relação entre
professores (gestor e tutor) e equipe técnica é primordial. Os papéis de cada
um necessitam ser bem determinados.
Só é possível analisar o uso de uma ferramenta em função
da matéria a ser trabalhada e das finalidades de cada trabalho concreto. É
preciso manter este foco na abordagem das políticas educativas e das práticas
pedagógicas.
A escola precisa estimular os alunos a desenvolverem a
consciência da própria capacidade de aprender e modificar o mundo.
A educação deve ter como preferência
formar o cidadão e, para isso, necessita estar
afinada com as novas tendências manifestadas na sociedade e estas sugerem a
precisão de um desenvolvimento geral adequado, a capacidade de
manejar conceitos, o desenvolvimento do pensamento
abstrato e de uma aprendizagem continuada por
meio de processos de formação.
Deste modo, a escola necessita formar
o leitor que interroga,
que permaneça conectado com o
mundo e disposto a
aprender muito e sempre.
(SAVIANI, 1994).
SUGESTÕES DE LEITURAS:
É
muito interessante, o livro “Tecnologia
educacional: uma visão política”, de Arnaldo Niskier, da editora Vozes,
1993. Disponível em: <http://books.google.com.br/books/about/Filosofia_da_educa%C3%A7%C3%A3o.html?hl=pt-BR&id=GsoTA9rYmIgC>.
Artigo:
“Visão analítica da informática na
educação no Brasil: questão da formação do professor”, link: <http://www.geogebra.im-uff.mat.br/biblioteca/valente.html>.
REFERÊNCIAS
BELLONI,
M. L.A integração das tecnologias de informação e comunicação aos processos
educacionais. In: Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando
políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quarteto, 2ª Ed. 2003.
CASSETTARI, I.S. Modelo de Análise Qualitativa Aplicado à Avaliação de Programas de
Ensino Via Internet. 2001. Dissertação de Mestrado (Programa de
Pós-Graduação em Engenharia de Produção)- Universidade Federal de Santa
Catarina.
LISBOA. P. Educação à Distância: Abordagens teórico-metodológicas para um modelo
sistêmico. 2002. Disponível em
<http://www.oficinadofuturo.com.br/textos/texto_MODELO_SISTEM_EAD.htm>.Acesso
em: 21 mai. 2013.
MORAN, J. M. Ensino e Aprendizagem inovadores com tecnologias. 2002. Disponível
em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/inov.htm>. Acesso em: 21 mai. 2013.
SAVIANI, Demerval. Desafios para a construção coletiva da ação supervisora:
Um, a abordagem histórica. Série Idéias, nº
24, São Paulo, FDE, 1994.
2 comentários:
Olá!
Sou professora (Inclusão) do Estado de SC e adorei o seu Blog...para mim foi um achado...pois tenho muitas dúvidas nessa área. Sou pedagoga e estou fazendo a Pós em Ed. Especial. Trabalho com uma aluna do 4° ano (Series Iniciais). Ela ainda não foi diagnosticada, esta fazendo exames com o neurologista. Acreditamos que tem ela tenha algum grau de deficiência mental. Será que vc poderia me ajudar a elaborar um Plano de Trabalho Docente??? Vi que você fez um para o EJA, no caso dela tem que ser diferente??? Muito Obrigada!
Alethéa.
Olá Alethéa!
Como vai?
Tudo bem?
Muito obrigada por ter gostado do meu blog!
Continue visitando-o, é um prazer!
Alethéa, acredito que você possa usar o Plano de Trabalho Docente da EJA, pois, são atividades do Ensino Fundamental, séries iniciais.
Que o nosso Deus que faz maravilhas em nossas vidas continue nos iluminando e habitando os nossos corações...
Verinha
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